segunda-feira, 1 de março de 2010

PT, CUT e moradores pedem que Serra cumpra promessa do Poupatempo

O Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizou ato, no último sábado (27/2), em protesto à demora da construção de uma unidade fixa do Poupatempo ao lado do terminal São Paulo, em Sorocaba. Além de moradores, estiveram presentes à manifestação o presidente do diretório Municipal do PT, José Carlos Triniti Fernandes, o deputado estadual Hamilton Pereira, a representante do MEC no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, e os vereadores Francisco França e Izídio de Brito Correia.

A realização do protesto foi definida em reunião do diretório do Partido na semana passada. Segundo Triniti, a instalação do Poupatempo vem sendo prometida desde 2007. "Naquela oportunidade, o governo do Estado disse que seria entregue no segundo semestre de 2008, exatamente em ano eleitoral, depois ficou para 2009, mais uma vez a promessa não se concretizou", relata. "Então jogaram para 2010 e agora o governador José Serra alega que talvez em 2011, enganando novamente o povo sorocabano", destaca o presidente.

Hamilton Pereira explicou que desde 2005 vem cobrando do governo, através de requerimento, que a obra saia do papel, mas que as respostas são sempre evasivas. O deputado informou também que está preocupado com o modelo de atendimento que o governo estadual estabelecerá para a cidade. Quando a construção da unidade fixa foi anunciada, a secretaria destacou que o posto local oferecerá cerca de 50 serviços públicos, entre eles a emissão de RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, que, de acordo com o órgão, correspondem a cerca de 70% da demanda atual nas unidades em funcionamento. "Isso é um desrespeito à população, um absurdo. Outras cidades têm até 400 serviços prestados e Sorocaba também merece", opinou o parlamentar.

O vereador França afirmou que também cobrou a construção equipamento público através de requerimento ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), mas que "infelizmente o executivo aceita passivamente essa situação que o governo impõe a Sorocaba". Ele informou que o Partido, juntamente com a CUT, se comprometeu em organizar um cronograma das promessas não cumpridas e cobrar para que não caia no esquecimento da população.

Para Iara Bernardi o descaso do Governo Serra não está apenas no abandono do Poupatempo, mas também na educação e na saúde. "São Paulo está na contramão do crescimento do país, estamos corretos em protestar para cobrar as promessas não compridas pelo estado e pelo município", afirmou Iara.

Já o vereador Izídio de Brito falou sobre o modelo de administração do PSDB, que promete e não faz. "O Poupatempo, que beneficiaria tanto Sorocaba como toda a região, hoje é um pasto servindo de estacionamento e mais um local para receber bandido", afirma o vereador. "Esse governo tucano não tem projetos e vem perdendo, inclusive, recursos do governo federal", completa Izídio citando que recentemente Sorocaba perdeu mais de R$ 1 milhão que seria destinado ao Parque São Bento.

No final do ato, em clima de protesto, foi cantado parabéns e cortado um bolo distribuído aos presentes pelo aniversário da não construção do Poupatempo em Sorocaba. Os organizadores concluíram dizendo que ficarão atentos e que não descartam a realização de outras manifestações cobrando esta e outras promessas não cumpridas pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Sorocaba.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT