quinta-feira, 25 de março de 2010

PSDB perde 80% de seus filiados em um ano

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla que administra a cidade há 12 anos, perdeu, em doze meses, 80% de seus filiados, ficando com apenas 548 pessoas em seu quadro de militantes, de um um total que era de 2.927 em dezembro de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda, que já foi a segunda com maior número de eleitores filiados - atrás apenas do PMDB, que conta com 3.450 -, agora ocupa a 8.ª posição e perde de partidos como o PR, PSC, PTB, PDT. Em todo o país o PSDB também foi o partido que mais perdeu filiados desde o início do ano, segundo o TSE: 77.874 pessoas.

O presidente do partido, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Christiano Leite, argumenta que a queda se deve a um recadastramento realizado no ano passado. Entretanto, para o doutor em Ciências Políticas e diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas, Pedro Rocha Lemos, há uma “descrença e um descontentamento” dos eleitores na política, pois os números demostram que a maioria dos partidos perderam filiados. Sorocaba é o 9.º colégio eleitoral do Estado, com 385.073 eleitores. Desse total, cerca de 4% estão filiados a partidos políticos e, consequentemente, aptos a se candidatar nas eleições deste ano. Em números reais, isso significa que desse total, o município conta, atualmente, com 15.188 pessoas ligadas a um partido político, mas em dezembro de 2008 o número de filiados era de 17.560.

Em todo o país, são atualmente 11,97 milhões pessoas filiadas a partidos políticos, aproximadamente 9% dos eleitores brasileiros. O levantamento divulgado pelo TRE traz a totalização das listas enviadas pelos partidos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país para, sobretudo, que os interessados em disputar cargos nas eleições de outubro deste ano se filiassem a um partido político e registrassem domicílio eleitoral nas cidades onde pretendem se candidatar.

Pelos dados do Tribunal, o PSDB, que até dezembro de 2008 era a segunda maior legenda em Sorocaba em número de filiados: contava com 2.927 filiados. Um ano depois, passou a contar com 548. Luís Leite, minimizou a debandada de filiados. Disse que o partido não perdeu filiados. “Não perdeu nenhum filiado. O partido fez um recadastramento por orientação do Diretório Municipal do PSDB. Nosso partido está em Sorocaba há 19 anos e desde então nunca passou por um recadastramento”, argumentou.

Porém, quando questionado por qual motivo da queda tão acentuada e se essa baixa não o surpreendia, Luís Leite, voltou a ponderar: “Eu considero que há um problema quando um partido tem muitos filiados, mas com poucos que realmente militam. Havia pessoa que a gente nem tinha mais contato, que se mudaram; morreram... Não adianta querer grande quantidade e sim qualidade. O importante é saber o porcentual de filiados que milita a favor do partido; que participa das reuniões”.
.
Outros partidos
O segundo partido a perder mais filiados foi o PP, do vereador Anselmo Neto, com redução de 56 filiados, passando a contar com 584. Já o PMDB foi o terceiro a perder filiados. Presidido pelo ex-vereador Oswaldo Duarte Filho, a sigla teve redução de 56 filiados. Mesmo assim, continua sendo o maior em número de militantes com 3.450.
Já o PR apresentou queda de 35 filiados, enquanto que o PDT, 28. Já o PV, que tem como presidente o ex-vereador Jessé Loures, foi o que obteve, em um ano, maior número de filiações: 93. O PSC, que desde de setembro de 2009 passou a ser presidido pelo pastor e vereador Carlos Cezar da Silva - até então a legenda tinha à frente a empresária Ivanilde Vieira, e que foi expulsa da legenda, depois de ser presa e acusada de envolvimento na Operação Pandora -, foi o que ganhou maior número de filiados: 92. “Fizemos um trabalho intenso de divulgação das ações do partido. Alguns militantes do partido do qual eu era filiado anteriormente - o PTB - vieram junto comigo para o PSC”, afirmou.
O DEM, do vereador Caldini Crespo, conta com 61 novos filiados, enquanto que o Partido dos Trabalhadores (PT), 7. Com isso, a sigla, que tinha 1.635 filiados agora tem 1.642.
.
Índice baixo e análise
O índice de Sorocaba está abaixo do identificado em outras cidades de porte semelhante no interior paulista, como Ribeirão Preto, que é de 6,7% (26.378 filiados e 391.149 eleitores), e São José dos Campos, cerca de 7,7% (32.391 filiados e 420.847 eleitores). O cientista político Pedro Rocha Lemos considera baixo o porcentual de eleitores filiados a partidos em Sorocaba, bem como os índices registrados no Estado e no País todo. Explicou que os números são baixos porque muitos jovens não se interessam por política. “Os jovens estão mais participativos no que se refere a se interessar e discutir os problemas de uma cidade, Estado ou país, mas quando o assunto é militância política, esse jovens não se interessam em representar uma legenda. Há um descontentamento e uma descrença nos políticos. A maioria dos filiados hoje são antigos militantes. A renovação também inclui, sobretudo, militantes com idades entre 35 e 50 anos”, acrescentou.

Um exemplo disso é Marcos Oliveira, de 26 anos: “me filiei a um partido em 2004. Sempre fui militante estudantil. Entrei na política pensando em discutir assuntos de interesse de uma sociedade, mas cai na real e vi que os interesse de um grupo, uma legenda, um político, prevalece. Me decepcionei e me desfiliei dois anos depois”, disse. O cientista político ressalta que “embora “baixos” os índices, aponta que os “números reais” têm valor importante numa eleição, principalmente no que se refere à definição nas urnas. “Sempre digo que esses militantes filiados, se seguirem a orientação de seus partidos, irão votar no candidato a que pertencem ou na coligação que a sigla dele estiver inserida. São votos importantes, capazes de decidir, uma eleição”, afirmou.

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT