sexta-feira, 26 de março de 2010

Famílias afetadas por enchentes cobram soluções efetivas do Poder Executivo

Cerca de 150 famílias afetadas pelas enchentes lotaram a audiência pública promovida na Câmara Municipal pelo vereador Izídio de Brito Correia (PT), na noite da última terça-feira (23), atrás de soluções aos problemas enfrentados nos períodos de chuva intensa.

O secretário executivo da Defesa Civil, Benedito Zanin explicou que o órgão atua em conjunto com o Governo do Estado e parcerias legislativas, fazendo a previsão das áreas de habitação para remoção das famílias. "Como princípio, atuamos na indicação de medidas ao Executivo e no atendimento às vítimas", explicou.

Em sua apresentação, Zanin prestou contas do plano de ação da Defesa Civil, onde constam cerca de 30 bairros que enfrentam problemas não só com as enchentes, mas também com deslizamentos. “Porém nos cabem realizar o socorro e o levantamento e sugestão das famílias que precisam ser remanejadas. A adoção das medidas cabe ao Poder Executivo”, ressaltou.

Pessoas afetas com problemas de saúde como leptospirose, hepatite e diarréia, que perderam todos os seus bens e que aguardam vistoria e remanejamento se manifestaram, mas as Secretarias da Saúde e de Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE não estavam presentes, nem mandaram representantes para prestarem esclarecimentos, nem respostas aos munícipes. Coube ao secretário da Defesa Civil a responsabilidade de encaminhar as demandas às respectivas Pastas responsáveis.

O presidente da Associação de Moradores do bairro 25, Claúdio Robles, lamentou o descaso do Executivo sorocabano. “O que esse povo está pedindo é muito pouco e um direito. Se fosse em outro lugar, a cobrança seria muito maior", afirma.

Segundo o vereador Izídio, ao final da audiência conclui-se que o Poder Público não realiza nenhum tipo de trabalho preventivo. Para ele, essa política está errada, “pois ceder colchões, botas plásticas e marmita depois da tragédia ter acontecido não soluciona o problema”. "Trabalharei a favor dessa mudança", garantiu.

Um relatório, que foi feito com todas as propostas, compromissos, demandas e reclamações, será assinado por representantes de todas as entidades e bairros presentes e entregue ao prefeito Vitor Lippi nos próximos dias.

Notícias CNM/CUT