segunda-feira, 1 de março de 2010

Entidade viabilizou doação de 720 toneladas de alimentos em quatro anos

O Banco de Alimentos de Sorocaba, que na manhã desta sexta-feira (26/2) comemorou quatro anos de funcionamento, selecionou e higienizou, desde o início de seu funcionamento, 728,5 toneladas de alimentos. O Banco é uma ação integrada ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, e tem o objetivo de garantir abastecimento e segurança alimentar.

Em Sorocaba, o Banco foi oficializado com ONG (Organização Não Governamental) em 2006 e já recebeu a doação de 1,3 milhão de quilos de alimentos, sendo 77,3 toneladas só da rede de supermercardos Walmart. “Os alimentos que não puderam ser utilizados para alimentação humana, cerca de 127 toneladas, são destinados para ração animal”, explicou a nutricionista Neide Gutiyama, presidente da entidade.

O Banco conta com 104 doadores fixos e beneficia 109 entidades, que atendem 22.335 pessoas. A entidade já estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Piedade para instalar uma extensão no município. “Temos uma preocupação muito grande em fazer parcerias com o produtor, porque há estimativas de que 30% da produção é perdida na roça por não ter valor de mercado”, explicou Neide. “Por isso, essa parceria com a Prefeitura é muito importante para trabalharmos nessa área”, completou.

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) resgatou a iniciativa de Herbert José de Souza (Betinho), coordenador da “Ação pela Cidadania Contra a Fome e a Miséria”. “A iniciativa do Betinho contagiou toda a sociedade e em 1993 o Sindicato foi pra rua com o primeiro Natal Sem Fome”, lembrou. “O Banco de Alimentos é uma síntese de tudo o que começamos lá atrás e estamos vendo hoje aqui”, completou. O deputado também falou que o trabalho de Sorocaba é tido como referência em todo o estado.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto, oficializou a doação de um caminhão ao Banco de Alimentos. Ele lembrou que o Banco de Alimentos surgiu de uma iniciativa do Sindicato, em 1992, quando surgiu a campanha Natal Sem Fome, de arrecadação de alimentos para doação a entidades assistenciais.

O vereador Izidio de Brito Correia destacou o papel das entidades assistenciais no trabalho do Banco. “O que dá o atestado de idoneidade ao trabalho do Banco de Alimentos é a parceria com todas as entidades que assistem as famílias carentes”, destacou. O vereador também defendeu que todas os parceiros do Banco de Alimentos conscientizem-se da importância da segurança alimentar e nutricional para melhoria das condições de saúde da população.

A derrubada, em 25/2, do veto do Prefeito Vitor Lippi ao Projeto de Lei que declara 34 bairros do município como áreas de interesse social foi apontada por Izidio. Segundo ele, o Projeto, que havia sido aprovado pela Câmara e vetado por Lippi, beneficia milhares de famílias vítimas do déficit habitacional em Sorocaba. “Isso certamente beneficiará muitas famílias atendidas pelo Banco de Alimentos, que não têm só a fome da comida, mas também da habitação”, afirmou.

AI Deputado Estadual Hamilton Pereira

Notícias CNM/CUT