sábado, 6 de março de 2010

Câmara realiza Sessão Solene de Aula Magna do Curso Promotoras Legais Populares

Em ritmo de comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, uma Sessão Solene ocorrida na tarde deste sábado (6), lotou o plenário da Câmara Municipal. Presidido pelo vereador Izídio de Brito Correia (PT), o evento homenageou e deu início ao 8º Curso de Capacitação de Promotoras Legais Populares de Sorocaba, da turma Diva Maria Prestes de Barros Araújo, nome dado em homenagem a médica ex-vice-prefeita, ex-vereadora e uma das percussoras na luta pelos direitos da mulher da cidade, falecida em 2005.

O Projeto “Promotoras Legais Populares” teve seu primeiro curso de formação em São Paulo no ano de 1994, em decorrência do trabalho da união das mulheres do estado. A proposta, que nasceu em Porto Alegre no ano anterior, proporciona às mulheres, especialmente de classes populares, informações e ferramentas para a luta e combate à discriminação e à violência, auxiliando-as a fazer valer seus direitos. Os cursos contam com a parceria com o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e o movimento do Ministério Público Democrático.

A coordenadora do Projeto em Sorocaba, Drª Maura Robérti, explicou que o curso acontece todas as sextas-feiras e, anualmente, inicia-se na Semana Internacional da Mulher e segue até 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres. “Aproveitamos a importância dessas duas datas para formarmos células cidadãs que passarão a conhecer e lutar pelos seus direitos e também pelos das outras mulheres que as cercam”, afirma Maura.

Segundo a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, que proferiu a aula magna, o curso aborda os direitos legalmente assegurados às mulheres, que são os mesmos direitos concedidos aos homens, mas que ainda não atingem 100% das mulheres, seja no nível salarial, nas oportunidades de promoção ou nas facilidades para o pleno desempenho profissional. Como exemplo, a ex-deputada federal citou a falta de vagas em creches em Sorocaba, “pois sem ter onde deixar seus filhos, elas não poderá nem trabalhar, muito menos se qualificar para o mercado de trabalho. Isso é um desrespeito do Poder Público com as mães trabalhadoras e as promotoras legais precisam lutar contra isso”, ressalta.

“O fato das “Promotoras Legais Populares” agirem em defesa dos direitos das outras mulheres me faz sentir-me lisonjeado em participar deste evento” afirmou Izídio, que também é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, instituição essa que luta pelo direito dos direitos e igualdades dos trabalhadores. Para o vereador, mobilizações e ações como essa são responsáveis por muitas conquistas.

A Aula Magna contou com a presença do esposo de Diva Maria Prestes de Barros Araújo, Dr. Oscar Egídio de Araújo Filho, que agradeceu, também em nome da mãe da médica que se fazia presente, a homenagem. A presidente do PLENU – Instituto Plena Cidadania, Maria Isabel Martines, o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Gilberto Cristo Filho, a Socorrista da Cruz Vermelha Internacional, Doriane Silveira Ciannella e a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Sorocaba, Maria Glória Sousa também prestigiaram o evento.

A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Francisco França da Silva (PT), que, por motivo de força maior, não pode comparecer para conduzir os trabalhos.

Fotos: Lucas Munhoz/ Câmara Municipal de Sorocaba

Notícias CNM/CUT