quarta-feira, 17 de março de 2010

Executiva do PT discute Dia Mundial da Saúde e Setorial das Mulheres

Em reunião realizada nesta segunda-feira (15/3), a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba discutiu temas como a reorganização do setorial de mulheres, informes sobre a Câmara Municipal, a repercussão do ato do Poupatempo, novos filiados e o Dia Mundial da Saúde. Além dos membros da executiva, participou da reunião José Marcos de Oliveira, membro do Conselho Nacional de Saúde.

Oliveira foi convidado para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, que será em 07 de abril. Sobre o tema, foi decidido pela executiva a realização uma atividade no dia 10 de abril, para abordar questões como seguridade social (saúde, previdência e assistência) e estruturação da Atenção Primária Regulamentação da Emenda Constitucional 29. Outros pontos sugeridos para o debate são saúde do Trabalhador, o Programa Saúde da Família, a participação cidadã e a rede de proteção social. Além do conselheiro José Marcos de Oliveira, foi convidada a Secretária de Saúde de Diadema e vice-presidente do COASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), Maria Aparecida Linhares.

O vereador Izídio de Brito Correia passou os informes da Câmara Municipal, com destaque à votação do índice de 3,65% de reajuste salarial aos servidores municipais. Segundo o vereador, o líder da bancada do PT, Francisco França, pediu a palavra – logo na abertura da reunião extraordinária – para expressar a posição contrária da bancada ao reajuste proposto pelo prefeito e acatado pelo sindicato dos servidores públicos. “O sindicato deveria ter convocado uma Assembleia para ver se os servidores aceitavam a proposta do executivo”, explicou. “Fiquei surpreso com a falta de atitude da central na qual o sindicato filiou-se recentemente, diante das negociações”, completou o vereador.

Outro tema em pauta foi a reunião que ocorrerá na sede do partido nesta quinta-feira (18/3), para reorganizar o setorial de mulheres do PT. A proposta surgiu no debate ocorrido na semana Dia Internacional da Mulher. Também foi feita uma avaliação da reunião de novos filiados do dia 12/3, na qual compareceram 51 novos filiados. Foi sugerido que seja realizada uma vez por mês outras reuniões desse tipo.

O ato organizado pelo partido em conjunto com a CUT foi outro ponto discutido. Foi unânime a opinião de que a atividade cumpriu seu objetivo: uma semana após o ato, o Governo Estadual abriu licitação para iniciar as obras de construção do Poupatempo em Sorocaba. Segundo o presidente do diretório municipal do Partido, José Carlos Triniti Fernandes, “o PT vai continuar atento e continuará cobrando o governador até que a obra seja concluída”.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT