quarta-feira, 31 de março de 2010

Artigo: Desenvolvimento regional já!

No próximo dia 5, na Câmara Municipal de Sorocaba, a partir das 9h30 ocorrerá o seminário Desenvolvimento Regional e Inclusão Social, com a participação do renomado economista Marcio Pochmann. O objetivo do seminário é promover uma reflexão de como a região de Sorocaba pode ter um desenvolvimento econômico que beneficie a toda população da cidade.

Hoje o país tem uma perspectiva de crescimento econômico, de emprego e renda, e não é diferente na região de Sorocaba. Ao contrário de duas décadas atrás, quando apenas era possível lutarmos contra perdas da classe trabalhadora, agora precisamos pensar como essa ampliação de investimentos pode beneficiar o conjunto dos municípios e população.

Um ponto importante é a qualificação de trabalhadores para as oportunidades de trabalho que estão sendo geradas. Com essa preocupação, realizamos audiência pública em fevereiro com a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, e o deputado estadual Hamilton Pereira, e o secretário municipal de Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino, onde foram expostos os programas do governo federal disponíveis ao município.

O desenvolvimento também deve privilegiar o avanço e difusão de novas tecnologias. As grandes empresas contam com departamentos e recursos para promover inovações nos processos produtivos e de organização do processo de trabalho. Mas, para que esses avanços não fiquem restritos às grandes empresas, é necessário criar uma ampla rede de produção e difusão de conhecimento, envolvendo escolas técnicas, universidades, sistema “S”, associações empresariais, sindicatos e ONGs.

Ao pensarmos em desenvolvimento como a melhoria da qualidade de vida de toda a população, é importante termos ações concretas para a geração de renda e para a sustentabilidade ambiental. A coleta seletiva do lixo e aproveitamento dos resíduos sólidos por parte das cooperativas de catadores é essencial. Foi com esse propósito que formulamos o projeto de lei que implementa a coleta seletiva solidária no município.

É no local, no Município, que as pessoas interagem e conhecem seus problemas e suas potencialidades. No campo do trabalho e da geração de renda, entramos com projeto de lei para municipalizar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e as políticas de qualificação profissional.

Pensar o desenvolvimento da nossa região, com Sorocaba assumindo seu papel de liderança, pode e deve ser de forma democrática, com participação de toda sociedade.

Por: Izídio de Brito Correia – metalúrgico e vereador do Partido dos Trabalhadores em Sorocaba

Notícias CNM/CUT