segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Programa Municipal de Coleta Seletiva pode virar lei em Alumínio

Na última segunda-feira (10), o vereador Izídio de Brito Correia (PT) recebeu em seu gabinete o vereador, Eduardo Bosco (PP) e o diretor de Divisão de Meio Ambiente, Júlio César Bonfim, ambos da cidade de Alumínio.

A razão da visita foi o Projeto de Lei “Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária”, protocolado por Izídio, na Câmara Municipal de Sorocaba. O diretor Júlio César participou da audiência pública realizada no dia dois de julho, que abordou a atual situação da coleta seletiva, dos catadores, da vida útil do aterro da cidade e apresentou o Projeto à sociedade. Ao conhecer a proposta, Bonfim comentou com o vereador Bosco, que se interessou pela idéia e procurou por Izídio.

O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade, pelo mesmo valor pago por tonelada às empresas de coleta convencional de lixo.

“A idéia é uma só: o bem comum”, exaltou Bonfim ao justificar seu interesse no Projeto. Segundo ele, a cidade de Alumínio carece de uma lei que remunere os catadores, que estão sofrendo com o baixo valor dos materiais recicláveis, assim como em Sorocaba, pelo bem que fazem ao meio ambiente.

Após Izídio explicar no que consiste o Projeto, o vereador Bosco solicitou uma cópia. “Até o momento, conhecia o Programa apenas pelo que o Júlio César havia me explicado, mas a idéia é excelente e, com certeza irei adaptá-lo à cidade de Alumínio”, afirmou.

Notícias CNM/CUT