O diário eletrônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado de Blog do Planalto, poderá ser acessado pela internet a partir de hoje, pelo endereço blog.planalto.gov.br. Em mais uma ação para estreitar sua comunicação direta com a população, Lula criou o blog para divulgar ações da Presidência da República - a exemplo da coluna semanal "O presidente responde", publicada desde julho em quase uma centena de jornais regionais do país, que encaminham ao Planalto perguntas de leitores.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente.
- Na estrutura atual, não se tem meios de comunicação direta com o cidadão comum. A estrutura é toda direcionada para se falar com jornalistas. Com o blog, abre-se essa possibilidade - explicou um assessor da Secretaria de Comunicação.
Inspiração veio de Obama; na estreia, o tema é pré-sal
Três jornalistas e dois técnicos foram contratados pela Secom para se dedicar, com exclusividade, ao blog. A ideia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República. Mas poderão ser divulgadas também ações de outros setores do governo.
O blog entra na rede mundial de computadores hoje trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores ontem à noite, e a história do petróleo no país.
A proposta de criação do blog partiu da Secom e foi autorizada por Lula em dezembro passado. A ideia teria sido inspirada no blog criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral americana. O formato do blog foi apresentado em junho passado no 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Durante a elaboração da ferramenta, a Presidência abriu uma consulta para saber o que o público queria ver no blog.
Nesta fase inicial, o blog não terá espaço para comentários dos leitores. Segundo a Secom, a equipe do blog é pequena e não teria condições de destacar um profissional para fazer o papel de moderador dos debates.
Além do blog e da coluna, a Presidência planeja lançar outras ferramentas na rede de computadores, como o Twitter e vídeos no YouTube