sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sorocaba terá ações para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 13/10, o Conselho Regional de Psicologia SP (CRP), juntamente com o Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, o Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS), estudantes, professores e trabalhadores que atuam no atendimento em saúde mental, realizarão, em Sorocaba, atividades e discussão sobre o tema.

As atividades no dia 13 serão iniciadas na praça Coronel Fernando Prestes, as 16h com um grupo de teatro, trazido pelo CRP-SP, que interagirá com a população. Nesse mesmo ato, movimentos sociais, trabalhadores e portadores de transtorno mental, distribuirão informativos sobre saúde mental.

Às 19h, na Câmara de Vereadores de Sorocaba, acontecerá uma Plenária, chamada pelo vereador Izidio de Brito Correia (PT). Para essa Plenária, foram convidados os Coordenadores de Saúde Mental de Campinas e representante do CRP-Campinas, além de portadores de transtorno mental, que hoje são usuários dos sistemas substitutivos aos hospitais psiquiátricos, também do município de Campinas.

Dr. Deivison, um dos coordenadores de Saúde Mental de Campinas, apresentará o avanço no atendimento humanizado que o município conquistou através dos atendimentos substitutivos aos hospital psiquiátricos como: CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), Residências Terapêuticas etc. Campinas, hoje com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, não tem mais nenhum paciente internado em hospital psiquiátrico.

A intenção da data é fortalecer a discussão sobre a humanização no atendimento ao portador de transtorno mental e pautar a necessidade de Sorocaba avançar rumo a esse atendimento humanizado, uma vez que o município é a cidade que mais tem pacientes internados em hospital psiquiátrico do Estado de São Paulo e umas das maiores do Brasil, indo na contra mão das discussões sobre a humanização do atendimento.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT