quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Evento marca lançamento de campanha e 26 anos de posse da chapa do Bolinha

Mais de mil metalúrgicos participaram na última sexta-feira, dia 2, no salão de eventos do Lar e Escola Monteiro Lobato, em Sorocaba, do ato de lançamento da Campanha de Sindicalização dos Metalúrgicos 2009/2010. O evento também lembrou a eleição da Chapa 3, em 1.983. Liderada por Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, a Chapa 3 representou a retomada do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região das mãos dos representantes da Ditadura Militar e a pioneira ligação do Sindicato com a CUT.

Compuseram a mesa da solenidade os ex-presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos, Geraldo Titotto, o vereador Izídio de Brito Correia e Carlos Roberto de Gáspari, o atual presidente, Ademilson Terto Terto da Silva, Lucilia e Francis, viúva e filho do Bolinha; e o deputado estadual Hamilton Pereira.

Nas portas das fábricas, a Campanha de Sindicalização chega a partir do próximo dia 12. A meta do Sindicato é ampliar o número de quadro de sócios em aproximadamente 5 mil novos metalúrgicos. "Atualmente a categoria metalúrgica está entre uma das mais fortes e organizadas do país, mas é preciso que a gente se fortaleça ainda mais. Quanto maior e mais organizada uma categoria, mais benefícios ela pode conquistar", diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

O tema
A campanha deste ano é tematizada na música Por quem os sinos dobram, do cantor e compositor Raul Seixas, e tem como bordão o trecho: VOCÊ PODE MAIS! A canção diz: Nunca se vence uma guerra lutando sozinho/Cê sabe que a gente precisa entrar em contato/Com toda essa força contida e que vive guardada..../Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz/Coragem, coragem, eu sei que VOCÊ PODE MAIS.

Consciência
A campanha deste ano valoriza a consciência de classe do trabalhador. Ele é convidado a se sindicalizar por motivo de unidade, em defesa de conquistas trabalhistas e sociais, não apenas para usufruir de bens materiais como clube de campo, convênios e colônias de férias. "Essas coisas são importantes, também, mas não são as principais. O mais importante é que o trabalhador venha a se sindicalizar por consciência, em favor do fortalecimento da sua categoria e de toda a classe trabalhadora", completa Ademilson Terto.

Folha Metalúrgica

Notícias CNM/CUT