segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Militantes pedem apoio da população a pedido de CPI das Propinas

Cerca de 50 militantes petistas e sindicalistas estiveram nos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo na tarde desta sexta-feira (2/10), pedindo apoio da população à instalação da CPI das Propinas na Câmara Municipal de Sorocaba, para investigar denúncias de corrupção no primeiro escalão da Prefeitura. Em poucas horas, foram distribuídos 30 mil jornais com informações sobre a queda de diversos Secretários e os contatos de todos os vereadores sorocabanos.
O pedido de CPI elaborado pela bancada de vereadores do PT já conta com a assinatura de cinco vereadores. O pedido que já contava com a assinatura dos vereadores petistas Francisco França e Izidio de Brito Correia, ganhou a adesão dos vereadores José Caldini Crespo (DEM), Tonão Silvano (PMDB) e Mário Marte Marinho Jr (PPS).

O pedido de CPI foi motivado pelo afastamento de Maurício Biazotto, Secretário de Governo de Vitor Lippi, após ter seu nome envolvido na Operação Pandora, da Polícia Civil, que investiga esquema de cobrança de propinas para legalização de postos de gasolina, em Sorocaba. A operação prendeu na tarde de segunda-feira (28/9), a empresária e ex-presidente do Sincopetro, Ivanilde Vieira Serebrenic.

Muitas pessoas que pegaram o material afirmaram ter poucas informações sobre o acontecido. “A população precisa entender o que está acontecendo na cidade e quanto mais informação melhor”, afirmou a dona de casa, Suzete Paulino, 52. O estudante Claudiomiro Silva, que panfletou o material, afirmou que a recepção da população foi muito boa. “As pessoas estão querendo mais detalhes sobre essa avalanche que tem levado o nome de Sorocaba para o cenário nacional de maneira negativa”, afirmou.

A militância continuará a panfletagem do material durante o final de semana. “O pedido de CPI já conta com o apoio de quase 20 entidades da sociedade civil organizada”, afirmou o presidente do PT, Paulo Henrique Soranz. “O Legislativo é o órgão a quem compete fiscalizar as iniciativas do Executivo e a adesão popular é fundamental para que todas essas questões sejam tratadas com a responsabilidade que merece”, completa.

Caixa 2
As investigações apontam ainda para o nome do Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Dias Batista Ferrari, que foi coordenador financeiro da campanha de reeleição de Vitor Lippi, em 2008. Há suspeitas de que o Hipermercado Extra, um dos principais doadores da campanha de Vitor Lippi em 2008, tenha pago propina de R$500 mil para liberação de alvará de funcionamento.
PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT