quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Polícia prende dois secretários do prefeito tucano Vitor Lippi

Oito secretários sorocabanos já caíram este ano, três deles foram presos; dois por corrupção e um por pedofiliaA Polícia Civil prendeu na manhã de terça-feira, dia 13, os secretários municipais Maurício Biazotto (Governo) e José Dias Batista Ferrari (Desenvolvimento Econômico). Eles são acusados de participar de um esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Sorocaba. Os dois estão afastados de suas funções, "até que se apure o caso", diz Lippi.

Em troca de propinas, o grupo, de aproximadamente dez pessoas, liderado pela empresária Ivanilde Vieira, facilitava a liberação de alvará para instalação de hipermercados e postos de gasolina na cidade. O grupo, segundo a polícia, movimentou aproximadamente R$ 500 mil em um ano e meio de corrupção.

Além de Biazotto e Ferrari, a polícia também prendeu na terça-feira Valéria Cavaler, mulher de Biazotto, e o engenheiro Jefferson Tadeu Aily. Eles prestaram depoimentos e foram liberados ainda na noite de terça-feira.

Os secretários, no entanto, com prisão temporária decretada por 5 dias, posaram na cadeia. Ontem, quarta, dia 14, eles passaram o dia prestando depoimento e também foram liberados no começo da noite.

O delgado Wilson Negrão e o promotor de justiça Roberto Campos de Andrade, do GAS (Grupo Anti-seqüestro) de Sorocaba e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) respectivamente, disseram que ambos colaboram com as investigações e por isso liberam a dupla.

Negrão e Andrade falam de corrupção com organograma, mas não revelaram a função de cada um dos envolvidos no esquema.

Desde o começo do ano Lippi perdeu oito secretários. Dois pediram exoneração por falta de apoio às suas pastas, cinco foram afastados por algum tipo de envolvimento em corrupção e um, Januário Renna, foi preso em flagrante acusado de pedofilia. Ele foi surpreendido em um motel com três meninas, uma delas com apenas 14 anos de idade.

> Leia mais

Folha Metalúrgica

Notícias CNM/CUT