sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ato resgata importância da história da CUT e dos Metalúrgicos de Sorocaba

Evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo contou com a presença de figuras históricas do movimento sindical


A importância da história do movimento sindical para o desenvolvimento político do Brasil foi o ponto central dos discursos de figuras históricas que se fizeram presentes na manhã desta sexta-feira (9/10), na Assembleia Legislativa de São Paulo, em Ato que comemorou os 26 anos da CUT e de posse da chapa cutista na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

O evento, organizado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), colocou numa mesma mesa o presidente da CUT estadual, Adi dos Santos, um dos fundadores da Central, Paulo Skromov, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto, o vereador sorocabano, Izidio de Brito Correia, o representante do Diretório Estadual do PT, Angelo D'Agostini Jr., o filho do sindicalista histórico, Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, e o último sindicalista que fez parte da diretoria do Sindicato junto com Bolinha, José Carlos Pereira (Peleguinho).

Adi lembrou que Bolinha foi para Sorocaba a pedido do Lula, com quem trabalhou na Villares nos anos de 1966 e 1967, destacando que a atuação do sindicalista é um exemplo a ser seguido por todos do movimento. Segundo Adi, a Central causa orgulho ao movimento sindical pela sua história, de ter surgido durante o período militar e, apenas um ano depois de sua fundação, em 1984, já estar envolvida numa luta importante para a abertura política do País, que foi a campanha "Diretas Já". "Em 1984 a CUT já extrapolava o movimento sindical", salientou. "Se existe democracia no Brasil hoje, a CUT é uma das responsáveis", completou.

Paulo Skromov, que foi um dos fundadores da CUT, fez parte de sua diretoria executiva e foi de sua direção ampliada desde que surgiu, lembrou ato comemorativo aos 20 anos da CONCLAT, realizado na Assembleia Legislativa em 2001. "Neste mesmo salão, estive ao lado do Lula e foi a última vez que conversei pessoalmente com ele, o que para mim é uma querida", afirmou. Segundo ele, o Sindicato dos Coureiros, categoria à qual pertencia, era um dos únicos "libertado da pelegada em São Paulo" e, por isso, acabou ficando no centro dos acontecimentos.

O representante do PT Estadual destacou o esforço que o Partido tem feito para reforçar as relações com os movimentos sociais e citou uma jornada de mobilização que tem sido construída em conjunto com a CUT. Ângelo, que é do Sindsaúde, afirmou que a história do movimento sindical é a origem "de podermos hoje discutir o Brasil de maneira muito diferente do que há 26 anos".

Hamilton Pereira destacou que a história de líderes sindicais como Bolinha estará viva enquanto o movimento continuar lutando pelos mesmos ideais que moviam os precursores do movimento. "Nossa vida é composta de sonhos e de perseguição a esses sonhos para concretizá-los", afirmou. "E enquanto nós mantivermos vivos os sonhos que conseguiram levar um operário metalúrgico à Presidência da República e conseguiram construir a maior central de trabalhadores da América Latina, nós estaremos mantendo vivos não só o Bolinha, mas todos os companheiros que ajudaram na construção da CUT, do PT e na concretização de um monte de sonhos que estão ainda para ser concretizados", completou.

Sorocaba
O vereador Izidio, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, falou da importância do constante processo de formação de novas lideranças no movimento sindical e informou que o Sindicato criará a Fundação Wilson Fernando da Silva. "Estamos diante de uma geração que tomou a decisão de construir uma Central Única dos Trabalhadores, o Partido e tomou a decisão, naquele momento, de disputar todos os espaços que os trabalhadores tinham condições, mas não tinham tido a oportunidade", afirmou. "Nossa ideia é criar uma Fundação para desenvolver projetos culturais e sociais, mantendo essa história viva na memória das pessoas", completou.

>> Leia mais

AI Deputado Hamilton Pereira

Notícias CNM/CUT