terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mutirão fará cadastramento de doador de medula óssea em Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a Ong Asa Morena promovem, no próximo dia 12 de setembro, sábado, na sede do sindicato, um mutirão para cadastrar doadores de medula óssea. A coleta de sangue para o cadastramento será das 9h às 16h. Qualquer pessoa com boa saúde e idade entre 18 e 55 anos pode se cadastrar.

No ato do cadastramento, o voluntário terá coletados 5 ml de sangue, que serão usados para um exame específico, o HLA (Histocompatibilidade), que indicará a compatibilidade do possível doador com o futuro paciente.
Os dados dos cadastrados serão enviados para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Ocorrendo a compatibilidade com algum paciente, a pessoa será contatada para fazer a doação.

O transplante de medula óssea é, algumas vezes, a única esperança de cura para muitos pacientes com leucemias e outras doenças ligadas ao sangue, inatas ou adquiridas.
Apenas 25% dos pacientes encontram doadores na família. A maioria dos pacientes necessita de doadores de pessoa sem vínculo familiar.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Júlio Hanser, 140, Lajeado, perto da rodoviária de Sorocaba.
.
Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região

Notícias CNM/CUT