quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Apenas 11 empresas têm propostas de acordos salariais

Após uma maratona de negociações com 64 empresas do ramo metalúrgico da região de Sorocaba nos últimos dias, o sindicato da categoria conseguiu hoje, dia 23, obter propostas de acordos salariais em 11 delas. Pelas propostas, os reajustes dos metalúrgicos este ano vão variar de 6,53% a 8,2%. Na maioria dos casos, as propostas incluem também abonos de R$ 800 a R$ 850 por trabalhador.

Nas empresas que não negociaram - ou que participaram de reuniões, mas não atenderam às reivindicações básicas da categoria - o sindicato promete paralisações e protestos para os próximos dias.

Como as negociações estaduais da categoria estão emperradas, o Sindicato dos Metalúrgicos tomou a iniciativa de convidar as 100 empresas mais representativas do ramo para discutir propostas locais de reajustes nos salários.

Dessas 100 empresas, 64 atenderam ao convite do Sindicato e 11 apresentaram proposta até hoje (23), quando venceu o prazo dado pelo sindicato antes de iniciar paralisações.
.
Iniciativa local
O objetivo do sindicato foi agilizar as negociações sobre as cláusulas econômicas da campanha salarial, sem necessidade de greve. As negociações estaduais estabeleceriam somente os pisos salariais e as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

A mesma iniciativa dos metalúrgicos de Sorocaba foi tomada por diversas outras bases sindicais da categoria filiadas à CUT no estado.

As empresas que apresentaram propostas foram ZF Lemforder, ZF Sistemas, ZF do Brasil, grupo Schaeffler, Dana, Galutti, Scherdel, Edscha, Metalac, Sênior e Cooper Tools. Juntas, essas fábricas empregam aproximadamente 8.500 trabalhadores. A categoria na região é formada por 37 mil metalúrgicos.


Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região

Notícias CNM/CUT