sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Duas chapas disputam o Diretório do PT de Sorocaba

Duas chapas se inscreveram, na última quarta-feira (23/9), para concorrer o Diretório Municipal do PT de Sorocaba no Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido, que acontece em 22/11. As chapas “Unidade na Luta” e “Resistência Socialista” apoiam, respectivamente, as candidaturas de José Carlos Triniti Fernandes e Antônio Arnaud Pereira à presidência do Diretório.

Chapa de situação, a Unidade na Luta defende que desde 2005 o PT de Sorocaba tem “passado por um profundo processo de recuperação e buscado alcançar um posicionamento mais qualificado nos debates da política local”. O reequilíbrio financeiro do Partido, o avanço na política de nucleação e a consistência do posicionamento oposicionista das lideranças na cidade também estão entre os avanços do PT desde 2005.

A chapa tem entre seus membros o deputado Hamilton Pereira, os vereadores Izidio de Brito Correia e Francisco França, o atual presidente do PT, Paulo Henrique Soranz, o ex-vereador Antonio Sérgio Ismael, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, o presidente do Sindicato dos Condutores, Paulo João Estausia, e a presidente do Sindicato do Vestuário, Márcia Vianna.

Já a Chapa “Resistência Socialista” defende, em sua tese, a reorganização interna do Partido, com destaque para as secretarias de formação e comunicação; o estímulo à participação dos militantes na vida cotidiana do Partido; e a realização de um planejamento estratégico que estabeleça os objetivos e táticas do PT.

A chapa oposicionista tem entre seus membros a jornalista Fabiana Caramez, Márcia Azzini Gomes, a advogada Maristela Monteiro Pereira, a socióloga Sheila Lopes, o ex-assessor do então vereador Arnô, Fernando Rodrigues da Silva, e a educadora Elvira Ribeiro. “Com foco, trabalho e companheirismo seremos mais fortes e sábios e poderemos voltar a acreditar no PT, como potente e justo instrumento de luta do povo”, é o que defende a tese da “Resistência Socialista”.

Os dois candidatos a presidente surgiram no movimento sindical, mais precisamente no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Arnô já foi vice-presidente do Sindicato e detentor de três mandatos de vereador, para os quais foi eleito entre os mais bem votados do PT. Triniti, que foi tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos, foi coordenador da Macrorregião Sorocaba do PT, que coordenou o Partido em 51 municípios da região.

Para Arnô o PT precisa de um presidente comprometido com a organização permanente de sua base, das comissões e setoriais; a permanente articulação com os setores do campo democrático popular; a garantia do funcionamento democrático da sede e das instâncias;e a construção coletiva de um projeto político para Sorocaba, “forte o suficiente para derrotar a excludente política neoliberal do PSDB e seus aliados”.

Triniti defende a continuidade da política de nucleação do Partido, que na atual gestão criou seis núcleos organizados em bairros, assim como uma campanha de filiação que atinja a maior parte dos bairros de Sorocaba. O estímulo da participação dos filiados em outras organizações como escolas, fábricas, associações de moradores e sindicatos também é defendida por Triniti. “Esse enraizamento é fundamental para o crescimento e fortalecimento do PT, extremamente necessários para os grandes desafios que serão as eleições de 2010 e 2012”, defende.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT