Além da geração de renda dos catadores e do serviço à população, o projeto beneficia também o meio ambiente e a vida útil do aterro sanitário, tendo em vista que cerca de 1/3 de todo o material coletado em Sorocaba é reciclável e acaba sendo aterrado. Isso, sem contar a economia de matéria prima extraída da natureza, como árvores, bauxita e petróleo.
Apesar de todos os aspectos positivos do projeto, a Consultoria Jurídica da Câmara emitiu parecer contrário, alegando que a medida é inconstitucional. “Segundo a consultoria, a iniciativa deveria ter partido da prefeitura, mas como isso não aconteceu e os catadores carecem de uma solução com urgência, devido à queda dos preços dos materiais, apresentei o projeto e vou lutar pela derrubada do parecer e aprovação do Programa”, ressalta Izídio.
Um parecer contrário ao apresentando pela Comissão de Justiça da Casa foi entregue aos demais vereadores na tarde da última terça-feira (29). Nele, o advogado Wladimir Belisário Junior, autor do parecer, defende a autonomia e a competência que a Câmara e todos os vereadores têm em legislar e prova que o projeto de Izídio não afronta a Constituição, sendo assim juridicamente constitucional e legal.
O projeto do vereador conta com o apoio de dezenas de instituições, entidades e atores da sociedade, manifestado em uma carta intitulada como "Carta de apoio ao Projeto de Lei 196/2009 – Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária". Dentre os apoiadores estão o representante da igreja católica, o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o diácono Arari dos Santos Amorim, a OAB Sorocaba, representada pelo presidente Dr. Antonio Carlos Delgado, o deputado estadual Hamilton Pereira e deputados federais Arlindo Chinaglia, João Paulo Cunha e José Genoino, a representante estadual do MEC, Iara Bernardi, o CEAGESP Sorocaba, por meio do gerente Marco Antonio Jucelino de Oliveira, além de associações de amigos de bairros, ONGs, cooperativas de reciclagem de Sorocaba e região e 15 sindicatos.
Em reunião na manhã desta terça-feira (29/9), a bancada de vereadores do PT, membros da Executiva e o presidente do Partido, Paulo Henrique Soranz, decidiram pela apresentação de um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar indícios de corrupção no Governo Vitor Lippi. Os petistas também avaliaram a necessidade de que o prefeito vá até a Câmara Municipal para prestar esclarecimentos.
Após uma maratona de negociações com 64 empresas do ramo metalúrgico da região de Sorocaba nos últimos dias, o sindicato da categoria conseguiu hoje, dia 23, obter propostas de acordos salariais em 11 delas. Pelas propostas, os reajustes dos metalúrgicos este ano vão variar de 6,53% a 8,2%. Na maioria dos casos, as propostas incluem também abonos de R$ 800 a R$ 850 por trabalhador. .jpg)












