quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vereador Izídio homenageia mulheres pelo direito ao voto

Mulheres só conseguiram direito de votar em 1932, depois de muita luta

Em comemoração a ‘Instituição do Direito de Voto para as Mulheres’, conquistado em 1932 em todo o país e comemorado no dia 3 de novembro, o vereador Izídio de Brito (PT) aprovou na Câmara de Sorocaba, na sessão de terça-feira, dia 3, votos de congratulações para as mulheres sorocabanas engajadas na política.

Para justificar a proposta, o vereador narrou a luta das mulheres pelo direito ao voto e uma série de outras batalhas femininas pela cidadania.

O parlamentar descreveu a vida da bióloga paulista Bertha Maria Júlia Lutz, nascida em 1894, para representar a luta feminina pelo direito ao voto e igualdade de gênero. Bertha protagonizou a batalha pela cidadania política das brasileiras durante várias décadas. Através da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, ela representou o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras e, posteriormente, foi eleita vice-presidente da Sociedade Panamericana de Mulheres. Bertha chegou à deputada federal em 1936 e defendeu a causa feminina até sua morte, em 1976.

Para representar as mulheres, Izídio homenageou no plenário, as sindicalistas Ana Célia da Silva, Denise Giziane Marcondes, Maria das Dores Castilho, Ruth Fabiana de Oliveira Cortinove e a ex-deputada federal Iara Bernardi, representante do MEC no estado.

Folha Metalúrgica

Notícias CNM/CUT