sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mais um secretário vai deixar o governo Lippi

Alegando motivos pessoais, o secretário de Administração da Prefeitura de Sorocaba (Sead), Rodrigo Moreno, informou, na noite de ontem, que deixará a respectiva pasta. A data de sua saída dependerá do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que não havia sido comunicado oficialmente da decisão. O chefe do Executivo viajou para Rio de Janeiro, onde participou de um evento sobre mobilidade urbana. Deve retornar hoje ao Paço. "Vou conversar com ele e pedir o afastamento", ressaltou Moreno, que é advogado por profissão. Porém, tal saída deve ocorrer somente em janeiro de 2010, quando provavelmente acontecerá uma "reforma interna" no Palácio dos Tropeiros. Esta é a 9.ª baixa na atual Administração Municipal em 2009.

O Cruzeiro do Sul apurou, na manhã de 5ª feira (26), que o secretário de Transportes (Setran), Jair Sanches Molina, também pode perder o cargo, devido aos constantes atritos envolvendo o presidente dos Democratas em Sorocaba (DEM), vereador José Antonio Caldini Crespo, e o próprio Lippi. Divergências de opiniões e as constantes críticas do parlamentar na Câmara, contra o governo tucano, caminham para tal decisão (exoneração).

Um desses indícios foi o fato de o prefeito viajar ao Rio de Janeiro, para um evento de mobilidade urbana, que é a especialidade de Molina, e não levá-lo junto. Quem foi com Lippi foi o presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Renato Gianolla. Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação (Secom), destacou que tal evento teve a participação e organização da Associação Nacional de Transportes Públicos (Antp), e que Gianolla faz parte do conselho diretor da entidade. Sobre a possível exoneração de Molina, a nota da Secom diz que as informações obtidas pelo Cruzeiro "não passam de boatos e especulações".

"Duvido que aconteça"
Cético, Crespo disse não acreditar na exoneração de Molina. "Não tenho conhecimento e até digo: duvido que aconteça isso. É claro que é um cargo de confiança, como qualquer outro na esfera da Prefeitura, e o prefeito pode dispor desse cargos a qualquer momento. Mas não há nenhum motivo e nenhum indício de que haverá substituição na Secretaria dos Transportes, até porque Jair Molina, nesse cargo, é um dos melhores profissionais que existem no mercado sorocabano; é um técnico de primeira linha". Para ele, o seu colega de partido (Molina) "está fazendo mais até do que o prefeito passou a essa secretaria, porém, menos do que deveria".

Crespo lembrou que o "acordo político" que fez com Lippi foi de quatro anos. "Vou apoiar o prefeito durante este governo". Caso Molina venha a ser exonerado, foi taxativo: "Se acontecer isso, que eu duvido que aconteça, o que farei como presidente do DEM é convocar, imediatamente, uma reunião do partido e analisar". Molina também acredita que a informação sobre sua suposta exoneração não passa de boatos. "Tenho até colecionado notas que falam sobre a minha saída", brincou, frisando que tem participado das reuniões semanais do secretariado de Lippi. "De minha parte estou em paz e tranquilo".
(Por Gustavo Ferrari e Marcelo Andrade)

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT