quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ong Banco de Alimentos de Sorocaba e parceiros são homenageados pela Câmara Municipal

A pedido do vereador Izídio de Brito Correia, entidades são reconhecidas em Plenário pelo trabalho desenvolvido contra a fome em Sorocaba
A Câmara Municipal homenageou na manhã do último dia 29, a ONG Banco de Alimentos de Sorocaba e seus parceiros, CIESP Sorocaba, Escola Técnica Estadual Rubens de Farias, Intermédica, empresa metalúrgica Martins e Martins, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Walt Mart Sorocaba e CEAGESP Sorocaba e Permissionários pelo trabalho ativo desenvolvido no combate a fome em Sorocaba. A iniciativa da homenagem partiu do vereador do PT, Izídio de Brito Correia.

O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma entidade filantrópica que foi inaugurada em 2006, com objetivo de ajudar entidades carentes de Sorocaba e região, mobilizando a sociedade e construindo parcerias, visando colocar comida à mesa de cidadãos carentes, propagando a educação alimentar.

Os alimentos doados ao Banco são higienizados, embalados e distribuídos para famílias carentes assistidas por mais de 100 entidades cadastradas. Esses alimentos, doados pelos permissionários da CEAGESP de Sorocaba e por empresas parceiras, são aqueles que não foram comercializados, pois tiveram pouca procura ou porque pequenas falhas na aparência inibiram as vendas e que estão próximos a data de validade, portanto, considerados de boa qualidade, saudáveis para o consumo humano e nutritivos. No Banco, os alimentos são tratados para manter intactos o sabor e nutrientes naturais.

Além de fornecer a alimentação, o Banco de Alimentos de Sorocaba levada à população noções de alimentação saudável, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, por meio de palestras e cursos proferidos em entidades assistenciais, comunidades e escolas.

Segundo Izídio, a homenagem se fez necessária devido ao dia 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. “Nada mais justo do que comemorarmos junto de entidades sérias que se uniram pela luta do combate a fome dos cidadãos sorocabanos”, ressaltou.

A presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Neide Gutiyama, em nome de todos homenageados, agradeceu os votos de congratulações e aproveitou a oportunidade para anunciar a fundação de um Banco de Alimentos na cidade de Piedade. “Graças a todos os nossos parceiros, hoje temos a experiência para progredirmos e ajudarmos na alimentação saudável de outras centenas de pessoas, apenas evitando o desperdício, o que nos deixa extremamente feliz”, afirmou emocionada.

Notícias CNM/CUT