sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Protagonista da cultura na região

Diante dos insistentes boatos de que Werinton Kermes estaria deixando a secretaria municipal de Cultura de Votorantim, nós, que subscrevemos esta carta, vimos a público manifestar nossa admiração pelo trabalho que o secretário vem desenvolvendo nos últimos seis anos.

As ações e projetos culturais de Votorantim irradiam positivamente em toda a região, inclusive em Sorocaba. Se hoje nos orgulhamos de ter uma cidade da região que é referência nacional em termos de produção e pluralidade cultural, isso é, em boa parte, mérito de Werinton Kermes.

Sabe-se que a cultura no Brasil, em todas as esferas de poder, ainda carece de investimentos; ainda é relegada a segundo ou terceiro planos, seja por governos ou pela iniciativa privada. Mas essa dificuldade ressalta ainda mais o trabalho de Werinton, que sempre cultivou parcerias heterogêneas para viabilizar eventos e manifestações culturais dirigidos aos mais diversos públicos.

O dinamismo e a ousadia de Werinton proporcionam atrações para o público e, ao mesmo tempo, espaço para talentos da região.

Com um currículo invejável e bastante querido nos meios culturais, é até natural — embora deplorável — que Werinton tenha despertado a fúria de alguns ressentidos a quem o secretário faz sombra.

Temos certeza de que o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, nutre a mesma admiração e o mesmo respeito que nós pelo secretário. Não nos cabe interferir na composição do secretariado. E nem é, de forma alguma, nossa intenção.

No entanto, seria omissão de nossa parte, sendo conhecedores do valoroso trabalho de Werinton, não manifestarmos nosso apreço pelo secretário, que vem sendo injustamente bombardeado por comentários ferinos, rumores e outros expedientes desleais.

Eventos populares, acesso à cultura regional, clássica, barroca; fotografia, vídeo, artes plásticas, músicas dos mais diversos gêneros, literatura, teatro, mostras, festivais, expressões culturais dos bairros, formação do senso-crítico do “consumidor” de cultura ... a diversidade e a ousadia características do secretário Werinton realmente são invejáveis. O que não significa que a inveja seja justificável.

Por isso, reiteramos nosso apoio e admiração pelo cidadão, fotógrafo, jornalista, gestor cultural e secretário Werinton Kermes.

Marco Antônio Alves – vereador PT de Votorantim
Izídio de Brito Correia – vereador PT de Sorocaba
Francisco França da Silva – vereador PT de Sorocaba
Ademilson Terto da Silva – presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região
Geraldo Pinto de Camargo Filho – vereador PT de Piedade
Evanildo Amâncio – coordenador da subsede regional da CUT Sorocaba
Hamilton Pereira – deputado estadual PT-SP
Vicente Paulo da Silva – deputado federal PT-SP

Notícias CNM/CUT