segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Moradores de Brigadeiro Tobias se mobilizam contra aterro sanitário

O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Sorocaba, juntamente com moradores de Brigadeiro Tobias e adjacências, estão se mobilizando contra a instalação de um aterro sanitário particular naquela região, rica em nascentes de água que abastecem inclusive as regiões do Éden e Aparecidinha.

O assunto será debatido em uma reunião no dia 9, segunda-feira, às 20h, no Círculo de Trabalhadores Cristãos, localizado na Avenida dos Bandeirantes, nº 300, em Brigadeiro Tobias.

Todos os moradores de Brigadeiro Tobias, Astúrias, Genebra, Inhaíba, São Roquinho, Éden e Aparecidinha estão convidados para a reunião.

"O mais absurdo é que o aterro é particular, da empresa Estre Ambiental S/A, que não tem contrato para receber o lixo da cidade de Sorocaba. Portanto, podemos concluir que o lixão está sendo instalado em Brigadeiro Tobias para receber o lixo de outros municípios, especialmente da Grande São Paulo", afirma nota de divulgação da reunião distribuída à imprensa.

Bacia do Pirajibu
Segundo a organização, a área destinada ao aterro fica entre as estradas de São Roquinho e Passa-Três, entre os bairros Astúrias e Genebra, e abriga pelo menos seis nascentes. Todas as nascentes fazem parte da bacia do Pirajibu.

Ainda de acordo com entidades civis contrárias ao aterro, o rio Pirajibu deságua no rio Sorocaba cerca de 100 metros depois da estação de tratamento do bairro Vitória Régia, o que elevaria o risco de contaminação do principal rio da região.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT