quarta-feira, 1 de julho de 2009

Audiência pública vai discutir Coleta Seletiva em Sorocaba

Acontecerá na próxima quinta-feira (02), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública que abordará a “Universalização da Coleta Seletiva”, proposta pelo vereador e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Izídio de Brito Correia (PT).

No evento, cooperativas de reciclagem, especialistas em questões ambientais e políticas públicas, representantes do meio acadêmico, de entidades de classe, do poder público e da população em geral estarão reunidas para debater a atual situação da coleta de materiais recicláveis e o “Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária”, um Projeto de Lei de autoria de Izídio que está tramitando na Câmara.

As cooperativas de material reciclado existentes na cidade, que já chegaram a coletar 15% da capacidade do município, hoje sofrem com a queda dos preços dos materiais que, devido à crise, afeta o setor desde setembro. Muitos dos catadores já abandonaram os trabalhos para fazer bicos que geram uma maior renda e a população, que era assistida por estes, reclama de separar o material e não ter como dar destino.

O projeto de Izídio propõe a garantia de um rendimento para os catadores organizados, por meio do que será economizado com a empresa que recolhe o lixo na cidade. Por outro lado, a coleta irá se expandir para toda a cidade, beneficiando assim, não só os catadores, que terão seus trabalhos humanizados e dignificados, mas também o meio ambiente, a saúde pública e a vida útil do aterro sanitário.

A discussão sobre os problemas que afetam o setor, os catadores, o meio ambiente e a toda população será aberta para todos os interessados.

Notícias CNM/CUT