quarta-feira, 29 de julho de 2009

Plano de demissão voluntária não atinge meta da ZF do Brasil

Para o Sindicato dos Metalúrgicos, a ZF do Brasil praticou um PDO (plano de demissões obrigatórias), e não um PDV (programa de demissões voluntárias) na última semana. O comentário foi feito por diversos dirigentes sindicais durante manifestação em frente à empresa no início da manhã de terça, dia 28.
Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, chefes e encarregados teriam pressionado trabalhadores a aceitar o programa de demissão. Segundo relatos ao Sindicato, houve casos em que o trabalhador foi abordado com o argumento de que "o seu nome já na lista ... vai aceitar ou não?"

A ZF do Brasil iniciou o PDV na manhã do último dia 21 esperando contar com 411 adesões em uma semana. O PDV deveria ter se encerrado na manhã de segunda, 27, mas foi prorrogado para o final da tarde. Mesmo assim, segundo comunicado enviado pela ZF ao Sindicato na manhã de terça, 347 trabalhadores aderiram, faltando 64 para a empresa atingir seus objetivos.

No comunicado, a empresa pede ao Sindicato que marque reunião para discutir o assunto. A direção do Sindicato, por sua vez, lembra que o PDV não foi negociado, foi uma decisão unilateral da empresa; mas aceita marcar negociação já para os próximos dias.
Folha Metalúrgica

Notícias CNM/CUT