segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vereadores apostam em tecnologia social

Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia pretendem promover ciclo de seminários sobre inovação tecnológica

Fazendo um balanço preliminar da IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, os vereadores Helio Godoy (PSDB), Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT) consideram positiva a participação do Legislativo sorocabano no evento. Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, eles participaram de todo a conferência, com o objetivo de buscar subsídios para a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba.

No último dia o evento, os vereadores participaram de palestras com os seguintes temas: “Nova geração de políticas de ciência, tecnologia e inovação”; “Ciência, tecnologia e inovação: as demandas sociais e o desenvolvimento local”; “Sistemas urbanos e regionais sustentáveis”; “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento”. No segundo dia do encontro, os vereadores estiveram com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.


Na próxima semana, os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia — criada por iniciativa do vereador Helio Godoy e presidida pelo vereador Rozendo de Oliveira — vão se reunir para fazer um balanço final da conferência. Além de apresentar um relatório sobre a participação no evento, a comissão irá definir estratégias de atuação com base em discussões que nortearam o encontro.


Tecnologia social
— Uma das possíveis ações que podem ser feitas no município, segundo os vereadores, é a chamada “tecnologia social”, que procura desenvolver inovações tecnológicas que podem ser apropriadas pela comunidade, especialmente as pessoas de menor renda, possibilitando a inclusão social. “Daí a importância da educação”, ressalta Rozendo de Oliveira, lembrando que a papel da educação como base do desenvolvimento científico-tecnológico acabou permeando todo o evento, tanto que o ministro da Educação, Fernando Haddad, participou ativamente da conferência todos os dias.

Também o vereador Helio Godoy enfatizou a importância da ciência e tecnologia na qualificação do espaço urbano: “Em Sorocaba, por exemplo, podemos aplicar os conhecimentos produzidos pela ciência nas áreas que passam pelo processo de regularização fundiária, melhorando as condições de vida da população”. Já o vereador Izídio de Brito (PT) enfatizou a importância da educação técnica para os jovens, que, no seu entender, é um dos alicerces para se ter no país uma mão-de-obra mais qualificada.


Segundo os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, uma das primeiras ações a serem desenvolvidas em conseqüência da participação na conferência é a realização de um ciclo de seminários sobre ciência, tecnologia e inovação, nos próximos meses, com a participação de empresas, universidades, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e sociedade organizada. A prioridade, segundo eles, é a implantação do Parque Tecnológico, sem esquecer outras aplicações da ciência e tecnologia, como na educação e na melhoria da qualidade de vida.

Câmara Municipal de Sorocaba

Notícias CNM/CUT