sexta-feira, 14 de maio de 2010

Falta de vagas na educação infantil será discutida na Câmara

O grave problema da falta de vagas para crianças de toda a cidade será discutido na próxima segunda-feira, 17, às 19h, na Câmara Municipal. A Audiência Pública “Atendimento a educação infantil – creches e pré-escolas” foi proposta pelo vereador Izídio de Brito Correia (PT) e contará com a participação do representante do Ministério da Educação no estado de São Paulo, Nelson dos Santos, e de pais que sofrem com o déficit educacional de Sorocaba.

Segundo o vereador petista, todos os vereadores recebem, diariamente, inúmeros pedidos de vagas em creches e ensino fundamental. “Em alguns casos, os pais correm o risco de perder a guarda dos filhos, por conta de deixarem seus filhos em situação de risco, acarretados pela falta de vaga”, conta. “E é por tudo isso que julgamos necessária essa discussão, para que possamos nos organizar e cobrar do Executivo uma solução imediata”, explica Izídio.

O vereador lembra que no dia 28 de janeiro deste ano, em entrevista ao Tem Notícias - 1ª edição, da TV TEM, a Secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia, afirmou que não tem conhecimento do número de vagas necessárias para atender a demanda reprimida. “Isso é um absurdo, pois como saberemos o investimento necessário?” questiona.

Na oportunidade, também será debatido o Programa PRÓ-INFÂNCIA, que integra o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal. O Programa oferece, como alternativa, ações supletivas que permitam aos municípios e Distrito Federal corrigir progressivamente o acesso das crianças de 0 a 6 anos às creches e ao ensino infantil gratuito.

A audiência pública será aberta a todos os interessados e poderá ser acompanhada, ao vivo, pela TV Legislativa e pelo site da Câmara Municipal de Sorocaba.
Foto: Divulgação

Notícias CNM/CUT