terça-feira, 18 de maio de 2010

Protesto e Audiência Pública marcam hoje Dia da Saúde Mental

Para marcar o Dia da Saúde Mental, lembrado hoje em todo o país, o movimento da Luta Antimanicomial realiza protesto em favor da reforma psiquiátrica a partir das 16h, na praça Coronel Fernando Prestes. Após o ato, comitivas formadas por membros do Conselho Regional e Conselho Federal de Psicologia, Sindicato dos Pisicólogos, além de estudantes da PUC e USP, seguirão às 19h para audiência pública na Câmara de Sorocaba, que discutirá o tema junto de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

Segundo Lúcio Costa, representante local do Conselho Regional, Sorocaba foi escolhida para dar início às atividades do movimento por concentrar o maior número de leitos de psiquiatria por habitantes em todo o Estado, distribuídos entre os Hospitais Jardim Das Acácias, Teixeira Lima, Vera Cruz e Mental. De acordo com levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2008 eram 586.680 mil habitantes e 1.455 leitos de psiquiatria registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O número corresponde a um leito para cada grupo de 403 habitantes e 9,52% do total de leitos em todo o Estado.

O vereador Izídio de Brito (PT), requerente da audiência de hoje, pretende apresentar durante a reunião a proposta de adesão ao Centros de Atenção Psicossocial (Caps 3), centro que acolhe vítimas de surtos psiquiátricos temporariamente e com atenção profissional multidisciplinar. A cidade precisa investir pesado no projeto para implantação do Caps 3, que teve aceno positivo da Secretaria Estadual da Saúde no ano passado, sugeriu.

Além de protestar, as comitivas vindas de municípios como Santos, São Bernardo do Campos e Campinas, pretendem divulgar os ideais da Luta Antimanicomial à população, com a distribuição de informativos.

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT