quarta-feira, 28 de abril de 2010

PSB desiste da candidatura de Ciro para apoiar Dilma

O PSB decidiu ontem por ampla maioria, em duas votações, “não apresentar candidatura própria à presidência da República” e contribuir “para a continuidade” do projeto liderado pelo presidente Lula. Tradução: o PSB desistiu da candidatura de Ciro Gomes e apoiará a de Dilma Rousseff.

A decisão sobre o destino do partido na eleição presidencial foi votada por dois colegiados: a Executiva Nacional e os presidentes dos diretórios estaduais. A retirada da candidatura de Ciro Gomes foi aprovada por 21 votos contra 2, na Executiva, e por 20 contra 7, no colégio de presidentes. Agora, os comandos do PT e do PSB se reunirão para examinar a situação nos estados e, no dia 17 de maio, o PSB formalizará seu apoio a Dilma.

Em entrevista que concedeu antes de formalizada a decisão do Partido Socialista, a pré-candidata do PT recusou- se a comentar declarações recentes de Ciro Gomes. Preferiu dizer que Ciro sempre esteve ao lado do Governo Lula e manifestou a esperança de que “ele volte a estar” mais próximo agora. "Para mim, o Ciro sempre foi um apoio", resumiu Dilma.

Ciro Gomes reagiu à resolução de seu partido com uma nota intitulada “Ao rei tudo, menos a honra”. Ele escreveu que “é hora de aceitar a decisão da direção partidária”, mas a classificou como “um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o País”. E continuou: “Quero afirmar que uma democracia não se faz com
donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos, às vezes. É o que farei”.

Brasília Confidencial

Notícias CNM/CUT