quarta-feira, 7 de abril de 2010

‘Crescimento sem bem-estar social não é desenvolvimento’

Afirmação é do economista Márcio Pochmann, em palestra na Câmara de Sorocaba nesta segunda-feira

Em uma palestra recheada de estatísticas sócio-econômicas sobre a história, o presente e as perspectivas para o futuro do Brasil, o economista Márcio Pochmann esclareceu que a atração de empresas e de investimentos financeiros significam apenas crescimento econômico, e não desenvolvimento.

A palestra foi destaque no seminário "Desenvolvimento Regional e Inclusão Social", realizada na Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 5, por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT).

Pochmann ressaltou que o desenvolvimento se caracteriza pelo crescimento aliado ao bem-estar social, com políticas públicas nas áreas de infra-estrutura, saúde, educação, distribuição de renda, preservação ambiental e sociabilidade. "Desenvolvimento regional é pensar o que se espera de Sorocaba não somente para agora, mas para as próximas décadas", afirmou.

Erros do passado
"Não podemos repetir os erros das décadas de 30 e 70, quando o Brasil foi um dos países que mais cresceu no mundo, mas não distribuiu riquezas. Não teve horizonte democrático. Excluiu os trabalhadores do planejamento e das discussões. Assim, continuamos sendo campeões de desigualdade social", ensinou.

Para o economista, o desenvolvimento pressupõe construir políticas públicas através do diálogo. "O desenvolvimento não pode ser feito só pelo poder executivo. Tem que envolver a sociedade, identificar os diferentes saberes dos grupos sociais. Deve ter participação do poder Legislativo e segmentos sócio-econômicos".

Na semana passada, o prefeito Vitor Lippi anunciou a criação de um núcleo de desenvolvimento regional que deverá ser formado por prefeitos da região. Não há previsão, por enquanto, de envolvimento da sociedade.

Quem é Pochmann
Márcio Pochmann (foto) é doutor em economia e livre-docente da Unicamp, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e autor de vários livros, entre os quais Desenvolvimento e Perspectivas Novas para o Brasil e O Emprego no Desenvolvimento da Nação.

FOLHA METALÚRGICA

Notícias CNM/CUT