quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vereadores criticam nomeação e pedem que Barbará se explique

A nomeação do ex-prefeito de Itapetininga, Ricardo Barbará como secretário de Habitação e Urbanismo da Prefeitura de Sorocaba foi alvo de duras críticas de parte de vereadores durante a sessão de ontem da Câmara. Os vereadores Francisco França (PT), Izídio de Brito e Marinho Marte, este último da base aliada, defendem que a cidade tem profissionais competentes que poderiam assumir a Pasta e, principalmente, ao fato de Barbará responder a processos na Justiça, inclusive de desvio de verbas enquanto era chefe do Executivo. Cobraram do líder do governo, Paulo Mendes, que o novo secretário se apresente na Câmara para dar explicações. Não é a primeira vez que um novo secretário da gestão Lippi é alvo dos vereadores. Em janeiro, quando nomeado secretário de Segurança Comunitária, Domingo de Abreu Vasconcelos Neto, alguns vereadores chegaram a pedir sua exoneração.

Pegar um cidadão que teve que renunciar a candidatura na última eleição, porque está inelegível, por causa de uma série de processos envolvendo sua administração. Um cidadão com esse belo currículo é que vem resolver os problemas da Habitação em Sorocaba?, questionou, de forma irônica, o vereador Francisco França (PT).

O petista também questionou e não poupou críticas ao fato de o prefeito se submeter a acordos políticos e nomear como secretário uma pessoa indicada pelo seu novo ‘padrinho, o deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), e não levar em conta opções de pessoas de formação técnicas e da própria cidade. Acordos políticos existem, mas eles não podem servir com uma faca no pescoço. Por que trazer um cidadão de Itapetininga, que foi prefeito por oito anos naquela cidade e que não construiu uma casa popular, para ser nosso secretário. E aí vem a excelência dizer que esse (Ricardo Barbará) é um homem público muito experiente, íntegro, honesto, com capacidade de gestão, habilidade política, tem grande acesso ao Governo Estadual e forte atuação política, disse e completou: Ora, se o prefeito é do PSDB, se essa cidade tem dois deputados federais do PSDB, tem uma deputada estadual do PSDB, tem seis vereadores desse partido nesta casa, e ainda precisa de alguém mais próximo do governador? Então pegasse um prefeito de cidade maior que Sorocaba, pelo menos teria maior influência.

A mesma opinião foi compartilhada pelo colega petista Izídio de Brito. O ex-prefeito responde a processos judiciais por conta de supostas irregularidades cometidas quando governava aquela cidade. São acusações fortes. Além disso, Será que a cidade não tem profissionais capacitados para assumir essa pasta?, questionou.

>> Leia mais

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT