quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PT deve ir além do governo Lula

Debate reuniu em Sorocaba cerca de 400 militantes e lideranças petistas de 21 municípios, que comemoraram os 30 anos do Partido

Lideranças presentes à plenária comemorativa aos 30 anos do PT, realizada pelo Diretório Municipal de Sorocaba e Macrorregião do Partido, alertaram para a necessidade de o Partido olhar para além do governo Lula nas eleições de 2010. O debate reuniu cerca de 400 militantes e lideranças regionais do Partido, entre os quais representantes de 21, dos 29 diretórios municipais compreendidos pela Macrorregião Sorocaba do PT.
Os deputados federais Arlindo Chinaglia e José Genoino, os deputados estaduais Hamilton Pereira, Marcos Martins e a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, alertaram a militância numa mesa composta por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes eleitos de diretórios municipais da região.

“Num País que tem eleição a cada dois anos, nós corremos o risco de não refletir sobre o que realmente está em jogo”, alertou o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta. “Não podemos viver apenas para as conquistas desses oito anos (de Governo Lula), porque eles foram insuficientes pelos 500 anos de exploração desse País”, completou.

Iara Bernardi afirmou que o PT não é um Partido de eleição. “As políticas que o presidente Lula implanta hoje na área da educação, saúde, habitação, de distribuição de renda, foram construídas por nós petistas, que implantamos, inclusive, nas cidades que governamos antes do Lula chegar á presidência”, lembrou.

Arlindo Chinaglia também destacou o papel do Partido. “O Lula, nesse exercício da presidência, é evidente que não consegue fazer tudo aquilo que ele e nós gostaríamos, até porque os nossos sonhos, desejos, necessidades enquanto povo, não cabem no orçamento”, observou. “Nós temos esse presente que é o Governo Lula, que nos honra, temos o nosso passado do qual nos orgulhamos e vamos conquistar o povo brasileiro para mais uma jornada de conquistas”, completou.

Dilma e Governo do Estado
Unanimidade entre os participantes do evento foi a priorização da eleição de Dilma Roussef à Presidência da República. Algumas lideranças também cobraram pressa na definição da candidatura ao governo do estado. Em seu discurso de despedida da presidência do PT de Sorocaba, Paulo Henrique Soranz, destacou a necessidade confronto de projetos com o PSDB. “Nós temos que mostrar nesse país que são dois projetos antagônicos”, defendeu.

José Genoino também defendeu a priorização da candidatura de Dilma. “Precisamos fazer o debate sem perder a centralidade, que é a eleição da Dilma”, alertou. “Ela foi a pessoa central nesse governo e vamos fazer uma revolução silenciosa, colocar uma mulher comprometida com um projeto, uma mulher competente, que vai dar continuidade, com avanço, a esse projeto”, concluiu.

Uma definição do Partido em torno da candidatura ao governo do estado também foi cobrada durante o encontro. Para o deputado estadual Hamilton Pereira é fundamental para o desenvolvimento do País, que São Paulo seja administrada na mesma linha do governo federal. “Está mais do que na hora de ganharmos o governo do estado e colocarmos essa locomotiva para ajudar o projeto nacional”, defendeu. “Nossos nomes, tão honrosos, que ajudaram a construir esse Partido ao longo desses 30 anos continuam esperando a decisão do Ciro Gomes”, criticou.

Emídio de Souza, cujo nome está à disposição do Partido como candidato ao governo do estado, afirmou que o PT está diante de uma encruzilhada em São Paulo. “Desde 1982 fizemos campanha com candidato próprio”, lembrou. “Agora, diante do quadro nacional, da importância da eleição da Dilma, se o preço for ter que abrir mão de uma candidatura, tudo bem, mas esperamos até agora, está mais do que na hora de o PT, a Executiva Estadual dizerem qual o processo de escolha teremos que fazer”, cobrou.

Francisco França, vereador e líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Sorocaba defendeu que o Partido tenha candidatura própria. “A direção estadual e nacional do PT devem decidir que o PT do estado de São Paulo tenha candidato próprio”, defendeu.

A nova direção executiva do PT de Sorocaba, empossada na noite de segunda-feira, é composta por Triniti (presidente), Arnô Pereira (vice-presidente), Aparecido de Jesus Lima (secretário geral), Marisa Scauri (secretária de finanças), Márcia Vianna (secretária de organização), Adailton dos Santos (secretário de comunicação), Izidio de Brito Correia (secretário de formação), Regina Pedroso (secretária de mobilização) e Francisco França (líder da bancada). A Macrorregião Sorocaba do PT, que coordena o funcionamento do Partido em 29 municípios da região, tem à sua frente Maurício Ruizz, de Salto, e agrega representantes de 12 municípios.

Notícias CNM/CUT