segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Famílias atingidas por enchentes continuam sendo visitadas por petistas

Prosseguindo com as visitas aos bairros atingidos pelas enchentes do último mês, o vereador Izídio de Brito Correia (PT) e o presidente do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, acompanhados do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, compareceram na última sexta-feira (05), nos bairros Jardim Santo André II e Parque Vitória Régia III. Conduzidos por lideranças dos bairros, os estragos feitos pela invasão das águas puderam ser vistas mesmo depois de dias sem chover.

Para o vereador petista, a primeira medida que deveria ser tomada pela prefeitura, seria indenizar todas as famílias com relação ao dano na estrutura do imóvel e também dos bens materiais, “pois muitos perderam todos os seus eletrodomésticos, colchões e alimentos e não tem condições financeiras para reconstruírem suas vidas”.

Segundo o presidente do PT, as enchentes em ambos os bairros aconteceram não só pelo excesso de chuvas, mas sim por falta de planejamento e diversas obras mal realizadas. “Como exemplo, temos a proteção feita na margem do Rio com um elevado de terra, mas com uma única saída da água, não protegendo assim os moradores do Vitória Régia III”, explica Triniti.

Segundo Izídio, a prefeitura carece com urgência, acompanhada por técnicos competentes, realizar um calendário de obras para refazer os serviços mal feitos e acabar com o risco de novas enchentes. “Porém, o Poder Executivo precisa transferir todas as famílias que vivem em áreas de risco para um local seguro, daí a necessidade de investir na política urbana o mais breve possível”, acredita.

O presidente Terto garantiu que tanto o Parque Vitória Régia III, quanto o Santo André II receberão as doações arrecadas pela “Campanha Vítimas de Enchente Sorocaba”, que está sendo realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. “Queremos amenizar o sofrimento dessas pessoas”, afirma.

Para discutir sobre o assunto, o vereador Izídio realizará uma audiência pública na Câmara Municipal, no próximo dia 23 deste mês, às 19h. Na oportunidade, serão discutidas as conseqüências das chuvas em toda a cidade e meios para a solução do problema a curto, médio e longo prazo. “Não podemos deixar cair no esquecimento esse grave problema que a cidade enfrenta. Precisamos encontrar uma solução para centenas de famílias que sofrem com enchentes em Sorocaba”, ressalta.

Após a visita em ambos os bairros, por volta das 19h, os petistas Izídio e Triniti participaram da assembleia realizada pelos moradores do Jardim Itanguá II, que estão lutando para impedir que seus terrenos sejam leiloados.

Notícias CNM/CUT