quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bancada petista quer mobilização dos servidores pelo reajuste

Nesta quarta-feira (24), a bancada do Partido dos Trabalhadores, composta pelos vereadores Francisco França (líder) e Izídio de Brito Correia, além do presidente do PT Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes e dezenas de militantes do partido realizaram a distribuição do boletim da bancada aos servidores, na passarela de acesso ao Paço Municipal.

No boletim, a bancada cobra empenho do prefeito municipal Vitor Lippi (PSDB) em relação ao reajuste salarial dos servidores, que tem data-base em 1º. de janeiro.

De acordo com os vereadores França e Izídio, passados aproximadamente dois meses, até o momento o executivo não tratou o assunto com a seriedade merecida.
Saiba Mais

Em 2009, com a desculpa da crise econômica, o prefeito Vitor Lippi concedeu o reajuste da categoria somente seis meses após o vencimento da data-base, mesmo assim, após muita cobrança da bancada petista.

Para França, Lippi segue a mesma cartilha de Mário Covas, Geraldo Alckimin e José Serra. Todos eles desvalorizaram e ainda desvalorizam os servidores, é a política do PSDB. Já o vereador Izídio diz que a política da administração tucana é de aparências, sem se importar com o seu principal recurso para atender bem a população, que é o servidor.

"É uma vergonha o prefeito pagar dívidas antigas e na hora de reajustar o salário dos servidores dizer que faltam recursos, mesmo com um orçamento de mais de um bilhão de Reais", disse o presidente do PT Sorocaba, Triniti, referindo ao discurso usado por Lippi em 2009.

Alerta

A iniciativa da bancada petista, bem como da coordenação regional da CUT, que também apoiou o ato - teve o objetivo de alertar os servidores sobre a necessidade de mobilização da categoria para sensibilizar o prefeito quanto à urgência de negociação.

Os vereadores França e Izídio, que atuam ainda sindicalistas, dizem que muitas categorias conquistaram 4% ou até mais de aumento real, ou seja, acima da inflação. Portanto os servidores também são merecedores de um reajuste digno.

O sindicato da categoria, na proposta encaminhada ao executivo pede 6% de reajuste salarial. Índice que garantiria a reposição da inflação do período medida pelo INPC, que é de 3,65%, além de 2,35% de recuperação e valorização do piso salarial do funcionalismo.

No ano passado, o reajuste dos servidores sorocabanos cobriu apenas a inflação. A defasagem do piso permaneceu.

AI Francisco França

Notícias CNM/CUT