segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pesquisa aponta Lula como o brasileiro mais confiável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais confiável para os brasileiros, segundo ranking com 27 personalidades elaborado pelo Datafolha e divulgado na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Lula aparece à frente de apresentadores de TV como William Bonner e Silvio Santos, do padre Marcelo Rossi e de cantores como Roberto Carlos e Chico Buarque. Os 11.258 entrevistados, de 14 a 18 de dezembro, deram nota de 0 (menos confiável) a 10 (mais confiável) às personalidades apresentadas. Lula lidera a lista, com nota média de 7,9.

A admiração por Lula é maior na Região Nordeste, onde a média chega a 8,74. A sua menor nota é no Sul, com 7,14. O maior percentual de notas máximas aconteceu em Pernambuco, com 65%, seguido do Ceará (53%) e da Bahia, com 48%. No Rio Grande do Sul, apenas 15% dos entrevistados lhe deram nota máxima. As melhores avaliações, de acordo com a pesquisa, aconteceram entre os mais velhos, com 47% de notas máximas das pessoas com mais de 60 anos. Entre os mais escolarizados e mais ricos, Lula fica em quinto.

Os cinco primeiros, pela ordem, são Chico Buarque, William Bonner, Caetano Veloso e Roberto Carlos. Apenas Lula e Sílvio Santos, entre todas as personalidades da pesquisa, foram citados como conhecidos por todos os entrevistados. Quatro dos últimos cinco colocados na pesquisa são ex-presidentes da República: pela ordem, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Fernando Collor.

Redação Terra

Notícias CNM/CUT