segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Companhia de Santos Reis encerra peregrinação

A Companhia de Santos Reis da Vila Formosa iniciou o dia de sábado (09) com uma grade de programação especial para marcar a festa de encerramento da peregrinação que o grupo fazia desde o final de outubro do ano passado.

A festa de chegada se deu no Clube Paranazinho, com almoço para os foliões e a comunidade, além de outros eventos previstos para todo o dia.

Na parte da manhã, a Companhia visitou residências nos bairros Maria Antonia Prado e Vila Formosa, com suas cantorias, instrumentos e fantasias. Entre as casas visitadas dos bairros da zona norte da cidade, a casa do vereador Izídio de Brito Correia (PT) foi uma das contempladas.

Izídio contou que há 18 anos, a Companhia é recebida por sua família e que para ele, a ocasião proporciona belas lembranças. “Até os 18 anos vivi na roça e lá, via muito disso. Agora ao receber a Companhia em casa, relembro aquela época e sinto muita saudade.”

A esposa de Izídio, Kátia Cristina, confessou que passou a admirar a Companhia somente depois de casada, pois, por pertencer a uma família de outra religião, a oportunidade nunca pôde ser aproveitada antes. “Acho muito interessante a Companhia e até o canto deles. É algo sagrado que não deixa a cultura morrer.”

Os foliões cantaram e tocaram instrumentos especialmente decorados para a ocasião e agradeceram a recepção dada pela família de Izídio. “É uma honra receber aqui em casa um grupo de tradição rural que sobrevive na área urbana até os dias de hoje”, disse o vereador.

>> Leia Mais

Diário de Sorocaba

Notícias CNM/CUT