sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PT quer CPI da Corrupção em Sorocaba

Prefeitura tucana teve dois secretários indiciados por cobrança de propinas


A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Sorocaba, composta pelos vereadores Francisco França (líder) e Izídio de Brito Correia vai entrar com o pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os casos de corrupção na cidade – governada pelo tucano Vitor Lippi, em especial aquele tratado pela Operação Pandora. Os dois parlamentares vão buscar as assinaturas dos outros vereadores a partir da próxima segunda-feira (29/02).

Ontem (25), os ex-secretários municipais Mauricio Biazotto Corte e José Dias Batista Ferrari, além da empresária Ivanilde Vieira, ex-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo – que durante a campanha eleitoral de 2008 presidia o PSC sorocabano, partido que integrou a coligação do prefeito Vitor Lippi (PSDB) –, e outras cinco pessoas foram indiciados por corrupção e formação de quadrilha.

O grupo atuava na Prefeitura de Sorocaba cobrando propinas para a liberação de alvarás de funcionamento de postos de combustíveis. Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, podem ter sido desviados mais de um milhão de reais.

Histórico
Diante da denúncia de envolvimento dos secretários municipais no esquema de corrupção, no dia 29 de setembro do ano passado, o vereador Francisco França anunciou o pedido de criação de uma CPI pela bancada petista, composta ainda pelo vereador Izídio de Brito Correia com o objetivo de apurar os indícios de corrupção no Paço Municipal e, assim dar uma resposta à população que estava assustada com os acontecimentos.

Porém, das sete assinaturas necessárias para instauração da CPI, a bancada petista conseguiu apenas cinco, além de França e Izídio, apenas José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS) e Antônio Carlos Silvano (PMDB) assinaram o documento. Os demais parlamentares, todos da base aliada do prefeito Vitor Lippi não aderiram à abertura da CPI.

Pressionado pelos acontecimentos, Lippi anunciou uma sindicância para investigar os procedimentos internos na administração quanto à liberação de alvarás de funcionamento, inclusive com acompanhamento de entidades representantes da sociedade civil, como: Câmara Municipal de Sorocaba; Ordem dos Advogados do Brasil (AOB Sorocaba); Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (CREA).

Atitude que a bancada petista considerou uma verdadeira "cortina de fumaça" para enfraquecer a CPI e proteger o chefe do executivo e seus secretários.

No final de dezembro de 2009, a prefeitura municipal concluiu que não houve fatos que desabonassem os procedimentos internos dos membros do governo municipal em relação à entrega de documentos e cumprimento de prazos nos processos abertos para aprovação de projetos de implantação de postos de combustíveis.

No dia 8 de fevereiro, o vereador Francisco França protocolou requerimento solicitando cópia de todo processo de sindicância ao governo municipal. Documentação que deverá ser entregue ao vereador na próxima semana, quando vence o prazo para resposta.

Se o poupatempo fosse um pedágio, Serra já teria construído!


Ivanilde e ex-secretários serão julgados por corrupção

A empresária Ivanilde Vieira Serebrenic e dois ex-secretários municipais Maurício Biazotto Corte e José Dias Batista Ferrari serão julgados por corrupção, entre outros crimes. Partes do teor do relatório final do inquérito da Operação Pandora, elaborado pela Polícia Civil e Ministério Público, foram divulgados nesta quinta-feira (25) na delegacia do Grupo Antissequestro (GAS). Participaram da entrevista coletiva o delegado Wilson Negrão, do GAS, e os promotores Roberto de Campos Andrade e Wellington dos Santos Veloso, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

A investigação apontou a existência de uma quadrilha que atuava na Prefeitura de Sorocaba, na regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) e pode ter arrecadado mais de R$ 1 milhão.

A polícia e o MP confirmaram que houve pagamento de propina para liberação do alvarás de funcionamento do hipermercado Extra do Parque Campolim e de um posto de combustível também pertencente à rede Extra na avenida Antônio Carlos Comitre, no mesmo bairro, em 2008. Atualmente, o posto está fechado.

Ivanilde era a presidente regional do Sincopetro até ser presa temporariamente em outubro, no início da Operação Pandora. Foi indiciada por corrupção ativa, tráfico de influência, crime contra a ordem tributária e formação de quadrilha. Em 2008, ela se candidatou à vereadora pelo Partido Social Cristão (PSC), coligado com o PSDB, partido do prefeito Vitor Lippi. Não chegou a ser eleita.

Biazotto e Ferrari foram acusados formalmente por corrupção passiva, tráfico de influência e formação de quadrilha. Os outros cinco indiciados são os diretores da rede de hipermercados Extra, Humberto Amaral Monteiro e Dalton Peres; o advogado do Sincopetro, Alexandre de Menezes Simão; o engenheiro da Secretaria de Habitação e Urbanismo, Jefferson Tadeu Aily; e a ex-assessora de Ivanilde e esposa de Biazotto, Valéria Cavaler. Os dois diretores do Extra também respondem por corrupção ativa.

O inquérito somou três mil páginas, dividido em 15 volumes, e foi coordenado por Negrão e Andrade. Um total de 30 pessoas foram ouvidas no inquérito, a maior parte como testemunha. O prefeito Vitor Lippi não chegou a ser ouvido. O Ministério Público tem o prazo de 15 dias para oferecer a denúncia ao juiz da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, Jaime Walmer de Freitas, e os promotores adiantaram ontem que assim o farão.

“Havia uma motivação entre os membros do grupo no sentido de facilitar a aprovação de postos de gasolina do hipermercado Extra e obter vantagens junto à Prefeitura para aprovação do funcionamento da loja Extra do Campolim. Nós restringimos a investigação a esses fatos específicos”, diz Andrade.

O promotor explica, no entanto, que no decorrer do inquérito surgiram aspectos que indicaram ramificações da quadrilha e que serão apuradas oportunamente. “Fatos novos deram ensejo a outras investigações”, segundo Andrade. O esquema de corrupção pode ter funcionado em mais prefeituras. “A investigação deu ‘filhotes’ que também serão investigados”, afirma o promotor Wellington Veloso.

“Para concluir a investigação, nos ativemos a esse conluio do grupo para facilitar a obtenção de vantagens junto à Prefeitura (de Sorocaba)”, explica o promotor. Segundo o delegado, Ivanilde era “o elo” e todo o esquema passava por ela. “Ela por vezes vendia dificuldade e oferecia facilidade”, diz Negrão.

Conforme Andrade, ficou bem caracterizado que houve vantagem econômica para acelerar o andamento dos processos. Veloso esclarece que as provas são incontestes. Os acusados mantinham contatos por telefone e pessoalmente, inclusive no posto que pertence à Ivanilde, de acordo com o delegado.

Os promotores e o delegado não mencionaram o valor que teria sido pago para liberação das licenças ao hipermercado. Os pagamentos seriam feitos em dinheiro vivo, movimentação bancária e até em eletrodomésticos entregues na casa de um dos acusados de corrupção passiva. Informações de documentos contábeis apreendidos foram cruzados com dados da Receita Estadual.

Se condenada, Ivanilde terá a pena diminuída por causa da delação premiada. Ao ser presa, no final de setembro, ela colaborou com a polícia e ajudou a avançar as investigações. Só ela entre os acusados será beneficiada com a delação premiada. O julgamento dos acusados não tem prazo definido para ocorrer. Por ser complexo, Veloso acredita que a fase de instrução do processo deva durar em torno de um ano.

Em caso de condenação, a pena de cada um dos acusados deve variar, conforme os crimes e a participação no esquema. A corrupção ativa ou passiva tem pena máxima de 12 anos de prisão, tráfico de influência cinco e formação de quadrilha três. A prisão em regime fechado é válida para condenação acima de oito anos, entre quatro e oito pode ser revertida em regime semiaberto e abaixo de quatro em prestação de serviço à comunidade, explica Veloso.
Jornal Cruzeiro do Sul

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bancada petista quer mobilização dos servidores pelo reajuste

Nesta quarta-feira (24), a bancada do Partido dos Trabalhadores, composta pelos vereadores Francisco França (líder) e Izídio de Brito Correia, além do presidente do PT Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes e dezenas de militantes do partido realizaram a distribuição do boletim da bancada aos servidores, na passarela de acesso ao Paço Municipal.

No boletim, a bancada cobra empenho do prefeito municipal Vitor Lippi (PSDB) em relação ao reajuste salarial dos servidores, que tem data-base em 1º. de janeiro.

De acordo com os vereadores França e Izídio, passados aproximadamente dois meses, até o momento o executivo não tratou o assunto com a seriedade merecida.
Saiba Mais

Em 2009, com a desculpa da crise econômica, o prefeito Vitor Lippi concedeu o reajuste da categoria somente seis meses após o vencimento da data-base, mesmo assim, após muita cobrança da bancada petista.

Para França, Lippi segue a mesma cartilha de Mário Covas, Geraldo Alckimin e José Serra. Todos eles desvalorizaram e ainda desvalorizam os servidores, é a política do PSDB. Já o vereador Izídio diz que a política da administração tucana é de aparências, sem se importar com o seu principal recurso para atender bem a população, que é o servidor.

"É uma vergonha o prefeito pagar dívidas antigas e na hora de reajustar o salário dos servidores dizer que faltam recursos, mesmo com um orçamento de mais de um bilhão de Reais", disse o presidente do PT Sorocaba, Triniti, referindo ao discurso usado por Lippi em 2009.

Alerta

A iniciativa da bancada petista, bem como da coordenação regional da CUT, que também apoiou o ato - teve o objetivo de alertar os servidores sobre a necessidade de mobilização da categoria para sensibilizar o prefeito quanto à urgência de negociação.

Os vereadores França e Izídio, que atuam ainda sindicalistas, dizem que muitas categorias conquistaram 4% ou até mais de aumento real, ou seja, acima da inflação. Portanto os servidores também são merecedores de um reajuste digno.

O sindicato da categoria, na proposta encaminhada ao executivo pede 6% de reajuste salarial. Índice que garantiria a reposição da inflação do período medida pelo INPC, que é de 3,65%, além de 2,35% de recuperação e valorização do piso salarial do funcionalismo.

No ano passado, o reajuste dos servidores sorocabanos cobriu apenas a inflação. A defasagem do piso permaneceu.

AI Francisco França

Retorno da Case é mérito do Lula

Os representantes do tucanato sorocabano e o governador do estado, José Serra, estão felizes com a reinauguração da Case, em Sorocaba, no próximo mês de março. Na verdade não são apenas eles os felizes com a volta da empresa. Todos os sorocabanos de bom juízo também estão contentes com mais esse investimento, que pode superar a casa de R$ 1 bilhão e gerar até 8 mil empregos diretos e indiretos.

E os tucanos têm razão mesmo de ficarem mais felizes que os outros. Afinal, foram eles os responsáveis pela saída da empresa da cidade em 2001.

Foi a desastrosa gestão neoliberal tucana - local, estadual e nacional - que criou e fomentou a guerra fiscal, que tantos prejuízos causou a milhões de brasileiros em todo o país. A Case, que em 2001 mandou parte da planta para Belo Horizonte (MG) e outra para Curitiba (PR), deixou mais de 600 sorocabanos desempregados quando fechou as portas.

Não se vê outro motivo, senão a volta de algo que deixaram escorrer pelos dedos, para a felicidade tucana. Esses administradores não podem, em hipótese alguma, comemorar a volta da Case por outro motivo. A comemoração tucana deve se limitar a um: ufa! ainda bem que eles voltaram.

O retorno da Case a Sorocaba está ligado, de fato, ao momento histórico pelo qual passa o país e pelas instalações paradas que ela tinha aqui. Foi essa comodidade e as políticas de recuperação do Brasil implantadas pelo governo Lula que fizeram com que a empresa voltasse a crescer e a escolher Sorocaba, onde esteve por mais de 20 anos.

O anúncio do investimento de R$ 1 bilhão em Sorocaba, dos R$ 6 bilhões que o grupo Fiat Allis, dono da Case, deverá investir até 2012 no Brasil foi feito por Sérgio Marchionne ao presidente Lula, em Brasília, em novembro de 2007.

O retorno da Case, portanto, não é uma vitória tucana como querem os representantes locais e estaduais. A reabertura dessa fábrica passa por decisões maiores. Passa pela credibilidade econômica e moral que o Brasil começou a ter depois que Lula assumiu o Presidência e passou a governar para todos os brasileiros, não para um modelo econômico, o neoliberalismo, como fizeram os mandatários tucanos.

À época, quando a Case anunciava a saída, o então prefeito Renato Amary dizia que não podia fazer nada porque era uma decisão mundial. Agora, como é chegada de investimento, o prefeito Vitor Lippi e o governador José Serra disputam as benesses e tentam tirar o mérito de Lula. Como diz o ditado: filho feio morre órfão; bonito não fica sem pai.

Folha Metalúrgica

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Educação profissional deve estar acessível a todos

Além destravar a articulação para instalação de uma unidade federal de ensino profissional em Sorocaba, a audiência pública "Qualificação Profissional e Escola Técnica Federal", realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de 22/2, também debateu a trajetória histórica do ensino profissional no Brasil e a necessidade de democratização do mesmo.

Segundo o doutor em educação, professor Celso Ferreti, que tem atuação nos temas trabalho, orientação profissional e trajetória ocupacional, há uma distância muito grande entre as escolas profissionalizantes e o mercado de trabalho. Ele falou sobre os conceitos de qualificação substancialista, que defende que o aluno deve conhecer todo o processo técnico do seu trabalho, e a relativista, que aponta a necessidade não só do conhecimento técnico, mas também do padrão de comportamento na sociedade.

"Há uma defasagem grande entre a formação da escola e as condições reais de trabalho que o mercado oferece", afirmou Ferreti. "Quando se diz que existem empregos, mas não há trabalhadores qualificados, é preciso entender se qualificado dito pelo empregador é o que está dizendo a escola", completou. O professor apontou ainda práticas que interferem na realidade do mercado, como a desregularização do emprego, ocorrida através das terceirizações, contratações temporárias e férias não remuneradas.

Ferreti falou também sobre a "dualidade" que marcou a história da educação brasileira, quando a educação propedêutica, de base teórica mais ampla, era voltada para a parcela economicamente mais abastada da sociedade, e a educação profissional era destinada para a parcela mais empobrecida, cujas perspectivas de assumir posições de direção na sociedade eram tidas como menores.

"Essa realidade colocada pelo professor Ferreti é muito parecida com a de Sorocaba", afirmou a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi. Ela lembrou a resistência do município em trazer as escolas normais, quando Itapetininga já contava com uma, assim como a busca pela universidade pública. "Em relação à escola técnica federal, Sorocaba pode ter até mais que uma, mas não tem nenhuma, enquanto na região já existem quatro (São Roque, Boituva, Itapetininga e Salto)", observou.

Para Ferreti, o problema da educação profissional no Brasil só poderá ser resolvido através da oferta de escolas a toda a população com qualidade e condições. O professor citou o decreto 5154, do Governo Lula, que propõe o ensino médio integrado, em contraposição à concepção "liberal burguesa", que considerava que o trabalhador deve receber educação suficiente para operar bem equipamentos. Segundo ele, a medida segue a linha da proposição socialista, em que trabalhadores devem dominar o conhecimento técnico, mas também o científico de como se desenvolve o processo produtivo.

Segundo o reitor em exercício do Instituto Federal de São Paulo, Garabed Kenchian, tal perspectiva já existe nos Institutos Federais. "Os cursos são prioritariamente noturnos porque nosso foco está no trabalhador, o profissional tem a possibilidade de voltar ao Instituto para atualização, desenvolvemos pesquisa e extensão com foco nos meios de produção e vivemos em ambiente crítico e democrático, em contato com as contradições da sociedade", explicou.

Garabed citou ainda um estudo que aponta que o investimento necessário para uma boa formação no ensino médio não deveria passar R$3,5 mil/ano por aluno. "Em São Paulo, investe-se R$1 mil/ano por aluno, o que de maneira simplista nos leva a concluir que seria necessário triplicar os investimentos estaduais nessa área para se chegar a um bom nível educacional", ponderou.

AI Deputado Hamilton Pereira

Sorocaba caminha, finalmente, para ter uma escola técnica federal

Deliberação foi tirada em audiência pública que debateu, na Câmara Municipal de Sorocaba, "Qualificação Profissional e Escola Técnica Federal"

Finalmente, após quase três anos de discussões, a Prefeitura de Sorocaba dará um primeiro passo no sentido de trazer uma escola técnica federal para o município. A iniciativa, deliberada em audiência pública da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (22/2), ocorre concomitantemente ao planejamento da terceira fase de expansão da rede federal de educação profissional, que pretende duplicar o número de unidades de ensino no País.

A audiência, de iniciativa do vereador Izidio de Brito Correia (PT), contou a presença da representante do MEC (Ministério da Educação) no estado de São Paulo, Iara Bernardi, do reitor em exercício do Instituto Federal de São Paulo, Garabed Kenchian, do doutor em educação, Celso Ferreti, do diretor do Instituto Federal de Salto, professor José Antonio Neves, do Secretário Municipal de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, e do deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

Firmino se comprometeu a agendar uma reunião entre o prefeito Vitor Lippi, Iara Bernardi e o vereador Izidio para definição de um documento, a ser entregue ao presidente Lula no próximo dia 2/3, definindo o interesse e disposição do município em atrair unidades de ensino profissional. Iara Bernardi, por sua vez, afirmou que, pelo número de habitantes, Sorocaba poderia comportar até duas unidades. Uma emenda de autoria do vereador Izídio, aprovada ao PPA (Plano Plurianual) 2010-2013, garante a destinação de uma área para instalação da escola técnica federal.

Segundo Garabed, a primeira fase de expansão priorizou locais onde já havia estrutura física, como no caso do município de Salto, e em dois anos São Paulo passou das três unidades de Cefets existentes em 2005, para 11 unidades. Na segunda fase, iniciada em 2008, já foram construídas em São Paulo mais 13 unidades e até o final de 2010 esse número deverá chegar a 30 novas escolas técnicas. "Existe a perspectiva de uma terceira fase de expansão, em planejamento, e a proposta é duplicar o número de entidades já existentes no país, de 300 para 600, ou até mil novas unidades de ensino", afirmou Garabed.

O reitor chegou a afirmar que ficou surpreso ao saber que Sorocaba tem mais de 600 mil habitantes e não conta com nenhuma unidade federal de ensino profissional. "A segunda fase de expansão beneficiou municípios com mais de 100 mil habitantes e é mesmo razoável que Sorocaba venha a ter mais de um campus", afirmou. Ele também afirmou que dar início a atividades em parceria com o Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia pode adiantar o processo de instalação de uma unidade própria no município. "Não temos autonomia para criar cargos, mas disponibilizamos a gestão educacional para formar o pessoal docente e administrativo", afirmou.

Iara Bernardi citou ainda programas educacionais do Governo Federal que poderiam estar beneficiando o município, porém não houve interesse da Prefeitura em aderir aos mesmos. Os programas citados pela representante do MEC foram: Proeja Fic, desenvolvido nas escolas municipais e unidades penitenciárias para formação profissional associada à escolarização formal para jovens e adultos; Brasil Profissionalizado, que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional; ProInfância, de assistência financeira aos municípios para construção de creches e pré-escolas. "Sorocaba tem várias oportunidades, que está perdendo, porque não aderiu aos programas do Governo Federal", criticou Iara.

Críticas duras à Prefeitura também foram apresentadas por Hamilton Pereira. O deputado lembrou que em 2007 esteve em Brasília e no então Cefet de São Paulo, levantando informações sobre quais requisitos um município deveria ter para atrair uma unidade de educação profissional. "Levei as informações ao prefeito Vitor Lippi e à Secretária Terezinha Del Cistia, apontando a Zona Norte como um local ideal para instalação da unidade", afirmou. "Houve concordância do prefeito de que seria muito importante, só que falta aquele emprenho em realmente se juntar a todos e sair atrás desse empreendimento na cidade", criticou Hamilton.

Izidio apresentou dados de escolaridade entre os trabalhadores de Sorocaba, levantados em 2008 pelo Ministério do Trabalho. Os números apontam que 40,62% dos trabalhadores com carteira assinada têm escolaridade inferior ao ensino médio. Cerca de 40 entidades estiveram representadas na audiência pública.

AI Deputado Hamilton Pereira

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Audiência discute qualificação hoje na Câmara

Os programas federais de formação e qualificação de trabalhadores e as formas da cidade aderirem a eles serão temas discutidos durante em audiência pública na noite de hoje. O encontro será às 19h na Câmara Municipal de Sorocaba e na abertura o mestre em educação, Celso João Ferreti, fará palestra sobre a História da Educação Profissional.

A iniciativa da discussão é do vereador Izídio de Brito Correia (PT). Segundo ele, o objetivo do evento é chamar a atenção para a necessidade de mobilização para a implantação dos programas federais de educação e qualificação profissional, sob o risco da Case, a Toyota e outras empresas terem que buscar mão-de-obra qualificada fora da cidade e da região. Pensando nisso é que espero contar com a participação de representantes da prefeitura, empresários, professores e metalúrgicos, além de toda a população, que é a maior prejudicada pela ausência desses programas em nossa cidade, ressalta Izídio.

Para o vereador Izídio, a audiência pública será o primeiro passo, visando a sensibilização do poder público municipal e de outros setores que podem contribuir para credenciar Sorocaba a esses programas. O governo federal, segundo ele, dispõe de três programas para formação e qualificação de trabalhadores e segundo Izídio, Sorocaba não aderiu a nenhum deles. A principal diferença dos cursos federais em comparação com outros cursos de capacitação, segundo a ex-deputada federal e atual representante do Ministério da Educação (MEC) no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, é que, além de serem gratuitos, oferecem aos trabalhadores formação regular até o ensino médio e cursos de qualificação nas mais diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e agricultura.

Escolas técnicas

A representante do MEC esclarece também que, para ganhar uma escola técnica federal, por exemplo, a prefeitura precisa apenas ceder o terreno. Toda a estrutura, a metodologia, os professores, a manutenção são providenciados pelo governo federal. Os cursos são gratuitos. A prefeitura de Sorocaba cedeu um terreno para outra unidade do Senai em Sorocaba, mas parece não se interessar pelos programas federais de educação e qualificação, afirma Iara.

Além de Celso Ferreti, a audiência será acompanhada pelo reitor em exercício do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Garabed Kenchian, o reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Fernando de Sá Del Fiol, o diretor do Departamento de Ação Regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alexandre Eugênio, do diretor geral do câmpus Salto do Instituto de Educação Tecnológica, José Antônio Neves e do secretário de Educação de Salto, Wilson Roberto Caveden.

Jornal Cruzeiro do Sul

Artigo - Caixa de Pandora de Brasília e de Sorocaba

Os sorocabanos, em sua grande maioria, esperam ansiosos o desfecho do inquérito de Caixa de Pandora, que dura quatro meses – desde a prisão temporária da empresária Ivanilde Vieira Serebrenic, ex-presidente regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), no dia 28 de setembro de 2009.

Também foram presos temporariamente os então secretários municipais Maurício Biazotto Corte (Governo e Planejamento) e José Dias Batista Ferrari (Desenvolvimento Econômico), depois exonerados. Em meados de novembro, havia a expectativa inicial de que o inquérito fosse encerrado no fim do mesmo mês, como noticiado na época. Depois, acreditou-se que ele terminaria no inicio de fevereiro, antes do carnaval; agora ficou para dia 23 deste mês.

A Polícia Civil e o Ministério Público apuram a existência e os desdobramentos de um suposto esquema de corrupção no Sincopetro e na Prefeitura de Sorocaba. Ele consistiria, basicamente, no pagamento de propinas para apressar ou facilitar a emissão de alvarás de funcionamento de postos de combustível.

Enquanto aguardamos os desdobramentos de operação Caixa de Pandora da nossa cidade, outra operação, que leva o mesmo nome, em Brasília, teve seu desfecho inédito: o governador do DEM, José Roberto Arruda – ex-vice-presidenciável na chapa de José Serra – está na cadeia, acompanhado dos comparsas que ajudaram no esquema de corrupção. As instituições agiram com rigor, como tem que ser, para combater esse câncer chamado corrupção.

A prisão do Governador José Roberto Arruda, e de tantos outros, que a Polícia Federal vem colocando na cadeia nestes últimos anos, faz com que a população brasileira passe a acreditar nas instituições que cada vez mais vêm se consolidando em nosso país. Isso demonstra a importância de termos solidez institucional para combater o crime organizado e a corrupção no Brasil.

Aqui em Sorocaba, a investigação está sendo coordenada pelo delegado Wilson Negrão, do Grupo Antissequestro (GAS), e pelo promotor Roberto de Campos Andrade, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O delegado disse que o prazo para encerramento do inquérito foi ampliado a fim de reunir mais evidências. Ele deixou claro que a preocupação principal não é com o tempo, mas com as provas.

As operações Caixa de Pandora, realizadas em Brasília e Sorocaba, chamaram a atenção de milhares de pessoas, primeiro pelo esquema montado para desviar dos cofres públicos milhões de reais -- que deveriam ser investidos para solucionar vários problemas que atingem a população.

Segundo pelo nome, Caixa de Pandora. Tive a curiosidade de entender melhor seu significado. Entre tantas leituras, encontrei um artigo do psicólogo Sérgio Pereira Alves que explica: "Epimeteu havia sido avisado por Prometeu para não aceitar nenhum presente dos deuses, mas, encantado com Pandora, desconsidera as recomendações do irmão. Pandora chega trazendo em suas mãos um grande vaso (pithos = jarro) fechado que trouxera do Olimpo como presente de casamento ao marido. Pandora abre-o diante dele e de dentro, como nuvem negra, escapam todas as maldições e pragas que assolam todo o planeta. Desgraças que até hoje atormentam a humanidade. Pandora ainda tenta fechar a ânfora divina, mas era tarde demais: ela estava vazia, com a exceção da 'esperança', que permaneceu presa junto à borda da caixa. A única forma do homem para não sucumbir às dores e aos sofrimentos da vida. Assim, essa narração mítica explica a origem do males, trazidos com a perspicácia e astúcia 'daquela que possui todos os dons'”.

Deste mito ficou a expressão caixa de Pandora, que se usa em sentido figurado quando se quer dizer que alguma coisa, sob uma aparente inocência ou beleza, é na verdade uma fonte de calamidades. Abrir a Caixa de Pandora significa que uma ação pequena e bem-intencionada pode liberar uma avalanche de repercussões negativas. Há ainda um detalhe intrigante que poderíamos levantar: por que a esperança estava guardada na caixa entre todos os males? Dependendo da perspectiva que olharmos os pares de opostos, a esperança pode também ter uma conotação negativa, por poder minar as nossas ações nos fazendo aceitar coisas que deveríamos confrontar.

Milhares de sorocabanos têm a esperança de que, ao final deste inquérito, tudo possa ser esclarecido sobre este suposto esquema de corrupção montado em Sorocaba. Esperamos dos responsáveis pela investigação que aqueles que tenham culpa sejam punidos conforme determina a lei. O episódio de Brasília nos serve de exemplo de que as instituições estão cada vez mais confiáveis aos olhos da população. Neste episódio de Sorocaba só temos que aplaudir o que fizeram até o momento o Delegado Wilson Negrão e o Promotor Roberto de Campos Andrade.


José Carlos Triniti Fernandes
Presidente do PT Sorocaba

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Audiência Pública discutirá programas federais de qualificação profissional

O governo federal dispõe de três programas para formação e qualificação de trabalhadores, mas a prefeitura de Sorocaba não aderiu a nenhum deles. Esses programas e as formas da cidade aceder a eles serão temas de uma audiência pública que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h, na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Izídio de Brito Correia (PT).
A principal diferença dos cursos federais em comparação com outros cursos de capacitação, segundo a ex-deputada federal e atual representante do Ministério da Educação (MEC) no estado de São Paulo, Iara Bernardi, é que, além de serem gratuitos, oferecem aos trabalhadores formação regular até o ensino médio e cursos de qualificação nas mais diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e agricultura.

Para o vereador petista, Sorocaba precisa se mobilizar pela implantação dos programas federais de educação e qualificação profissional, sob o risco da Case, a Toyota e outras empresas terem que buscar mão-de-obra qualificada fora da cidade e da região. “Pensando nisso é que espero contar com a participação de representantes da prefeitura, empresários, professores e metalúrgicos, além de toda a população, que é a maior prejudicada pela ausência desses programas em nossa cidade”, ressalta Izídio.

A audiência contará com a palestra do Mestre em Educação sobre a História da Educação Profissional, Celso João Ferretti. Já confirmaram presença o reitor em exercício do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Prof. Garabed Kenchian, o reitor da Universidade de Sorocaba, Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol, o diretor do Departamento de Ação Regional da FIESP São Paulo, Alexandre Eugênio, do diretor geral do Campus Salto do Instituto de Educação Tecnológica, José Antônio Neves e do Secretário de Educação de Salto, Wilson Roberto Caveden.

Escolas federais
Um dos programas do governo Lula instala Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFE), conhecidos como escolas técnicas federais. Os municípios de Salto, Boituva, São Roque, Capivari e Itapetininga já possuem suas escolas federais. Sorocaba ainda não.

Somente nos IFEs o governo Lula vai investir R$ 1,1 bilhão e abrir 190 mil vagas até 2011. Além desse, o governo também oferece os programas Eja-FIC e Brasil Profissionalizado.

Para o vereador Izídio, a audiência pública será o primeiro passo, visando a sensibilização do poder público municipal e de outros setores que podem contribuir para credenciar Sorocaba a esses programas.

A representante do MEC esclarece também que, para ganhar uma escola técnica federal, por exemplo, a prefeitura precisa apenas ceder o terreno. Toda a estrutura, a metodologia, os professores, a manutenção são providenciados pelo governo federal. Os cursos são gratuitos. “A prefeitura de Sorocaba cedeu um terreno para outra unidade do Senai em Sorocaba, mas parece não se interessar pelos programas federais de educação e qualificação”, afirma Iara.

Falta interesse
Segundo Iara Bernardi, o reitor do Instituto Federal, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, já se dispôs a vir para Sorocaba conversar com o prefeito Lippi (PSDB) e seus secretários, mas não houve interesse por parte do Paço.

Em outro programa federal, o Brasil Profissionalizado, as escolas técnicas do Centro Paula Souza em Sorocaba (Rubens de Faria e Fernando Prestes) se credenciaram para receber recursos, independente da prefeitura.
A Etec Fernando Prestes não foi contemplada porque o terreno onde ela está instalada, no jardim Paulistano, não está regularizado, apesar de ser de propriedade da prefeitura.

Programas federais disponíveis
IFE - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Tem como objetivo integrar e reorganizar os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em uma mesma região. Devem consolidar e fortalecer o ensino, a pesquisa aplicada e contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. Cabe o município que solicitar um IFE a cessão de prédio ou terreno para construção.

Eja FIC - Tem como objetivo combinar elevação de escolaridade com ensino profissional. Integra as ações do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O programa combina a conclusão do ensino fundamental com a certificação profissional. O trabalhador adquire ao mesmo tempo o diploma do ensino fundamental e a certificação profissional.

Brasil Profissionalizado - Modernização da rede pública de ensino médio integradas à educação profissional. Os Estados ou municípios devem apontar necessidades de construção, ampliação e reforma de escola, laboratórios científicos e tecnológicos, equipamento e mobiliário, formação de profissionais de educação e acervo bibliográfico.


AI SMetal Sorocaba

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sorocaba pagará caro para despejar lixo em outra cidade

O aterro sanitário de Sorocaba no Retiro São João chegou ao limite e não existe outra opção para descartar o lixo doméstico na cidade. A Prefeitura terá que assumir os custos para "exportar" a média de 13.600 toneladas por mês para aterro particular em outra cidade.

Apesar de informar que finaliza estudos e orçamentos para abrir concorrência e contratar empresa que dê destino aos resíduos, a administração municipal não informa quanto a mudança vai elevar o gasto de dinheiro público. "Uma das fases do processo licitatório é a de pesquisa de valores (..) motivo pelo qual (...) não pode ser divulgado no momento", argumenta a Prefeitura.

Mas existem previsões de que as despesas devem ultrapassar R$ 1 milhão mensais para despejar e transportar todo o lixo em um aterro particular, segundo avaliação de uma empresa da área que pediu sigilo da identidade. Hoje o município gasta R$ 500 mil com a manutenção do aterro sanitário municipal, o que significaria mais do que o dobro das despesas.

O saturamento do aterro municipal, conforme estabelecido na licença de ampliação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ocorreu no final do ano passado, quando foi completada a sexta camada do aterro. Cada camada tem três metros de altura de lixo coberto por terra. No início deste mês (fevereiro) a Cetesb informou à Prefeitura que a continuidade das operações tem que parar, no máximo, até o dia 5 de agosto de 2010, como fase do Plano de Encerramento do Aterro. Mas para isso é preciso elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Ministério Público, com acompanhamento da Cetesb.

Tanto o promotor de Justiça curador do meio ambiente em Sorocaba, Jorge Alberto de Oliveira Marum, como a Prefeitura, informam que o TAC começa a ser preparado. "O prazo não deverá exceder seis meses, tempo suficiente para que a Prefeitura possa aprovar uma nova alternativa para a disposição final do lixo", informa o gerente da agência ambiental da Cetesb em Sorocaba, Setimo Humberto Marangon.

Destino

A Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura (Seobe) informa que está terminando os estudos e orçamentos para abrir um processo licitatório, a fim de contratar uma empresa que execute os serviços de destinação final do lixo gerado no município em aterro sanitário licenciado. "Os resíduos serão encaminhados pela vencedora da licitação, que deverá estar devidamente regular perante os órgãos ambientais", informa a Seobe.

Prevendo que a autorização para licenciar um novo aterro excederia a vida útil do existente Retiro São João, em maio de 2009, a Prefeitura solicitou à Cetesb o direito de aumentar quatro camadas, o que daria uma folga de cerca de dois anos. Mas após avaliações e reuniões com a Prefeitura, a Cetesb decidiu que não concederia a ampliação solicitada.

Novo aterro

De acordo com a Seobe, desde 2005 a Prefeitura busca a aprovação para implantação de novo aterro municipal na Fazenda Rios, estrada do Ipatinga. Ocasião em que protocolou um Relatório Ambiental Preliminar (RAP) no Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA). Enquanto isso a administração municipal vinha trabalhando na intenção de ampliar o atual aterro para a destinação dos resíduos, até que ocorra a aprovação para implantar, o que ainda não teve parecer emitido.

Também informa que, como até a presente data não houve tal aprovação por parte do Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais (DAIA /SMA), a Prefeitura sequer pode dar início a um processo de aprovação de outra área, pois um novo protocolo excluiria o que está tramitando, uma vez que não é possível o andamento de dois processos para um mesmo assunto na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Campanha “O Haiti é Aqui” supera as expectativas

Sindicatos, supermercados, igrejas e outras entidades, se mobilizaram em prol das vítimas do terremoto de Porto Príncipe


A campanha desenvolvida pela Câmara Municipal de Sorocaba ,que recebeu a adesão de todos os parlamentares, conseguiu arrecadar 20 toneladas entre roupas, agasalhos, água, leite e alimentos não perecíveis. Uma das entidades que contribuíram , o Banco Cadeira de Rodas , trouxe , entre as doações 1.200 litros de leite longa vida .

Na tarde desta quinta (11), o presidente da Câmara, vereador Marinho Marte (PPS), acompanhado dos vereadores Carlos Cezar (PSC), Geraldo Reis (PV), Luis Santos (PMN), Izidio de Brito (PT), Cláudio do Sorocaba I (PR) e Cel. Rozendo de Oliveira (PV),encerrou a campanha e agradeceu a solidariedade da população. “Quero dizer que estou muito satisfeito com o resultado da campanha e que, em nenhum momento, duvidei da boa vontade do nosso povo, mas confesso que todo esse sucesso me surpreendeu,” comemorou. Marinho Marte fez a entrega dos donativos ao Major Antônio Valdir, da Polícia Militar, representante da Defesa Civil do Estado no município.

O parlamentar destacou ainda a grande participação dos moradores da região Vila Helena que doaram cerca de 10 mil peças de roupas, calçados e bolsas. “Muitas vezes eles é que precisam de ajuda, por se tratar de uma população carente, porém ajudaram de forma significativa, através do nobre vereador Emílio Ruby”, concluiu.
Marinho Marte falou ainda que como legítimos representantes do povo , os parlamentares devem formar agentes multiplicadores .

Ao receber os donativos o Major Antônio Valdir se mostrou surpreso e feliz com a arrecadação e enfatizou que “rapidamente esses materiais serão encaminhados ao seu destino, uma vez que trata-se de um caso de extrema necessidade e alguns produtos têm prazo de validade, como o leite”.

O Major agradeceu aos vereadores por terem realizado essa mobilização e falou que esse tipo de serviço mostra o quanto os brasileiros são solidários com quem precisa.
AI Câmara Municipal de Sorocaba

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"A diferença agora é que o Brasil cresce a favor do povo e não contra"

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff rebateu as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nesta terça-feira (9), em evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Governador Valadares (MG), e afirmou que não vê problemas em fazer comparações com governos anteriores.

"Se quiserem comparar, vamos comparar. Número por número, casa por casa, escola por escola, emprego por emprego. Temos orgulho do governo e do nosso líder que nos governa que é o presidente Lula", afirmou a ministra.

Dilma foi enfática ao defender o projeto político do governo Lula. "Tem uma diferença entre o passado e agora: o Brasil agora cresce a favor do povo, e não contra o povo, como já aconteceu no passado. O presidente Lula construiu um caminho novo, mudou a história", disse.

A ministra falou também sobre a segunda edição do PAC, que o governo deve lançar em março. Ela afirmou que o programa "Minha Casa, Minha Vida" será incluído no programa e que, dessa vez, a meta será acabar com o déficit habitacional do país. Outra área de atuação do PAC 2 será o saneamento básico.

PT Nacional

CPI dos transportes tem reunião agendada para o dia 23

Na terça-feira (9), a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Transportes, presidida pelo vereador Francisco França e constituída ainda pelos vereadores, Izídio de Brito Correia (PT); José Antonio Caldini Crespo (DEM); Carlos Cezar da Silva (PSC); Francisco Moko Yabiku (PSDB) e Luis Santos (PMN) reuniu-se na sala de reuniões da Câmara para definição da empresa que prestará assessoria técnica para a CPI.

O vereador Antônio Carlos Silvano (PMDB), apesar de integrar a Comissão, não esteve presente, mas justificou sua ausência ao presidente, vereador Francisco França.

Três orçamentos foram apresentados pelo relator da Comissão, vereador Carlos Cezar, da Acesso Arquitetos Associados, por R$ 14.500,00; da Ponto Final Consultoria - R$ 80 mil Reais e por último, de uma terceira empresa no valor de R$ 110 mil Reais.

Por unanimidade, a Acesso Arquitetos Associados, representada por Marcos Pimentel Bicalho foi a escolhida para assessorar a Comissão na análise dos documentos.

De acordo com França, a próxima reunião da CPI ficou agendada para o próximo dia 23, já com a presença do representante da Acesso, com o objetivo de prestar informações detalhadas de como será a averiguação da documentação solicitada pela Comissão à URBES - Trânsito e Transporte.

AI vereador Francisco França

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Moradores do Alpes do Sorocaba se organizam em Associação

O vereador Izídio de Brito Correia (PT), acompanhado do presidente do partido local, José Carlos Triniti Fernandes e da assessoria do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), participaram na manhã deste domingo (7), de uma reunião no Jardim Alpes de Sorocaba, onde trataram da criação da Associação de Moradores do bairro.

A Associação de Moradores da Vila Zacarias, por meio de seu presidente, Claudiomiro da Silva, se fez presente na reunião e manifestou apoio a criação e explicou quais passos são necessários para organizar a associação, desde a assembleia até o registro em cartório.
Já o vereador Izídio aproveitou a oportunidade para fazer um breve relato dos encaminhamentos já realizados em conjunto com os moradores das demandas levantadas no bairro. Ele lembrou que a questão da água, que era um dos graves problemas do local, foi solucionada pelo SAAE, após reunião havida naquela autarquia, com a participação de moradores.

O presidente do PT falou sobre a importância dos moradores se organizarem por meio de uma Associação, pois, para ele, isso fortalece a luta e até mesmo os valoriza quanto ao Poder Público. “O tratamento, quando individual, é um, mas quando é coletivo, muda completamente e torna-se muito melhor”, acredita Triniti.

Ao final da reunião, uma comissão de cinco moradores foi escolhida para convocar uma assembleia de fundação da associação de moradores. Essa comissão terá o acompanhamento dos mandatos petistas, além do Claudiomiro, que já tem experiência na formação de associações.

PT Sorocaba

Famílias atingidas por enchentes continuam sendo visitadas por petistas

Prosseguindo com as visitas aos bairros atingidos pelas enchentes do último mês, o vereador Izídio de Brito Correia (PT) e o presidente do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, acompanhados do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, compareceram na última sexta-feira (05), nos bairros Jardim Santo André II e Parque Vitória Régia III. Conduzidos por lideranças dos bairros, os estragos feitos pela invasão das águas puderam ser vistas mesmo depois de dias sem chover.

Para o vereador petista, a primeira medida que deveria ser tomada pela prefeitura, seria indenizar todas as famílias com relação ao dano na estrutura do imóvel e também dos bens materiais, “pois muitos perderam todos os seus eletrodomésticos, colchões e alimentos e não tem condições financeiras para reconstruírem suas vidas”.

Segundo o presidente do PT, as enchentes em ambos os bairros aconteceram não só pelo excesso de chuvas, mas sim por falta de planejamento e diversas obras mal realizadas. “Como exemplo, temos a proteção feita na margem do Rio com um elevado de terra, mas com uma única saída da água, não protegendo assim os moradores do Vitória Régia III”, explica Triniti.

Segundo Izídio, a prefeitura carece com urgência, acompanhada por técnicos competentes, realizar um calendário de obras para refazer os serviços mal feitos e acabar com o risco de novas enchentes. “Porém, o Poder Executivo precisa transferir todas as famílias que vivem em áreas de risco para um local seguro, daí a necessidade de investir na política urbana o mais breve possível”, acredita.

O presidente Terto garantiu que tanto o Parque Vitória Régia III, quanto o Santo André II receberão as doações arrecadas pela “Campanha Vítimas de Enchente Sorocaba”, que está sendo realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. “Queremos amenizar o sofrimento dessas pessoas”, afirma.

Para discutir sobre o assunto, o vereador Izídio realizará uma audiência pública na Câmara Municipal, no próximo dia 23 deste mês, às 19h. Na oportunidade, serão discutidas as conseqüências das chuvas em toda a cidade e meios para a solução do problema a curto, médio e longo prazo. “Não podemos deixar cair no esquecimento esse grave problema que a cidade enfrenta. Precisamos encontrar uma solução para centenas de famílias que sofrem com enchentes em Sorocaba”, ressalta.

Após a visita em ambos os bairros, por volta das 19h, os petistas Izídio e Triniti participaram da assembleia realizada pelos moradores do Jardim Itanguá II, que estão lutando para impedir que seus terrenos sejam leiloados.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Petistas visitam moradores atingidos pelas enchentes em Sorocaba

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) e o presidente do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (04), moradores atingidos pelas enchentes do Parque São Bento II. Acompanhados de lideranças do bairro, ambos presenciaram de perto os estragos provocados nas casas devido ao transbordamento do rio Sorocaba, que levou famílias a perderem tudo.

Segundo moradores, a prefeitura se comprometeu a entregar colchões, cestas básicas e roupas às famílias, ainda nesta sexta-feira. Pensando na dificuldade que todas elas vêm enfrentando, o vereador garantiu que ainda pela manhã, conversaria com a secretária da cidadania, Maria José de Almeida Lima, solicitando o não atraso na entrega. "Porém, a solução definitiva para o problema é transferir todas aquelas famílias, que vivem em área de risco, para um local seguro", acredita Izídio.

Audiência Pública - As visitas realizadas pelos petistas aos bairros atingidos pelas enchentes continuarão na tarde desta sexta-feira (05), onde, por volta das 16h, Izídio e Triniti, acompanhados de representante da assessoria do deputado estadual, Hamilton Pereira, estarão no bairro Santo André 2. Após, seguirão para o bairro Vitória Régia. Em ambas as visitas, os políticos serão conduzidos por lideranças dos bairros, que serão responsáveis por mostrar os problemas e dificuldades que vem sendo enfrentadas pelos munícipes.

O vereador Izídio está aproveitando as visitas para convidar a todos para participarem da audiência pública que realizará na Câmara Municipal, no próximo dia 23 deste mês. Na oportunidade, serão discutidas as conseqüências das chuvas em toda a cidade e meios para a solução do problema a curto, médio e longo prazos. "Não podemos deixar cair no esquecimento esse grave problemas que a cidade enfrenta. Precisamos encontrar uma solução para centenas de famílias que sofrem todos os anos com enchentes em Sorocaba".

Para Izídio, outro fator agravante que surge na cidade quando a intensidade de chuvas aumenta é a questão do trânsito, que se torna caótico. "Por tudo isso é que acredito na necessidade da audiência pública, pois precisamos debater essas questões", afirma o vereador.

Tucanos têm culpa pelas enchentes e sofrimentos

Parte da culpa das inundações em Sorocaba, que atingem dezenas de bairros, centenas de moradias e milhares de pessoas, direta ou indiretamente, é do tempo chuvoso, que começou em outubro e se acentuou em janeiro. Mas, para Triniti, os administradores do município psdebistas, que governam a cidade há décadas, são responsáveis pela outra grande parte do estrago. "Primeiro, porque esses governos permitiram a implantação de loteamentos em áreas alagáveis próximas ao rio Sorocaba e também porque não desenvolveram nenhum projeto ambicioso que pudesse por fim às enchentes constantes", afirma o presidente do PT.

Os petistas lembram que, a avenida Dom Aguirre, na região da praça Lions, ao ser interditada, leva caos ao trânsito, mas há anos o transbordamento acontece e nada foi feito até agora. "Nem as questões preventivas, simples, a prefeitura faz com eficiência. Há anos que não se vê dragas limpando a calha do rio", ressalta Triniti.

Sindicato faz campanha para desabrigados e critica descasos tucanos

Quem quiser ajudar as vítimas das enchentes de Sorocaba com alimentos, roupas, utensílios, móveis ou eletrodomésticos pode procurar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, que fica na rua Júlio Hanser, 140, Lajeado, próximo da Rodoviária, para fazer suas doações.

A entidade escalou uma equipe de sindicalistas para trabalhar na triagem, arrecadação, montagem de cestas e distribuição dos donativos aos desabrigados. Aqueles que querem doar, mas não puderem levar o donativo à sede do Sindicato, principalmente os móveis e eletrodomésticos, pode ligar para o telefone 3334-5432, que o móvel será retirado no local.

"Esse é mais um trabalho de caráter social que o Sindicato encampa e nós vamos executá-lo com muito afinco para ajudar a amenizar o sofrimento dessas pessoas", diz Cláudio Antônio de Farias, o Kuruca, responsável pela campanha.

Segundo o presidente Triniti, o Partido dos Trabalhadores participará da reunião da executiva do Sindicato, que acontecerá na próxima segunda-feira, para propor que o PT também abrace essa campanha. "Neste momento, aqueles moradores precisam da nossa solidariedade para garantir-lhes o mínimo necessário para recomeçar suas vidas. Também carecemos de soluções para evitar que enchentes provoquem tamanho estrago nas vidas de famílias, por isso temos que debater o assunto, como propõe o vereador Izídio", salientou Triniti.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PT deve ir além do governo Lula

Debate reuniu em Sorocaba cerca de 400 militantes e lideranças petistas de 21 municípios, que comemoraram os 30 anos do Partido

Lideranças presentes à plenária comemorativa aos 30 anos do PT, realizada pelo Diretório Municipal de Sorocaba e Macrorregião do Partido, alertaram para a necessidade de o Partido olhar para além do governo Lula nas eleições de 2010. O debate reuniu cerca de 400 militantes e lideranças regionais do Partido, entre os quais representantes de 21, dos 29 diretórios municipais compreendidos pela Macrorregião Sorocaba do PT.
Os deputados federais Arlindo Chinaglia e José Genoino, os deputados estaduais Hamilton Pereira, Marcos Martins e a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, alertaram a militância numa mesa composta por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes eleitos de diretórios municipais da região.

“Num País que tem eleição a cada dois anos, nós corremos o risco de não refletir sobre o que realmente está em jogo”, alertou o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta. “Não podemos viver apenas para as conquistas desses oito anos (de Governo Lula), porque eles foram insuficientes pelos 500 anos de exploração desse País”, completou.

Iara Bernardi afirmou que o PT não é um Partido de eleição. “As políticas que o presidente Lula implanta hoje na área da educação, saúde, habitação, de distribuição de renda, foram construídas por nós petistas, que implantamos, inclusive, nas cidades que governamos antes do Lula chegar á presidência”, lembrou.

Arlindo Chinaglia também destacou o papel do Partido. “O Lula, nesse exercício da presidência, é evidente que não consegue fazer tudo aquilo que ele e nós gostaríamos, até porque os nossos sonhos, desejos, necessidades enquanto povo, não cabem no orçamento”, observou. “Nós temos esse presente que é o Governo Lula, que nos honra, temos o nosso passado do qual nos orgulhamos e vamos conquistar o povo brasileiro para mais uma jornada de conquistas”, completou.

Dilma e Governo do Estado
Unanimidade entre os participantes do evento foi a priorização da eleição de Dilma Roussef à Presidência da República. Algumas lideranças também cobraram pressa na definição da candidatura ao governo do estado. Em seu discurso de despedida da presidência do PT de Sorocaba, Paulo Henrique Soranz, destacou a necessidade confronto de projetos com o PSDB. “Nós temos que mostrar nesse país que são dois projetos antagônicos”, defendeu.

José Genoino também defendeu a priorização da candidatura de Dilma. “Precisamos fazer o debate sem perder a centralidade, que é a eleição da Dilma”, alertou. “Ela foi a pessoa central nesse governo e vamos fazer uma revolução silenciosa, colocar uma mulher comprometida com um projeto, uma mulher competente, que vai dar continuidade, com avanço, a esse projeto”, concluiu.

Uma definição do Partido em torno da candidatura ao governo do estado também foi cobrada durante o encontro. Para o deputado estadual Hamilton Pereira é fundamental para o desenvolvimento do País, que São Paulo seja administrada na mesma linha do governo federal. “Está mais do que na hora de ganharmos o governo do estado e colocarmos essa locomotiva para ajudar o projeto nacional”, defendeu. “Nossos nomes, tão honrosos, que ajudaram a construir esse Partido ao longo desses 30 anos continuam esperando a decisão do Ciro Gomes”, criticou.

Emídio de Souza, cujo nome está à disposição do Partido como candidato ao governo do estado, afirmou que o PT está diante de uma encruzilhada em São Paulo. “Desde 1982 fizemos campanha com candidato próprio”, lembrou. “Agora, diante do quadro nacional, da importância da eleição da Dilma, se o preço for ter que abrir mão de uma candidatura, tudo bem, mas esperamos até agora, está mais do que na hora de o PT, a Executiva Estadual dizerem qual o processo de escolha teremos que fazer”, cobrou.

Francisco França, vereador e líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Sorocaba defendeu que o Partido tenha candidatura própria. “A direção estadual e nacional do PT devem decidir que o PT do estado de São Paulo tenha candidato próprio”, defendeu.

A nova direção executiva do PT de Sorocaba, empossada na noite de segunda-feira, é composta por Triniti (presidente), Arnô Pereira (vice-presidente), Aparecido de Jesus Lima (secretário geral), Marisa Scauri (secretária de finanças), Márcia Vianna (secretária de organização), Adailton dos Santos (secretário de comunicação), Izidio de Brito Correia (secretário de formação), Regina Pedroso (secretária de mobilização) e Francisco França (líder da bancada). A Macrorregião Sorocaba do PT, que coordena o funcionamento do Partido em 29 municípios da região, tem à sua frente Maurício Ruizz, de Salto, e agrega representantes de 12 municípios.

Notícias CNM/CUT