sexta-feira, 9 de julho de 2010

Coleta seletiva deverá ser votada somente na próxima semana

Projeto que proíbe bebida em eventos municipais, de Ditão Oleriano (PMN), dominou a pauta da Câmara e causou adiamento da proposta que beneficia catadores, de autoria de Izídio (PT)

O projeto de ampliação da coleta seletiva em Sorocaba, que deveria ter sido discutido hoje (8) na Câmara, foi adiado para a sessão da próxima terça-feira, dia 13. O motivo foi a votação, hoje, de diversos projetos pendentes de sessões anteriores, a chamada pauta remanescente.

"Havia a disposição da mesa diretora [da Câmara] em agilizar as votações pendentes e colocar a coleta seletiva em discussão. Mas os debates sobre propostas anteriores duraram mais do que o previsto. Assim, vamos ter que ter um pouco mais de paciência", afirma o vereador Izídio, PT, autor do projeto de lei que institui um programa municipal de coleta seletiva.
Já os catadores da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso), que lotaram o plenário da Câmara hoje, prometem voltar na terça-feira e não ir embora enquanto o projeto de Izídio não for votado.

"Nestes mais de dez anos de existência, nada veio de graça para os catadores da Coreso. Já em 1999 os cooperados mais antigos lutaram seis meses para a prefeitura implantar o primeiro galpão de coleta seletiva, no bairro Vitória Régia. Depois, ficaram 11 meses brigando para ter energia elétrica no local. O galpão da rua Chile, só saiu depois de um ano de pressão em cima da prefeitura", disse Carlos Roberto de Gáspari, diretor do Ceadec, ONG que assessora cooperativas de reciclagem.

Imprensa Smetal Sorocaba

Notícias CNM/CUT