quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Emendas regularizam áreas onde vivem 50 mil pessoas

Só depende do prefeito Vitor Lippi (PSDB) decretar Áreas Especiais Interesse Social, para fins de regularização fundiária em glebas de terras localizadas em 32 diferentes bairros, onde moram cerca de 50 mil pessoas, entre eles Jardim Santo André 2 e Cruz de Ferro, na qual 441 famílias estão sob ameaça de processos de reintegração de posse que correm na Justiça e outras oito já perderam e tiveram suas casas demolidas. Para efeito de comparação o número de pessoas que podem ser beneficiadas equivale a duas vezes a população de Araçoiaba da Serra onde, segundo o IBGE, moram 24.022 pessoas.

Isso porque a Câmara aprovou ontem duas emendas do vereador Hélio Godoy (PSDB), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, que foram incorporadas ao projeto de lei do Executivo, que regulamenta a política habitacional do município, mas que não tratava dessas áreas. Caso sancionado com as emendas, as ações podem perder efeito, já que permite a desapropriações por parte da administração. O líder do governo, Paulo Mendes (PSDB) tentou articulação na tentativa de rejeitar as emendas, mas foi vencido.

Cerca de 300 pessoas que podem ser beneficiadas lotaram as dependências da Câmara e chegaram a pressionar os parlamentares, com aplausos e palavras de ordem, além de portarem faixas.

>> Leia Mais

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT