segunda-feira, 7 de junho de 2010

Centrais sindicais aprovam agenda unificada para o futuro

Com a presença de mais de 22 mil trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora aprovou nesta terça-feira, 1º de junho, às 14H, a Agenda da Classe Trabalhadora, documento unificado das centrais sindicais com propostas políticas e econômicas que os trabalhadores querem ver implementadas no Brasil nos próximos anos.

"Nosso maior desafio é não permitir o retrocesso, a volta daqueles que implementaram as políticas neoliberais na década de noventa", disse Artur Henrique, presidente da CUT antes de abrir a votação.

O documento aprovado pelas centrais será entregue a todos os candidatos a presidência da República este ano.

Presença de Sorocaba
A região de Sorocaba marcou presença no ato desta terça-feira com cerca de 150 dirigentes e militantes de sindicatos filiados à CUT na região. Os ônibus partiram logo cedo da sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba e só retornaram no início da noite de hoje, dia 1º.

"O Brasil evoluiu muito durante o governo do presidente Lula, um presidente de origem operária metalúrgica. O salto de qualidade do país foi extraordinário. Por isso mesmo, nós, trabalhadores, temos o dever de exigir a continuidade desses avanços", afirmou Ademilson Terto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região após o evento.

"O primeiro passo nesse sentido é não apenas saber votar nas eleições deste ano, mas também convencer familiares, amigos e companheiros de trabalho a votarem pela continuidade e pela evolução, e nunca pelo retrocesso", completa Terto.

Para Terto, o ato desta terça deu ânimo para o movimento sindical que tem compromisso com a classe trabalhadora assumir claramente suas preferências eleitorais.

Conclat
A assembleia nacional desta terça também recebeu o nome de Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

Em manifesto "ao movimento sindical e à classe trabalhadora", os presidentes de cinco das seis centrais sindicais brasileiras reforçaram a mobilização para a Conclat.

As centrais que organizaram o ato foram a CUT, a Força Sindical, a CGTB, a CTB e a NCST.
CLIQUE AQUI PARA VER O DOCUMENTO APROVADO PELAS CENTRAIS

Foto: Foguinho
Imprensa Smetal Sorocaba e Imprensa CUT Nacional

Notícias CNM/CUT