O vereador Izídio de Brito (PT) protocolou junto à Câmara Municipal de Sorocaba um Projeto de Lei (PL) que institui o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, que pretende expandir para toda a cidade a coleta de materiais recicláveis e garantir renda para os catadores organizados em cooperativas ou associações.
Caso aprovado, o projeto vai criar postos de entrega voluntária nos bairros para receber embalagens e outros materiais reaproveitáveis, incluindo óleo de cozinha.
Esses postos podem ser instalados em Igrejas, escolas, empresas, associações e instituições públicas. Os materiais serão disponibilizados para cooperativas e associações participantes do Programa Municipal.
Também serão criados Núcleos Intermediários, onde grupos de coleta seletiva farão seleção, prensagem e enfardamento dos materiais reutilizáveis ou recicláveis.
Já a Central de Armazenamento e Comercialização, a ser cedida pelo poder público, será utilizada para descarga e armazenamento dos materiais coletados e para carregamento desses materiais, após beneficiados, para comercialização.
>> Leia mais
AI Sindicato Metalúrgicos de Sorocaba
Fotos: Arquivo CEADEC