segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Audiência discute qualificação hoje na Câmara

Os programas federais de formação e qualificação de trabalhadores e as formas da cidade aderirem a eles serão temas discutidos durante em audiência pública na noite de hoje. O encontro será às 19h na Câmara Municipal de Sorocaba e na abertura o mestre em educação, Celso João Ferreti, fará palestra sobre a História da Educação Profissional.

A iniciativa da discussão é do vereador Izídio de Brito Correia (PT). Segundo ele, o objetivo do evento é chamar a atenção para a necessidade de mobilização para a implantação dos programas federais de educação e qualificação profissional, sob o risco da Case, a Toyota e outras empresas terem que buscar mão-de-obra qualificada fora da cidade e da região. Pensando nisso é que espero contar com a participação de representantes da prefeitura, empresários, professores e metalúrgicos, além de toda a população, que é a maior prejudicada pela ausência desses programas em nossa cidade, ressalta Izídio.

Para o vereador Izídio, a audiência pública será o primeiro passo, visando a sensibilização do poder público municipal e de outros setores que podem contribuir para credenciar Sorocaba a esses programas. O governo federal, segundo ele, dispõe de três programas para formação e qualificação de trabalhadores e segundo Izídio, Sorocaba não aderiu a nenhum deles. A principal diferença dos cursos federais em comparação com outros cursos de capacitação, segundo a ex-deputada federal e atual representante do Ministério da Educação (MEC) no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, é que, além de serem gratuitos, oferecem aos trabalhadores formação regular até o ensino médio e cursos de qualificação nas mais diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e agricultura.

Escolas técnicas

A representante do MEC esclarece também que, para ganhar uma escola técnica federal, por exemplo, a prefeitura precisa apenas ceder o terreno. Toda a estrutura, a metodologia, os professores, a manutenção são providenciados pelo governo federal. Os cursos são gratuitos. A prefeitura de Sorocaba cedeu um terreno para outra unidade do Senai em Sorocaba, mas parece não se interessar pelos programas federais de educação e qualificação, afirma Iara.

Além de Celso Ferreti, a audiência será acompanhada pelo reitor em exercício do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Garabed Kenchian, o reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Fernando de Sá Del Fiol, o diretor do Departamento de Ação Regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alexandre Eugênio, do diretor geral do câmpus Salto do Instituto de Educação Tecnológica, José Antônio Neves e do secretário de Educação de Salto, Wilson Roberto Caveden.

Jornal Cruzeiro do Sul

Notícias CNM/CUT