segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vida de sardinha - ônibus lotados em horários de pico já virou rotina

Prestes a voltar para casa, a auxiliar de limpeza Arabela Lisboa, 39 anos, só pensa no último desafio do dia. Pior que trabalhar por oito horas em pé, é enfrentar o ônibus lotado para voltar para casa. "É péssimo. A gente sofre com esse aperto", diz. "Os ônibus estão mais bonitos, novos, mas só cabe gente em pé. Todo santo dia é assim", aponta. Na enorme fila de embarque, já no início da noite, outras pessoas fazem coro com Arabela no terminal Santo Antonio. Para as mulheres, alertam, a superlotação dos veículos traz um incômodo a mais pela presença de passageiros que abusam do contato físico.

Para quem vai embarcar com criança, a coisa se complica ainda mais. A auxiliar administrativa Luzia Cristina dos Santos, 41 anos, esperava na fila com a filha Letícia, 7 anos. "Tem que tomar muito cuidado. É muita gente se espremendo e pode até machucar", diz.

A movimentação de pessoas nos dois terminais é interminável. A maior concentração de usuários está no início da manhã e final da tarde. A média mensal dos passageiros no primeiro quadrimestre de 2010 foi de 4.262 milhões.

Leia mais> Número de passageiros tem pequena queda

Jornal Bom Dia

Vereadores apostam em tecnologia social

Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia pretendem promover ciclo de seminários sobre inovação tecnológica

Fazendo um balanço preliminar da IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, os vereadores Helio Godoy (PSDB), Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT) consideram positiva a participação do Legislativo sorocabano no evento. Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, eles participaram de todo a conferência, com o objetivo de buscar subsídios para a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba.

No último dia o evento, os vereadores participaram de palestras com os seguintes temas: “Nova geração de políticas de ciência, tecnologia e inovação”; “Ciência, tecnologia e inovação: as demandas sociais e o desenvolvimento local”; “Sistemas urbanos e regionais sustentáveis”; “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento”. No segundo dia do encontro, os vereadores estiveram com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.


Na próxima semana, os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia — criada por iniciativa do vereador Helio Godoy e presidida pelo vereador Rozendo de Oliveira — vão se reunir para fazer um balanço final da conferência. Além de apresentar um relatório sobre a participação no evento, a comissão irá definir estratégias de atuação com base em discussões que nortearam o encontro.


Tecnologia social
— Uma das possíveis ações que podem ser feitas no município, segundo os vereadores, é a chamada “tecnologia social”, que procura desenvolver inovações tecnológicas que podem ser apropriadas pela comunidade, especialmente as pessoas de menor renda, possibilitando a inclusão social. “Daí a importância da educação”, ressalta Rozendo de Oliveira, lembrando que a papel da educação como base do desenvolvimento científico-tecnológico acabou permeando todo o evento, tanto que o ministro da Educação, Fernando Haddad, participou ativamente da conferência todos os dias.

Também o vereador Helio Godoy enfatizou a importância da ciência e tecnologia na qualificação do espaço urbano: “Em Sorocaba, por exemplo, podemos aplicar os conhecimentos produzidos pela ciência nas áreas que passam pelo processo de regularização fundiária, melhorando as condições de vida da população”. Já o vereador Izídio de Brito (PT) enfatizou a importância da educação técnica para os jovens, que, no seu entender, é um dos alicerces para se ter no país uma mão-de-obra mais qualificada.


Segundo os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, uma das primeiras ações a serem desenvolvidas em conseqüência da participação na conferência é a realização de um ciclo de seminários sobre ciência, tecnologia e inovação, nos próximos meses, com a participação de empresas, universidades, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e sociedade organizada. A prioridade, segundo eles, é a implantação do Parque Tecnológico, sem esquecer outras aplicações da ciência e tecnologia, como na educação e na melhoria da qualidade de vida.

Câmara Municipal de Sorocaba

sexta-feira, 28 de maio de 2010

2º dia da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Bom dia companheir@s!

Novamente, estou postando direto de Brasília, onde está acontecendo a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ontem, enquanto acontecia o 2º dia dos trabalhos, tivemos a oportunidade, durante a solenidade comemorativa dos 25 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, de conversar com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (na foto), sobre a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba. O ministro afirmou ter conhecimento do processo de implantação do Parque Tecnológico e da importância do referido Parque para o desenvolvimento não apenas de Sorocaba, mas de toda a região.

Além da solenidade, também participamos de sessão temática sobre “O Papel dos Parques Tecnológicos e das Incubadoras de Empresas”, sessão plenária sobre “Educação de Qualidade desde a Primeira Infância” e de palestras com Luciano Coutinho, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Carlos Tadeu da Costa Fraga, da Petrobrás, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com certeza, nossa participação está sendo muito importante, pois está nos servindo não só como um grande aprendizado sobre diversos temas, mas também para articular uma maior interação entre a Comissão e a comunidade científica.

Agora, sigo para o último dia da Conferência. Tenham uma ótima sexta-feira e um excelente fim-de-semana!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Direto da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.

Bom dia companheiros!

Nesta quarta-feira, eu e os vereadores, Cel. Rozendo e Hélio Godoy, todos membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Sorocaba, participamos do primeiro dia da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.

A primeira plenária, sobre “Desenvolvimento Sustentável: Novos Padrões de Desenvolvimento Via Inovação”, foi coordenada pelo economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular da Unicamp ( foto 1), que falou sobre a criação do ambiente favorável à inovação tecnológica no Brasil.

Também participamos da Plenária Especial sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação em sua Dimensão Territorial” e de essões paralelas sobre “Atores Públicos e Privados e Inovação”, “Bionergia” e “Ambientes econômicos Propícios para a Inovação”, todos muito proveitosos.

Porém, o destaque do dia foi a Sessão Solene de abertura e entrega da Ordem do Mérito Científico, que aconteceu por volta das 18h e contou com a presença do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estou muito satisfeito com o conteúdo já apresentado e discutido na Conferência! Com certeza, levaremos ótimas idéias e experiências para Sorocaba!

E hoje tem mais, muito mais!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nesta quinta-feira, plenária do senador Aloizio Mercadante em Sorocaba


Artigo - O homem que aniversaria duas vezes

Primeiro de abril de 2002. Ele passou manhã e tarde numa reunião sobre planejamento estratégico no PT (Partido dos Trabalhadores) em Sorocaba. Depois, foi curtir os filhos. Estava sentado no sofá vendo televisão quando apagou. Acordou no hospital Albert Einstein em São Paulo. Havia sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico. Foi operado pelo dr. Marcos Stavalli, que havia regressado naquela semana dos Estados Unidos, onde se especializara em cirurgias cerebrais. E recebeu uma boa notícia: “Deputado Hamilton Pereira, o que aconteceu foi um milagre. Acidentes como esse geralmente causam a morte, mas o senhor se recuperará e terá vida plena. Lembre-se em comemorar seu aniversário em mais uma data: 2 de abril, o dia em que o senhor renasceu”.

Hamilton Pereira, deputado estadual, vai comemorar 56 anos no próximo dia 8 de julho. Comenta feliz o dia em que recebeu o “grande milagre”. Quando acordou, estavam ao seu redor os deputados médicos Roberto Gouveia, do PT e Valter Feldmann, do PSDB, além da equipe médica do doutor Stavalli. Nela, um sorocabano, o dr. Francisco Carlos de Andrade Filho.

(Abro parêntesis aqui: Francisco é filho do cardiologista Francisco Carlos de Andrade, que Sorocaba conhece como doutor Neto ou Netinho. Desde que nasceu era chamado de Neto pela família. “Há alguns anos, acrescentou em cartório o Neto em seu nome até por questão de marketing”, lembra o amigo Nilson Costa, dentista e humorista. Nilson entrou no jardim de infância aos 3 anos, junto com Neto. Sempre foram ligados. E brinca: “O Neto foi grande pivô no basquetebol sorocabano e tinha o apelido de Fuminho. Ele nunca fumou maconha, mas era moreninho... O seu irmão caçula, Marco Antonio de Andrade, médico ortopedista e grande atleta na juventude, ganhou o apelido de Furacão porque era um baixinho agitado, que deixava os adversários vendo brisa...”)

Voltando ao Hamilton, ele mora há anos num pequeno condomínio do Jardim São Guilherme. Não tinha posses para arcar com o custo do “Albert Einstein”: R$ 100 mil. Porém, os líderes dos partidos na Assembleia Legislativa se reuniram e pediram aos 94 deputados que autorizassem o desconto de 50 reais mensais, durante doze meses, em seus salários para ajudar o pagamento. 88 aderiram. Ainda, Luiz Inácio Lula da Silva veio a Sorocaba para participar de um jantar pró Hamilton Pereira, no Sorocaba Park Hotel, com adesão de mil reais por pessoa. Assim a conta foi paga.

Aí é que entra o melhor da história: Hamilton Pereira sempre foi combativo e, na Assembleia Legislativa, alguns debates pegam fogo. Muitos parlamentares chegam a se tornar inimigos, devido troca de ofensas. Como atuante do PT, ele viveu momentos de tensão com vários adversários. Ao voltar à Assembleia, ocupou a tribuna e falou sobre humildade, gratidão e amor. Agradeceu o companheirismo demonstrado por todos e chegou a derramar lágrimas pelo gesto generoso recebido, “acima de divergências pontuais ou interesses partidários”. Quanto terminou o discurso, os deputados se levantaram e o aplaudiram longamente. Foi momento marcante e inesquecível naquela casa de leis.

Passagens assim raramente são contadas pela imprensa, mesmo reportando o que existe de melhor no ser humano. Eu gosto de lembrá-las, pois todos vivemos momentos fantásticos e que tornam a vida deliciosa, valorizada, apaixonante. Conhecendo-as, aumentamos nossa confiança nas pessoas e acreditamos num futuro sempre melhor.

Por Rui Albuquerque - Jornalista e Colunista do Jornal Bom Dia

terça-feira, 25 de maio de 2010

Aloizio Mercadante visita região nesta quinta

Pré-candidato ao governo do estado pelo PT, Mercadante participará de Plenária com lideranças partidárias às 19h em Votorantim

O senador e pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), cumpre agenda na região de Sorocaba na próxima quinta-feira (27/5). A agenda do senador terá início em Salto, passando por Sorocaba, Salto de Pirapora, Piedade e Votorantim.

Em Salto, Mercadante se encontrará às 9h com o Prefeito, Geraldo Garcia (PDT), e o vice-prefeito, Juvenil Cirelli (PT), seguindo para uma entrevista coletiva à imprensa na Associação Comercial, localizada à Avenida 9 de julho, no 403.

Às 11h30, Mercadante estará na Câmara Municipal de Sorocaba, onde deverá usar a tribuna e conceder entrevista coletiva à imprensa local. Às 13h, o Senador participa de almoço com prefeitos, vereadores, sindicalistas e presidentes de partidos no restaurante Santa Victória, em Sorocaba.

Em Salto de Pirapora, às 15h, o pré-candidato petista será recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Joel Haddad Filho (PDT), reunindo-se, em seguida, com lideranças e militantes partidários. Às 16h30, em Piedade, Mercadante reúne-se com o prefeito Geremias Ribeiro Pinto (PT), seguindo para a Câmara Municipal onde conversará com os vereadores e militância.

A agenda de Mercadante será encerrada em Votorantim, às 19h30, onde participa de Plenária no auditório do Salima's Park Hotel, á Rodovia Raposo Tavares, km 99. O senador tem defendido a regionalização das ações do poder público com o objetivo de promover o crescimento do interior e alavancar a potência econômica das regiões metropolitanas, como Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Santos.

A proposta de governo é criar conselhos regionais com a participação de empresários, acadêmicos e lideranças políticas, além de regionalizar o Orçamento Estadual, integrando definitivamente as esferas municipal, estadual e federal.

Mercadante também defende a reativação do transporte ferroviário de passageiros no Estado e a revisão dos contratos das concessões de rodovias - com redução das tarifas de pedágio - como propostas de peso que farão parte de seu programa de governo.

O foco nas ferrovias tem como principal projeto a criação de um trem rápido que ligará Campinas, São Paulo e São José dos Campos, com ramais em Sorocaba e Ribeirão Preto. A candidatura de Mercadante já tem o apoio de dez partidos e ainda espera uma posição do PDT.

PT Sorocaba

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pac 2: construção de 6000 creches e 1,6 bilhão em equipamentos culturais

O presidente Lula anunciou investimento pelo PAC 2 de $ 1,59 trilhão entre 2011 e 2014 em áreas de alta sensibilidade social, como moradia e saúde.

Duas ações em educação farão parte do segundo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, lançado nesta segunda-feira, 29. Uma delas é a construção e reestruturação de escolas de educação infantil, por meio do programa Proinfância. A outra se refere à construção e cobertura de quadras esportivas em escolas públicas da educação básica. As ações em educação fazem parte de um dos subgrupos do PAC, chamado Comunidade Cidadã, e somam investimento de R$ 11,7 bilhões.

Com o Proinfância, programa do MEC que existe desde 2007, a intenção é ampliar a oferta de educação pública para crianças de zero a cinco anos, por meio de construção de creches e pré-escolas e aquisição de equipamentos e mobiliário. Até 2009, foram conveniadas 1.722 unidades. Em 2010, a previsão é de 800 unidades. Incluído no PAC 2, o programa permitirá a construção de mais 1,5 mil escolas de educação infantil por ano, até 2014, totalizando 6 mil. Cada unidade custará entre R$ 620 mil e R$ 1,3 milhão. A previsão de investimento total em quatro anos é de R$ 7,6 bilhões.

O deputado federal Angelo Vanhoni, presidente da Comissão de Educação e Cultura, enfatiza que o PAC 2 será essencial para concretizar as metas definidas pelo Plano Nacional da Educação debatido durante a Conferência Nacional da Educação. “ O PAC 2 será um importante instrumento para a realização destas novas diretrizes colocadas e para fortalecer a parceria entre estados, municípios e a sociedade civil.”

Para Vanhoni, “ esta nova fase do PAC tem mais claro a importância de aliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento humano. Já está mais do que provado pelo próprio governo que programas de educação e cultura trazem resultados significativos ao combate á violência , para dinamização da economia e promove a realização humana.

”Praças culturais – A segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também incorporou projetos da área cultural. Prevê a construção de 800 praças com equipamentos culturais – além de outros serviços à população. O modelo levado pelo Ministério da Cultura à Casa Civil é o dos Espaços Mais Cultura. As praças terão investimento total de R$ 1,6 bilhão, e contarão com cineteatros, bibliotecas, anfiteatros, telecentros, salas multiuso, pistas de skate, kits básico esportivo, equipamentos de ginástica, ginásios poliesportivos, espaços criança, pistas de caminhada, quadras de areia para vôlei e futebol, vestiários e espaços para a terceira idade, além de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quadras de esporte – O Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares tem o objetivo de melhorar a estrutura física para realização de atividades pedagógicas, recreativas, culturais e esportivas em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Estarão disponíveis projetos padronizados para construção e cobertura das quadras. A proposta é atender a 10.116 escolas até 2014, sendo 6.116 com construção de quadras cobertas e 4 mil com cobertura de quadras já existentes. O investimento total será de R$ 4,1 bilhões. O programa considera escolas com 500 alunos ou mais. Os critérios de atendimento são os mesmos do Proinfância.

Para saber mais sobre o PAC 2, acesse http://www.brasil.gov.br/pac/pac-2/

Blog Iara Bernardi
http://iarabernardi.blogspot.com/

Dilma sobe 7 pontos e empata com Serra, aponta Datafolha


A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%.

O levantamento foi realizado em 20 e 21 de maio com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%.

Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais --de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.

Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista.
TV e Lula
"O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Na semana passada, o PT foi à TV com vários comerciais de 30 segundos e com seu programa mais longo, de dez minutos. A estrela dessa investida de marketing foi Dilma Rousseff, com Lula como cabo eleitoral.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente.

Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% --ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.

Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato.

Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT".

Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% --os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

2º turno e rejeição
Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).

Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%.

Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.

Folha de São Paulo
Arte/Folha

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dilma assume compromisso com regulamentação dos investimentos públicos em saúde

Pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participou da XII Marcha dos Prefeitos, em Brasília, e respondeu a nove questões elaboradas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participou nesta quarta (19) da XII Marcha dos Prefeitos, em Brasília, e respondeu a nove questões elaboradas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A petista assumiu o compromisso de regulamentar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29, que regulamenta os investimentos públicos na área da saúde.

Ela alertou aos prefeitos sobre a questão do dinheiro a ser repartido com o petróleo do pré-sal. Segundo Dilma, a maior parte dos recursos virá do Fundo Social e não da distribuição de royalties e participação especial que está em discussão no Congresso Nacional. Dilma lembrou que, durante o governo Lula, os municípios viram aumentar suas arrecadações e foram tratados de forma republicana. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ressaltou ela, demonstrou a capacidade da gestão petista de trabalhar em parceria com as prefeituras.

Veja a posição de Dilma sobre os questionamentos dos prefeitos:

Desonerações tributárias na crise de 2008
Quando o governo do presidente Lula começou, o bolo tributário era de 13% para os municípios e hoje é de 19%. Acho que a crise [internacional do final de 2008] trouxe uma medida compensatória para as prefeituras que perderam com a arrecadação menor de impostos. Eu sou contra fazer bondade com o chapéu alheio e sou a favor de diálogo. E diálogo não se faz com cães e polícia contra os prefeitos, como no passado. Temos de discutir esse equilíbrio de despesas e receitas. Se tem um governo que não quis perda para os municípios é o governo Lula.

Programas federais nas cidades
Se tem um governo que fez programas sociais é o governo Lula. O Bolsa Família não seria o melhor programa de transferência de renda do mundo sem parceria com prefeitos. É inequívoco que os prefeitos tiveram ganhos, porque nos momentos de crise as pessoas perdiam o emprego e iam à casa deles para pedir compensação, cesta básica. Temos o Programa de Aquisição de Alimentos e a melhoria da verba para a alimentação escolar que passou de R$ 0,09 para R$ 0,30 centavos. É fundamental consolidar os programas sociais numa lei para que não signifiquem um prejuízo aos municípios e uma ausência das políticas.

Recursos para a saúde
Assumo o compromisso de lutar pela Emenda 29, sobretudo considerando os princípios de universalização, equidade e melhoria na qualidade da saúde. Mas não sou pessoa que se presta à demagogia em questões relevantes na saúde. Houve perda de R$ 40 bilhões quando a CPMF foi extinta, mas sabemos que para cada despesa precisa de uma receita. O país entrou em trajetória de crescimento, e a arrecadação de impostos cresce. O que tem por trás do meu compromisso é que entramos em uma nova era de prosperidade e podemos sim ter recursos suficientes para saúde de melhor qualidade. Mas temos de melhorar a gestão na área da saúde, integrar mais os programas e melhorar os serviços. Essa é uma questão de dinheiro, gestão e respeito com a população.

Crianças em creches
Uma das maiores prioridades nos próximos anos é a questão das creches. É a forma de atacar na raiz a desigualdade, para as mães terem certeza de que filhos estão bem enquanto vão ao trabalho. Crianças com até cinco anos de idade que têm acesso a bens culturais, higiene e educação chegam em condições muito melhores ao primeiro ano, para a alfabetização. No Brasil, há diferenças de oportunidade fortes. Se queremos ser um país desenvolvido na próxima década temos de fazer creches com qualidade e isso significa gasto de custeio. É uma prioridade que pode salvar uma geração. O custo dela não é de maneira alguma estarrecedor para que um país como o nosso não possa fazer.

Pisos salariais
Um país que se respeita tem de respeitar seus professores. Nós seremos julgados por algumas coisas, entre elas por transformar nossa educação em educação de qualidade. Temos de ter melhores salários e formação continuada. É esse o objetivo do governo Lula. Existem prefeituras que não tem como fazer face ao salário mínimo e ao piso do magistério. Mas isso não pode ser entrave para os próximos passos. Se não houvesse aumento do salário mínimo, o Brasil não estaria crescendo como está. Municípios, estados e União devem se esforçar para dar conta dessa questão.

Dinheiro do petróleo
A riqueza do petróleo, e principalmente essa do pré-sal, é de toda a nação e de todos os municípios brasileiros. Por isso, propomos ao Congresso Nacional a mudança para o sistema de partilha. A receita e a renda do petróleo não estão no royalty ou na participação especial. Elas estão lá no fundo do mar. Essa renda é a grande riqueza do petróleo que propusemos para um Fundo Social de todos os municípios, destinado à educação, erradicação da pobreza, inovação tecnológica, meio ambiente e cultura. A grande questão de recursos está na partilha. Aí está nosso passaporte para o futuro. Não estou desfazendo dos royalties e acho também que vocês devem brigar pelos royalties da mineração que é uma falha da nossa Constituição.

Contas das prefeituras
Me sensibilizo com a situação dos municípios porque fui secretária de Fazenda de Porto Alegre. Sou a favor do encontro de contas, porque é uma forma racional quando se tem dívida das duas partes. O governo Lula deu alguns passos nessa direção. A Receita Federal analisou as dívidas dos municípios e baixou R$ 1 bilhão. Então, considero que a consolidação desses débitos deve ocorrer o mais rápido possível, porque saímos daquela fase. Precisa ser uma saída definitiva, em que a escassez de recursos era tanta que qualquer ação para não pagar era válida.

Desastres naturais
O governo federal não tinha investido de forma significativa em área de encostas ou margens de rios. Começamos a dar atenção a isso no Minha Casa, Minha Vida e no PAC Habitação. Acredito que essa seja uma questão gravíssima, e a Defesa Civil ampliou seus recursos para R$ 1,7 bilhão. Acompanhei algumas calamidades e a morosidade dos repasses que só ocorrem por convênio. Para liberar o dinheiro, era preciso cumprir uma ritual de 14 documentos que simplificamos para cinco. Vamos ter de trabalhar com a figura da doação, sem a qual não fazemos face à situação critica.

Fundo nacional municipal
Queria deixar claro que essa época do prefeito com pires na mão deve ser enterrada definitivamente. Temos de respeitar as leis, e os deputados e senadores têm direito a emendas no Orçamento da União. É preciso construir um banco de projetos que beneficiassem os prefeitos e estivessem de acordo com os deputados.

CNM

quinta-feira, 20 de maio de 2010

“Número de leitos em hospitais psiquiátricos de Sorocaba é preocupante”

A afirmação é da conselheira federal de psicologia, Elisa Rosa durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, que discutiu a Luta Antimanicomial


Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Izídio de Brito Correia (PT), realizou a audiência pública “Luta Antimanicominal”, em homenagem ao dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Mental.

O movimento da Luta Antimanicomial foi fundado em 1987, quando foi firmado o compromisso em realizar manifestações todo dia 18 de maio, com o intuito de mostrar e conscientizar a população brasileira de que é possível a recuperação de pacientes sem a existência de hospitais psiquiátricos.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde Mental, Maria Clara Suarez, Sorocaba conta com quatro hospitais psiquiátricos e dez Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo que dois deles são para atender pacientes com problemas alcoólicos e outras drogas, um que atende adolescentes e crianças até vinte e nove anos e outro para pessoas a partir de 29 anos, três Caps infantis e outros cinco que atendem diferentes patologias. “Também temos uma oficina terapêutica e quinze residências terapêuticas”, informou a coordenadora.

Para Lúcio Costa, membro do Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba, FLAMAS, a cidade precisa mudar o modelo existente na cidade. “Temos dez Caps em Sorocaba e apenas três deles são reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Em Sorocaba, a iniciativa privada e ONGs fazem a gestão desse serviço, o que não pode acontecer”, enfatiza.

Projetos do governo federal, como o “Consultório de rua”, que visa o fácil acesso ao atendimento de pessoas usuárias de entorpecentes e o “De volta para casa”, foram citados por Lúcio como exemplos de Programas que o Poder Público poderia ter aderido.
Segundo a conselheira federal de psicologia, Elisa Zonerato Rosa, o fato de Sorocaba ter mais de mil pessoas que moram em hospitais psiquiátricos é um caso grave. “São mil pessoas que não têm direito de participar e contribuir na construção da nossa sociedade”, afirma.

Para ela, a cidade precisa que concepções e práticas transformadoras, “pois precisamos convencer muita gente de que transtorno mental se faz em liberdade e que não existem cuidados com privação da sociedade”. Ela também enfatiza que os interesses diversos que sustentam e mantém as mil pessoas dentro de hospital psiquiátrico, que são os interesses econômicos também precisam ser enfrentados. “Os municípios ganham dinheiro do SUS e não investem na gestão adequada, na reforma psiquiátrica”.

A audiência pública também contou com a participação do apoiador municipal de saúde mental de Campinas, Eduardo Camargo Bueno, do membro da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, Igor da Costa Barizon, da representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Sorocaba, Maristela Monteiro, da assessoria do deputado Hamilton Pereira, pacientes, universitários, psicólogos e de autoridades e representantes e comitivas dos municípios de Santos, São Bernardo do Campo e Campinas.

As propostas tiradas durante a audiência serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde ainda esta semana.
Fotos: AI Câmara Municipal de Sorocaba

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Audiência Pública mostra deficiências na política de creches em Sorocaba





Por Paulo Henrique Soranz




O vereador Izídio (PT) promoveu na noite desta segunda-feira, uma Audiência Pública onde ocorreu importante debate sobre a situação das creches na cidade.
De todo o discutido, destaco quatro aspectos que considerei importantes e que merecem destaque:

1. Não há clareza quanto ao déficit de vagas na rede municipal. A representante da Secretaria de Educação não disse qual é, de fato, a demanda reprimida por vagas.Izídio então recorreu a uma matemática simples, porém eficiente, considerou o registro de cerca de 660 nascimentos percebidos mensalmente na cidade, multiplicou isso por 12 e chegou a quase 8 mil nascimentos por ano. Considerou que crianças até cinco anos buscam o atendimento para chegar à conclusão de que há, em Sorocaba, cerca de 40 mil crianças em idade de creche.Surgiu então o número oficial, do SEAD, que aponta a existência de 32 mil crianças nessa faixa etária na cidade.Segundo a deputada Iara Bernardi, ex-representante do MEC no estado, um número razoável de vagas em creches é o equivalente a 50% disso, ou seja, Sorocaba deveria disponibilizar ao menos 16 mil vagas à sua população.
A prefeitura afirma que sua meta até 2012 é de apenas 8 mil vagas.

2. A seleção para a disponibilização de vagas é confusa, falha e preconceituosa: a resolução que dispõe sobre o assunto aponta uma espécie de escala de prioridades para o alcance de vagas. Mães que trabalham com carteira assinada passam à frente das desempregadas e há uma série de outras situações polêmicas.
O problema é que o Prefeito Vitor Lippi parte do pressuposto de que a creche é um direito da mãe e não da criança. Erro grave e com sérias consequências.

3. Falta transparência no processo de seleção: quem escolhe os contemplados com vagas é uma equipe da Prefeitura. Não há participação de representantes do Conselho Tutelar ou do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por exemplo.

4. A origem do problema é estrutural: Sorocaba investe naquilo que não é de sua obrigação, segundo a LDB, e deixa o que é de sua responsabilidade, como no caso das creches, em situação precária.

http://paulohenriquesoranz.blogspot.com/

terça-feira, 18 de maio de 2010

Protesto e Audiência Pública marcam hoje Dia da Saúde Mental

Para marcar o Dia da Saúde Mental, lembrado hoje em todo o país, o movimento da Luta Antimanicomial realiza protesto em favor da reforma psiquiátrica a partir das 16h, na praça Coronel Fernando Prestes. Após o ato, comitivas formadas por membros do Conselho Regional e Conselho Federal de Psicologia, Sindicato dos Pisicólogos, além de estudantes da PUC e USP, seguirão às 19h para audiência pública na Câmara de Sorocaba, que discutirá o tema junto de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

Segundo Lúcio Costa, representante local do Conselho Regional, Sorocaba foi escolhida para dar início às atividades do movimento por concentrar o maior número de leitos de psiquiatria por habitantes em todo o Estado, distribuídos entre os Hospitais Jardim Das Acácias, Teixeira Lima, Vera Cruz e Mental. De acordo com levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2008 eram 586.680 mil habitantes e 1.455 leitos de psiquiatria registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O número corresponde a um leito para cada grupo de 403 habitantes e 9,52% do total de leitos em todo o Estado.

O vereador Izídio de Brito (PT), requerente da audiência de hoje, pretende apresentar durante a reunião a proposta de adesão ao Centros de Atenção Psicossocial (Caps 3), centro que acolhe vítimas de surtos psiquiátricos temporariamente e com atenção profissional multidisciplinar. A cidade precisa investir pesado no projeto para implantação do Caps 3, que teve aceno positivo da Secretaria Estadual da Saúde no ano passado, sugeriu.

Além de protestar, as comitivas vindas de municípios como Santos, São Bernardo do Campos e Campinas, pretendem divulgar os ideais da Luta Antimanicomial à população, com a distribuição de informativos.

Jornal Cruzeiro do Sul

Petistas das vilas Carol e Fiori decidem coordenação em junho

Os filiados do PT das vilas Carol e Fiore se reuniram no último sábado (15/5) para reorganizar o núcleo daquela região. No encontro, que ocorreu na Sede da Associação dos Moradores da Vila Fiori, foi decidido marcar uma nova reunião no dia 05 de junho, para que seja feita a escolha da nova coordenação.

Na década de 80, quando foi fundado o Partido na cidade, a Vila Fiori já possuía o núcleo organizado, reconhecido como o mais forte de todos e que contribuiu para a fundação do PT. Deste núcleo saíram vários dirigentes partidários que militam até hoje no Partido. A retomada do núcleo foi motivo de alegria para os participantes, principalmente àqueles que viveram e ajudaram na construção do PT de Sorocaba.

Para Olival Farias, membro da direção do PT de Sorocaba e membro do antigo núcleo da Vila Fiori, é importante a retomada da nucleação desde que acompanhada de uma política de formação. "O Partido vai colher bons frutos na cidade, os núcleos são a porta de entrada daquele que quer contribuir para o fortalecimento do PT e de um país justo", afirmou.

Arnô Pereira, vice-presidente da direção municipal, disse que esses espaços dentro dos bairros são fundamentais para debater as propostas do Partido e ajudar na organização partidária. O vice-presidente, também destacou a importância dos núcleos nas eleições deste ano. "O que estará em jogo é a continuidade ou não do nosso projeto, nosso papel é decisivo para a vitória de Dilma Rousseff, quem vai nos representar nesta disputa", ressaltou.

O secretário de Formação, o vereador Izídio de Brito Correia, informou que vai estabelecer uma política de formação em conjunto com os núcleos. "Queremos discutir nos núcleos quais são as necessidades de cada bairro e, com isso, construir a melhor política de formação", assegurou.

Marcio Brown, organizador da reunião, ressaltou que desconhecia a história do bairro na construção do Partido. "Fiquei feliz de saber que estamos no caminho certo em nos organizar enquanto núcleo, agora sabendo desta história nossa responsabilidade aumenta ainda mais", disse Brown. Ao final, o petista reforçou o convite para a próxima reunião no dia 05 de junho, às 15h, na Sede da Associação dos Moradores da Vila Fiori.

PT Sorocaba

Prefeitura prevê mais 1,4 mil vagas em creches até 2012

Criar 1,4 mil novas vagas em creches públicas até o final de 2012 é a meta da Secretaria da Educação, apresentada durante audiência pública na noite de ontem pela Chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), Marta Cassar. A partir da construção de novas unidades, reforma e ampliação de creches já existentes, o número de crianças matriculadas passaria de 6,6 mil, número apresentado pela própria Sedu, para 8 mil. A projeção foi considerada insuficiente por participantes da reunião de ontem, que destacaram o crescimento populacional da cidade e a necessidade de acelerar o ritmo de ampliação da rede de educação e atendimento a crianças entre os 4 meses e os cinco anos de idade. Segundo a representante da Sedu, o cadastramento de mães que procuram as creches municipais à procura de vagas aponta que a demanda reprimida existente na cidade é de aproximadamente 300 vagas. O número é baseado no interesse dos pais que se inscrevem nas unidades, e a distribuição das vagas prioriza crianças em vulnerabilidade social ou cujos pais têm carteira assinada, declarou.

Iara Bernardi, ex-representante do Ministério da Educação (MEC) em Sorocaba, acusou a secretaria de não possuir números precisos sobre o número de crianças que precisam de creches e ainda não são atendidas, pois o direito de efetuar o cadastro não estaria sendo cumprido nas creches. Os funcionários não fazem a inscrição, portanto não há levantamento da demanda. Então que estudo foi feito se não existe cadastro?, questionou a deputada federal, que estima a necessidade de se alcançar 16 mil vagas para atender todo o contingente excluído das creches em Sorocaba.

A dificuldade em atender e coletar dados de quem se dirige às creches é comprovada por mães que assistiam a audiência, como a vendedora Patrícia da Silva, de 33 anos, que ainda durante a gestação recorreu à creche do Parque Laranjeiras, onde mora com o marido, desempregado. Disseram que quando meu filho completasse quatro meses teria vaga garantida. Depois disso procurei quatro creches, só uma delas aceitou anotar meu nome em um papel e na creche 24 horas saí chorando quando o atendente disse que seria mais fácil eu ganhar na Mega Sena do que conseguir uma vaga lá. Na prefeitura aconteceu a mesma coisa, procurei o atendimento para creches conveniadas e disseram para eu desistir, porque havia muitas mães aguardando, desabafou a mãe, que ainda espera conseguir a oportunidade de matricular o filho até o dia 10 de junho, quando termina sua licença maternidade.

Ainda de acordo com a Iara Bernardi, apesar de figurar desde 2007 entre as cidades prioritárias para o recebimento de verbas federais destinadas à construção de creche, Sorocaba perdeu a oportunidade de pleitear três supercreches - uma por ano - o que viabilizaria mais 600 vagas. A maneira com que se amplia o número de vagas ainda é muito restrita. Durante o tempo em que representei o MEC na região não consegui convencer a Prefeitura a aderir aos convênios, sendo que a premissa mínima era a apresentação do projeto com a informação da demanda e a doação do terreno, afirmou.

Marta rebateu, dizendo que um projeto para construção de uma creche no Jardim Califórnia foi encaminhado este ano a Brasília, com descrição de terreno com 5 mil metros quadrados. A previsão, segundo a professora, é que o Parque São Bento também receba projeto semelhante.
O professor João Nelson dos Santos, que sucedeu Iara na representação do MEC na região, também esteve no evento. Para ele, a ampliação no fornecimento de vagas em creche depende de determinação, assim como houve para construir pistas de caminhada e ciclovias. As cidades que não conseguem recurso não apresentam projetos adequados ou têm problemas com a titulação de terrenos e Sorocaba tem vontade, pode ser um exemplo, finalizou.
Jornal Cruzeiro do Sul

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%

Em quadro que configura empate técnico, pré-candidata de Lula ultrapassa o tucano José Serra na pesquisa Vox Populi feita na semana em que foi ao ar o programa do PT. Ela lidera também na sondagem espontânea

Pela primeira vez, uma pesquisa eleitoral apresentou a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Na consulta feita pelo instituto Vox Populi, ela aparece com 38% contra 35% do pré-candidato tucano num cenário de três concorrentes. Marina Silva (PV) obteve 8%. Se considerada a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma está no intervalo entre 35,8% e 40,2%, e Serra, entre 32,8% e 37,2%. Ou seja, há um empate técnico entre os dois que estão na dianteira. Num segundo turno entre Dilma e Serra, o empate técnico se mantém: a petista tem 40% e Serra, 38%, dentro da margem de erro.
Considerando os resultados da pesquisa (1)Vox de janeiro, Dilma cresceu nove pontos enquanto Serra caiu três. Marina se manteve no mesmo patamar. Num cenário com os candidatos de partidos menores, como o PSol de Plínio Arruda Sampaio, a diferença entre Serra e Dilma também é de três pontos: 37% para a petista e 34% para o tucano (leia quadro nesta página).
O diretor do instituto Vox Populi, o cientista político Marcos Coimbra, atribuiu o crescimento de Dilma ao tempo de exposição na TV que a candidata do PT recebeu este mês e não à saída de Ciro Gomes (PSB) da disputa. "A distribuição dos votos de Ciro está equilibrada entre os dois. Existe uma grande relação entre o nível de conhecimento e a intenção de voto. O que tende a ter influência são os comerciais de 30 segundos, e ainda houve o programa de 10 minutos na quinta-feira", afirmou Coimbra, se referindo ao período em que a pesquisa foi a campo, de 8 a 13 de maio em 117 cidades nas cinco regiões do país. Os estados que não tiveram pesquisadores do Vox foram Amapá, Roraima e Acre, terra de Marina Silva.
Ligação
Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor diz em quem votará sem que o entrevistador lhe apresente um leque de opções, Dilma ultrapassou Lula. Ela aparece em primeiro, com 19%, Serra em segundo, com 15%, e Lula em terceiro, com 10%. Em janeiro, Lula tinha 19%, Serra e Dilma tinham 9% cada um. "Essa passagem na espontânea vem ocorrendo aos poucos. Quem quer votar no Lula e fica sabendo que ele tem uma candidata, vota nela. Isso faz a evolução dela muito mais provável do que a de José Serra", avalia Coimbra.
A pesquisa mostra que 74% dos entrevistados sabem ou ouviram dizer que Dilma é a candidata que tem o apoio do presidente Lula. Só 4% acham que Serra tem o apoio de Lula e 1% considera que Lula apoia Marina. Hoje, 33% dizem que votariam com certeza num candidato apoiado pelo presidente Lula e 30% dizem que poderiam votar, dependendo do candidato. Apenas 10% não votariam num nome apoiado por Lula e 24% não levariam isso em conta. Se considerado o corte desse cenário de transferência por regiões do país, o Nordeste é onde o poder de Lula (2)é mais forte, com 51% dos entrevistados dispostos a votar com certeza num nome apoiado pelo presidente. O mais baixo é no Sul, 20%. Quanto ao apoio de Lula para governos estaduais, a transferência é menor: 22% votariam com certeza num candidato apoiado por ele.
A amostra indica ainda que Dilma cresceu em todas as regiões do país. No Centro-Oeste, passou de 25% em janeiro para 34% nessa última pesquisa. No Nordeste, de 38% para 45%. No Norte, de 26% para 41%. No Sudeste, passou de 22% para 36% e, no Sul, de 24% para 30%. Serra cresceu três pontos no Nordeste, de 27% para 30% e no Sul, de 39% para 45%, sua melhor performance. No Norte, oscilou de 31% para 32%. No Centro-Oeste, caiu de 36% para 33%, no Sudeste, de 36% para 35%.
Fôlego
Coimbra atribuiu o novo fôlego de Dilma no Sudeste a Minas Gerais. "Havia tal vontade de votar em Aécio (o ex-governador de Minas, Aécio Neves) que isso inibiu o crescimento de Dilma durante algum tempo. Agora que ele não é mais candidato, ela cresceu", explicou. Segundo Coimbra, Lula tem uma alta popularidade em Minas, a maior fora do Nordeste. Por isso, é natural que a candidata do presidente cresça em intenção de voto entre os mineiros. "Isso estava inibido pela candidatura de Aécio. Agora que ele não é mais candidato, muitos em Minas passaram a pensar em Dilma, já que não podem mais votar no Aécio", diz Coimbra.

Serra mantém a liderança entre quem recebe acima de 10 salários mínimos, 41% a 29% para Dilma e 11% para Marina, a melhor marca da candidata do PV. Serra lidera ainda entre os eleitores de nível superior, 39% a 35%. Dilma vai melhor entre os que recebem um salário mínimo, 43% a 31%, e entre os eleitores com ensino médio, 39%. Contra 32% de Serra e 9% de Marina). Dilma melhorou sua performance entre as mulheres. Aparece com 34% e Serra 35%. Entre os homens, ela tem 42% e o tucano 34%.

A maioria dos eleitores, 47%, deseja mudar "algumas" políticas do governo Lula e continuar com a maioria delas, enquanto 34% preferem a continuidade de todas as políticas do atual governo. Apenas 13% querem mudança na maioria das políticas e 5% propõem mudar tudo. A rejeição dos candidatos (leia quadro nesta página) não é vista pelo cientista político como algo que deva preocupá-los. "Serra tem uma biografia respeitada, Dilma é a candidata de um presidente que todo mundo gosta e Marina é ambientalista e menos conhecida", diz ele.
1 - 117 municípios A pesquisa Vox Populi, realizada entre 8 e 13 maio, ouviu 2 mil pessoas nas cinco regiões do país. As entrevistas foram realizadas em 117 municípios. O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 11.266/2010.
2 - Presidente em alta A avaliação positiva do governo federal cresceu 2 pontos percentuais. Em janeiro, 74% dos entrevistados avaliaram como bom ou ótimo o desempenho do presidente Lula à frente do governo. Agora, o índice é de 76%. Dentro da avaliação positiva, 31% dos entrevistados definem o governo como ótimo e 45%, como bom.

Correio Braziliense

Câmara discutirá a falta de vagas em creches

A falta de vagas em creches e escolas infantis da rede municipal de ensino será debatida em audiência pública na próxima segunda-feira. O encontro, realizado por iniciativa do vereador Izídio de Brito Correia (PT), deverá reunir às 19h na Câmara Municipal diversos representantes de sindicatos, associações, vereadores e membros da Secretaria de Educação (Sedu), além de representantes do MEC em Sorocaba e pais que sofrem com o déficit de vagas na cidade.

Segundo o vereador, é frequente a presença de pais nos gabinetes da Câmara apelando para que os parlamentares intercedam pela matrícula de seus filhos. Uma das alternativas para este problema que será apresentada pelo vereador é a parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada, nos moldes de uma empresa da cidade que já disponibiliza uma creche a seus funcionários. Como a unidade ainda dispunha de vagas, a prefeitura aproveitou para compartilhar a estrutura e dividir os custos, explicou. Na avaliação de Izídio, as empresas que investissem nesse tipo de serviço poderiam participar das políticas de incentivos fiscais.

Outra saída, na visão do parlamentar, é a requisição de financiamento especial, voltado especificamente para a educação infantil. Trata-se do programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), já distribui recursos destinados à construção e manutenção de creches e pré-escolas. Os recursos podem ainda ser utilizados para a melhoria da infra-estrutura física, na reestruturação e na aquisição de equipamentos.

A Secretaria Municipal de Educação não divulgou quantas crianças aguardam vaga nas creches, informou apenas que atualmente há na cidade cerca de 88 mil crianças com até cinco anos matriculadas.

Ana Cláudia Raires Carvalho é uma das tantas mães que buscaram sem sucesso uma vaga em creches municipais. A doméstica se vê obrigada a levar a filha de oito meses para o trabalho, de onde pode ser demitida caso continue a receber respostas negativas. É uma obrigação da prefeitura, que deveria pedir ajuda do governo federal ou fazer qualquer coisa para pleitear aumento de vagas, protestou.

Após ter sua filha recusada desde fevereiro pelas creches da Vila Haro, Vila Angélica, Mineirão e a creche 24 horas, Ana procurou o Conselho Tutelar, onde obteve requisição destinada à secretária de Educação Terezinha Del Cístia. Mesmo com o documento que solicita vaga em creche próxima de sua residência - no Jardim Brasilândia - a mãe não conseguiu sequer entrar em lista de espera. Tudo o que dizem é que preciso aguardar a publicação de Edital sobre abertura de vagas, desabafa.

Ana mora numa casa alugada com o marido, que recebe apenas R$ 460,00 de salário, portanto não pode deixar de trabalhar para ficar com a pequena Naumi Vitória. Diante da inércia , ela afirma que recorrerá à Defensoria Pública para entrar com ação na Justiça contra a Prefeitura. O Estatuto da Criança e do Adolescente prova que minha filha tem direito a uma vaga, eu sei disso e vou pedir à Justiça, conclui.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Falta de vagas na educação infantil será discutida na Câmara

O grave problema da falta de vagas para crianças de toda a cidade será discutido na próxima segunda-feira, 17, às 19h, na Câmara Municipal. A Audiência Pública “Atendimento a educação infantil – creches e pré-escolas” foi proposta pelo vereador Izídio de Brito Correia (PT) e contará com a participação do representante do Ministério da Educação no estado de São Paulo, Nelson dos Santos, e de pais que sofrem com o déficit educacional de Sorocaba.

Segundo o vereador petista, todos os vereadores recebem, diariamente, inúmeros pedidos de vagas em creches e ensino fundamental. “Em alguns casos, os pais correm o risco de perder a guarda dos filhos, por conta de deixarem seus filhos em situação de risco, acarretados pela falta de vaga”, conta. “E é por tudo isso que julgamos necessária essa discussão, para que possamos nos organizar e cobrar do Executivo uma solução imediata”, explica Izídio.

O vereador lembra que no dia 28 de janeiro deste ano, em entrevista ao Tem Notícias - 1ª edição, da TV TEM, a Secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia, afirmou que não tem conhecimento do número de vagas necessárias para atender a demanda reprimida. “Isso é um absurdo, pois como saberemos o investimento necessário?” questiona.

Na oportunidade, também será debatido o Programa PRÓ-INFÂNCIA, que integra o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal. O Programa oferece, como alternativa, ações supletivas que permitam aos municípios e Distrito Federal corrigir progressivamente o acesso das crianças de 0 a 6 anos às creches e ao ensino infantil gratuito.

A audiência pública será aberta a todos os interessados e poderá ser acompanhada, ao vivo, pela TV Legislativa e pelo site da Câmara Municipal de Sorocaba.
Foto: Divulgação

Na TV, Lula apresenta Dilma como símbolo de seu governo

O programa eleitoral do PT (assista ao programa) que foi ao ar ontem consolida um novo momento na campanha de Dilma Rousseff à Presidência. Sem poder fazer carreatas e comícios públicos, a propaganda - a primeira desde que Dilma deixou o cargo de chefe da Casa Civil - serviu para deixá-la mais conhecida perante o eleitorado brasileiro e tornou-se o ponto máximo dessa primeira etapa da campanha, que se encerra com a convenção nacional de 13 de junho, a ratificação da vice-presidência para Michel Temer (PMDB-SP) e a definição das alianças estaduais.

Na propaganda, Lula aparece mostrando o quanto Dilma foi importante para o seu governo. Nesta semana, a petista deu a senha ao afirmar, em Porto Alegre, que ela era "o governo Lula". O presidente confirmou esse raciocínio ontem, enaltecendo a competência, política e administrativa, da sua principal auxiliar no governo. E apresentou à população, pela primeira vez oficialmente, Dilma como sua pré-candidata - para petistas, o lançamento da pré-candidatura em fevereiro foi um ato interno do partido.

A propaganda também apresentou uma trajetória pessoal, administrativa e política de Dilma. Sua infância em Minas, a militância política durante o período da ditadura e a carreira administrativa, iniciada em Porto Alegre, nas gestões do pedetista Alceu Collares (quando foi secretária de Fazenda) e do petista Olívio Dutra (secretária de Minas e Energia), até a chegada em Brasília, durante o governo de transição, em 2002. As gravações, tanto em Minas quanto no Rio Grande do Sul, foram feitas em total sigilo, para evitar vazamentos - os políticos aliados nos estados sequer foram avisados da presença da candidata.

O presidente chegou a comparar a trajetória de Dilma, que ficou três anos presa, com a do líder sul-africano, Nelson Mandela, que passou 27 anos na prisão.

Um petista próximo de Dilma lembrou que existem eleitores que desconhecem, por exemplo, que ela foi ministra de Minas e Energia até 2005, quando foi convidada pelo presidente a assumir a Casa Civil. "Essa trajetória precisa ser reforçada no imaginário da população", reforçou um integrante do governo. O PT quer também reforçar, com o programa, a ideia de que Dilma tem competência e qualificação para pleitear o cargo.

Se Dilma foi a grande estrela da propaganda - como foi do governo, segundo a mensagem transmitida - o horário político serviu também para mostrar o país que o PT ajudou a construir. Foram reforçadas as políticas sociais, de inclusão e a estabilidade econômica gerada a partir de uma administração séria - e que merece ter continuidade, na opinião dos idealizadores da peça publicitária.

Pela campanha, Dilma fará, na semana que vem, a primeira viagem internacional. Ela estará em Nova York nos dias 20 e 21. No primeiro dia, participará de uma homenagem ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Na sexta-feira, terá um almoço com investidores .

Após as convenções partidárias de junho, na avaliação dos estrategistas políticos da campanha de Dilma, começará a segunda etapa da campanha: os comícios e a carreatas autorizados pela Justiça Eleitoral, quando o contato com o eleitorado se tornará mais intenso. É o momento de testar a oratória e o poder de aglutinação da candidatura. Já o terceiro momento - posterior à Copa do Mundo, quando tudo vai ficar em um ritmo mais lento - inicia-se em agosto, quando começa a propaganda eleitoral gratuito, momento em que as propostas de governo serão debatidas de forma mais intensa.

A expectativa de políticos da campanha é que a pesquisa da empresa Vox Populi, registrada no TSE para ir a campo hoje, já retratará efeitos positivos do programa do PT para a candidata.

Jornal Valor Econômico

Lippi sofre dupla derrota no Legislativo

"Briga' entre oposição e situação termina pior para o lado do prefeito, com o adiamento da votação dos dois projetos
Uma disputa entre a bancada de oposição e o vice-líder do governo resultou em dupla derrota do prefeito Vitor Lippi (PSDB), ontem na Câmara de Sorocaba. A oposição, formada pelos vereadores petistas Francisco França e Izídio de Brito, além do democrata Caldini Crespo, articularam-se e obstruíram a votação do projeto de reforma administrativa do da Prefeitura.
Irritado com isso, o vice-líder do governo, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), enquanto integrante da Comissão de Finanças, não deu o parecer ao projeto que cria o "Aluguel Social", que visa conceder benefício de R$ 382,50 às 900 famílias que moram em áreas de risco.
O argumento é de que de não iria privilegiar um pedido do PT, porém, esqueceu que a proposta é do Executivo e foi, inclusive, amplamente divulgada pelo próprio prefeito e integrantes de seu governo. Agora, ambas as propostas devem voltar ao plenário na terça-feira.
Diante disso tudo, as sessões extraordinárias de ontem, previstas para se estenderem por toda a tarde, não duraram 15 minutos. Até o secretário de Governo e Planejamento, Rodrigo Moreno, que chegou ao local minutos , foi surpreendido e, sem ação, retornou ao Paço, com o semblante fechado. "É lamentável. Tudo bem, querem obstruir. Votaremos na terça-feira. Não tem o menor problema", limitou-se.

Integrantes de comissões estratégicas no Legislativo, como Justiça; Orçamento, Finanças e Parcerias; e Obras, os três vereadores (França, Izídio e Crespo) pediram vistas ao projeto de reforma administrativa do Paço, sob a alegação que a medida foi encaminhada no "afogadilho" para votação em caráter emergencial na Câmara, o que teria inviabilizado análise mais aprofundada das medidas previstas. Para que um projeto entre em pauta para votação é necessário passar por análise das comissões permanentes e conter a assinatura dos três integrantes de cada uma delas.

A primeira tentativa de obstruir a votação aconteceu logo no início, quando Crespo questionou o presidente da Câmara, Marinho Marte (PPS), de que esse projeto não observava o prazo de 48 horas previsto no regimento interno para tramitação, antes de ser colocado para votação.
"Recebemos (cópias do projetos) por meio eletrônico às 17h de terça-feira. Levando-se em conta as 48 horas. Entendo que essa votação deverá ocorrer hoje às 17h", argumentou. "Quero salientar que houve uma convocação verbal, prevista no regimento interno", contra-argumentou Marinho.

Quando a proposta seria colocada em plenário, Crespo, da Comissão de Justiça, foi o primeiro a pedir "tempo regimental" de um dia, para análise. "Esse projeto chegou no afogadilho. Como vamos votar uma proposta ampla como esta sem uma análise mais aprofundada." Líder do PT e integrante da Comissão de Obras, França, foi na sequência: "Também quero vistas, senhor presidente". "Eu acompanho", emendou Izídio, da Comissão de Finanças, Izídio.

Martinez não escondeu a indignação, levantou-se da cadeira e atacou: "Já que não querem a reforma do prefeito, também não vão ter o Aluguel Social". "Como sou integrante da comissão de Finanças, não vou assinar o documento", continuou. A decisão pegou de surpresa o líder do prefeito, Paulo Mendes (PSDB) e o secretário Rodrigo Moreno, que ainda discutiam com outros vereadores sobre a reforma administrativa.

Com o prazo de 24 horas para que os representantes das comissões assinem os documentos e mais 48 horas para ser colocado em votação, Marinho definiu que a discussão dos projetos será retomada na terça-feira, também em sessões extras. Então Moreno, acompanhado do assessor especial do gabinete do prefeito, Carlos Laíno, deixaram o Legislativo, sem esconder a frustração.
Jornal Cruzeiro do Sul

terça-feira, 11 de maio de 2010

Organizado o Núcleo do PT do Santo André II

Na noite da última segunda-feira (10/5), os filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores do bairro Santo André II compareceram à sede da Cooperativa de Moradores para organizar o oitavo Núcleo do PT. Além dos moradores, participaram da reunião o presidente do PT de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, o vereador e Secretário de Formação, Izídio de Brito Correia, a Secretária de Finanças, Marisa Scauri e o membro do diretório Municipal, Márcio Brown.

Triniti deu início à reunião falando sobre a importância dos núcleos na origem do PT e que a retomada dessa política de nucleação, em Sorocaba, significa uma aproximação do partido aos filiados e à população. "Queremos que os núcleos tenham um papel estratégico na campanha deste ano: o de organizar as atividades para levar nossas propostas aos moradores. Devemos convencê-los da importância da continuidade do projeto encabeçado pelo presidente Lula, que vem mudando o Brasil", afirmou. O presidente destacou ainda a importância de eleger o pré-candidato do PT, Aloizio Mercadante, governador do Estado de São Paulo. “O Estado não pode mais continuar estagnado como está, é fundamental para o Brasil que São Paulo seja o trem bala da economia nacional", ressaltou.

Segundo Izídio, organizar o PT em núcleos é estabelecer outro paradigma de fazer política partidária. Para o vereador, são os moradores que conhecem melhor o bairro onde residem, o que facilita o trabalho do partido e de seus representantes no legislativo. “Todos têm a responsabilidade de levar as propostas do PT para cada morador deste bairro e, ao mesmo tempo, encaminhar suas demandas aos poderes constituídos", explicou. Izídio disponibilizou a Secretaria de Formação para, junto com o núcleo, organizar um calendário de atividades para discutir política com a população daquela localidade.

Ao final da reunião, ficou definido Antero Bispo dos Santos como coordenador e Regina de Oliveira como Secretária Geral do Núcleo do Santo André II. Antero Bispo afirmou que vai ajudar no fortalecimento do partido no bairro. “Temos vários simpatizantes petistas que queremos filiar e transformá-los em soldados nessa luta”, assegurou o coordenador. “Somos uma semente que acaba de ser plantada, que vai crescer e dar muitos frutos", completou.

Regina agradeceu ao vereador Izídio por sempre ajudar no encaminhamento das demandas dos moradores do Santo André II. “O PT hoje é uma realidade no bairro e o Izídio contribuiu muito para isso quando colocou seu mandato a serviço dos moradores. Isso facilitará nosso trabalho de organizar o PT através do Núcleo", concluiu.

PT Sorocaba

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Santo André II terá Núcleo do PT a partir desta segunda-feira

Os filiados do PT do Jardim Santo André II, nesta segunda-feira (10/5), às 19h, estarão se organizando em mais um núcleo do Partido dos Trabalhadores. Com a criação deste, o PT passa a contar com oito núcleos em Sorocaba. Os bairros do Além Ponte, Aparecidinha, Laranjeiras, Vitória Régia, Julio de Mesquita, Intervias ( Parada do Alto) e Vila Jardini já estão organizados e atuantes.

A retomada da política de nucleação do Partido tem sido referência para a direção estadual. "A militância petista da cidade vem tendo um papel fundamental na organização destes núcleos, entendendo que este é um dos caminhos sólidos na construção do PT e, consequentemente, no seu fortalecimento", afirma o presidente do PT, José Carlos Triniti Fernandes.

"Os núcleos terão um papel importante na campanha deste ano, mas também na aproximação do Partido com a população de seus respectivos bairros", explica o Secretário de Formação, o vereador Izídio de Brito Correia. "É uma contribuição extraordinária para o crescimento do PT", completa. O secretário informa ainda que o partido vem elaborando uma proposta de formação envolvendo todos os núcleos, que terá inicio logo após a eleição de outubro.

O encontro será realizado na sede da cooperativa de moradores e os responsáveis são os petistas Antero e Regina. Estão sendo convidados todos os filiados daquela região. Na oportunidade, serão escolhidos o coordenador (a) e o secretário (a) do núcleo que será organizado.

PT Sorocaba
www.ptsorocaba.org.br

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região lança site e cooperativa de crédito

O Sindicato dos Metalúrgicos lança no próximo dia 7, às 19h, na sede de Sorocaba, seu novo site e uma cooperativa de crédito mútuo para atender aos sócios.

O novo site, que continuará com o mesmo domínio: www.smetal.org.br, terá uma série de novidades, entre elas um campo para publicação gratuita de classificados.

A cooperativa atenderá os sócios com juros menores que os de mercado.

Vila Jardini é o sétimo núcleo organizado do PT

Na tarde de primeiro de maio, os filiados da vila Jardini e vila Belmejo se reuniram para fundar o Núcleo do PT daquela região. Com a criação do mesmo, o Partido dos Trabalhadores passa a contar com sete já organizados e funcionando na cidade. Outros núcleos devem surgir até julho, como os dos bairros São Bento, Carol, Maria Eugênia, São Guilherme, Santo André e Vila Helena.

Compareceram ao encontro os vereadores Izídio de Brito Correia, Secretário de Formação do Partido, e Francisco França, líder da bancada, Paulo Henrique Soranz, membro da executiva estadual, Adailton dos Santos, Secretário de Comunicação do PT e José Carlos Triniti Fernandes, presidente do PT de Sorocaba.

França parabenizou a iniciativa dos filiados daquela região e afirmou que a "política de nucleação é fundamental para fortalecer o partido na cidade, é nossa fonte de trabalho na Câmara Municipal". O vereador alertou também para que os núcleos não sejam espaços de candidaturas, que passando a eleição de 2010, deixem de existir. Izídio reforçou o trabalho que a direção do partido vem desenvolvendo no sentido de se organizar através dos núcleos. Segundo secretário, o papel do Partido a partir de agora, é estabelecer um calendário de formação e de outras atividades para dar sustentação aos filiados de cada região.

O presidente do PT falou sobre a importância da política de voltar a organizar os núcleos na cidade, ato esse estabelecido pela direção do partido na gestão passada. "Através deles o partido se aproxima da população e passa a conhecer a realidade de cada bairro", afirmou Triniti. "Outro papel importante desses núcleos é organizar formação e filiar os simpatizantes petistas, que são muitos em cada bairro", completou. Ele falou também do papel que esses núcleos possuem nas eleições deste ano, organizando reuniões, panfletagens, carreatas e outras atividades de campanha. "Temos a grande tarefa de eleger a Dilma, Mercadante e Marta e, ainda, aumentar nossas bancadas, federal e estadual", indagou.

Vanderson de Oliveira e Elias Cardoso de Morais receberam, respectivamente, os cargos de Coordenador e Secretário do Núcleo da vila Jardini. No sábado, também foi inaugurada a sede que passa a funcionar na Rua Visconde do Rio Branco, 593. O espaço possuirá três computadores para atender os moradores do bairro. "A ideia é oferecer oficina para aqueles que queiram aprender a mexer com informática", afirmou Vanderson. "Esse espaço servirá como referência para petistas e moradores que desejam discutir políticas e como porta de entrada do PT no bairro", concluiu o coordenador.

PT Sorocaba

Herança de Serra - Mais assassinatos, mais sequestros e mais roubos a bancos

Número de homicídios no primeiro trimestre aumentou 23% na capital e 7% no estado de São Paulo


O número de assassinatos praticados na cidade de São Paulo cresceu 23% no primeiro trimestre deste ano - e último do Governo José Serra (PSDB) -, em comparação com o mesmo período de 2009, ao mesmo tempo em que aumentou 7% no estado, segundo a própria Secretaria estadual da Segurança Pública. Os dados oficiais informam que, de janeiro a março, 376 pessoas foram assassinadas na capital paulista – em média, mais de quatro por dia -, e 1.224 foram mortas
no estado – em média, mais de 13 a cada dia.

Nota divulgada sexta-feira pela Secretaria da Segurança classificou os aumentos dos homicídios como “oscilações” indicativas de que “os esforços do governo, das polícias e da sociedade devem ser renovados continuamente com a adoção de novas, mais modernas e eficientes estratégias". No primeiro trimestre, os eventuais “esforços” do Governo Serra foram notoriamente frus -
trados. Além de mais assassinatos, houve mais roubos a bancos – aumento de 16% - e mais casos de extorsão mediante sequestro – aumento de 25% - geralmente atribuídos a organizações criminosas. Só a incidência de crimes contra o patrimônio foi reduzida - em 22%.
O crescimento da violência nas cidades paulistas, durante o primeiro trimestre, dá continuidade a uma escalada da criminalidade já imposta à população em 2009 – 3º ano do Governo Serra e 15º de sucessivos governos do PSDB. O balanço anual apresentado pela Secretaria de Segurança evidenciou que São Paulo se tornou um estado mais inseguro para a população, com mais roubos, mais assaltos seguidos de assassinato, mais assassinatos, mais seqüestros, mais estupros, mais
furtos de veículos. Em resumo, todos os índices que formam o cenário de criminalidade pioraram no ano passado, comparativamente a 2008. Vale rever os dados:
a) O volume de ocorrências registradas por furto de veículos aumentou quase 73%. Foram 60.969, em 2008, e 105.341, no ano passado.
b) Os casos de extorsão mediante sequestro cresceram quase 40% – de 61, em 2008, para 85.
c) O número de ocorrências de roubo (257.004) foi 18% superior ao de 2008 (217.967) – e foi também o maior registrado na história de São Paulo. O recorde anterior (248.406) ocorreu também num governo tucano – de Geraldo Alckmin – em 2003.
d) O número de homicídios dolosos (em que há intenção de matar) foi mais de 4% superior ao de 2008. Subiu de 5.412, em 2008, para 5.650.
e) Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) aumentaram quase 14% – de 267, em 2008, para 304.
f) A polícia paulista matou mais gente. Em 2008, 431 pessoas foram mortas em confrontos – supostos ou não – com policiais. Em 2009 o número de mortos aumentou para 549 – 27% a mais.
g) O número de estupros aumentou. Comparados apenas os últimos trimestres de 2008 e 2009, sob a vigência de novas regras na lei de estupro, os casos registrados em todo o estado aumentaram de 925 para 2.338.

Dois dias depois de divulgados esses números, Serra atribuiu o aumento da criminalidade à crise
econômica e ao desemprego. Agora, nem o ex-governador, nem seu sucessor, Alberto Goldman (PSDB), e nem qualquer autoridade do setor de Segurança Pública animaram-se ainda a expor alguma explicação para o crescimento da violência em São Paulo. Em típica atitude preventiva, o pré-candidato tucano à Presidência anunciou, há poucos dias, a intenção de criar um ministério para a Segurança Pública, caso seja eleito.

Brasília Confidencial

Encontro de Mulheres em Sorocaba, com Marta Suplicy

Participe!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sorocaba: Na crise, 2.500 toneladas de recicláveis deixaram de ser aproveitadas

A cidade de Sorocaba deixou de aproveitar pelo menos 2.500 toneladas de materiais recicláveis durante a crise financeira que assolou o mundo durante os anos de 2008 e 2009. Rita de Cássia Gonçalves Viana, presidente do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) - do qual a Coreso faz parte - estima que esta foi a quantidade de recicláveis que a cooperativa deixou de recolher desde o início das turbulências econômicas em setembro de 2008. Esta retração, segundo ela, foi consequência da queda brusca da demanda por recicláveis e a queda no preço pago por muitos materiais.

Foram 20 meses desde o início da crise e, neste período, a entidade também sofreu muitas baixas em seu quadro de cooperados que caiu de 146 para 46. A presidente do Ceadec lembra que no momento mais crítico a entidade ficou com 37 catadores. Antes da crise, no fim de 2008, a entidade coletava 240 toneladas de recicláveis por mês. Durante o período de turbulências o volume de material oscilou entre 70 e 80 toneladas por mês. Agora, afirma Rita, os cooperados estão trabalhando com 100 toneladas de produtos recicláveis. "Esta estimativa de 2.500 toneladas é humilde pois vínhamos em um movimento crescente e se continuássemos no mesmo ritmo teríamos ultrapassado as 240 toneladas", lamenta.

Este cenário de retração na demanda teve reflexos também no ganho dos cooperados que passaram de R$ 650 mensais para R$ 200. "Mais de cem pessoas deixaram a Coreso. Essas pessoas precisam comer, então, mesmo a gente falando que era uma situação passageira, eles tiveram que buscar outra coisa", pondera. Apesar de menor remuneração mensal os cooperados continuaram a ter proteção social por meio da Previdência Social.
Renda para 250 famílias
A venda de recicláveis por meio de cooperativas é um modelo de gestão importante para quem depende do lixo para conseguir seu ganha pão. A Coreso faz parte da Rede Cata Vida que, na região, chegou a contar com 460 cooperados. "Eram 460 famílias que tiravam renda da reciclagem e hoje são 250 na região", afirma Rita.

Entre os cooperados que não deixaram a Coreso, está Celso Vataro, 45. Ele é uma das testemunhas dos maus bocados enfrentados pela cooperativa. Na Coreso há oito anos, Celso explica que só conseguiu permanecer trabalhando com recicláveis pois a esposa tem outro emprego. "Graças a Deus ela estava trabalhando. Teve época que recebi de R$ 300 a R$ 350. Foi difícil, mas agora já deu para ver uma luz", brincou ele.
Retomada parcial
Atualmente, a Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso), retomou cerca de 25% do volume de trabalho mas ainda falta muito para serem alcançados os patamares anteriores às turbulências econômicas. Rita destaca que o óleo de cozinha usado foi o único produto não prejudicado com a crise. "Conseguimos manter mas por conta da manufatura pois o produto passa por um processo de agregação de valor", afirma. O óleo de cozinha reciclado pode ser usado como biodiesel ou na ração animal.

Em janeiro melhorou um pouco e cada cooperado está com ganho mensal de R$ 500, aproximadamente. Durante os meses mais críticos da crise alguns produtos deixaram de ser comercializados como, por exemplo, o papel misto. Antes das turbulências, afirma Rita, este material era vendido por R$ 0,20 o quilo. Agora, o preço chega a R$ 0,08. "Não tinha mercado e os produtos começaram a virar estoque. Os catadores não pegavam mais os recicláveis e o que não foi recolhido vai para o aterro", alerta. O papelão é outro item usado para exemplificar a fala de Rita. Segundo ela de R$ 0,55, o quilo passou para R$ 0,14 e, atualmente, a cooperativa consegue até R$ 0,32 no quilo de papelão.

Jornal Cruzeiro do Sul

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador terá atrações na sede do Sindicato

Os metalúrgicos, familiares e demais trabalhadores da região estão convidados para o 1º de Maio na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba neste sábado, a partir das 9h. A entrada é gratuita.

No período da manhã, o público vai contar com serviços gratuitos, como orientação jurídica, exame de glicemia, brincadeiras e brinquedos para crianças, ginástica, entre outras.
A partir das 13h começam as atrações musicais, com DJ Marcos Alves, Mochileiros do Tibet, Ó do BGÓ, Rosan e Ricardo e Osmarzinho dos Teclados.

Ao longo do dia, também haverá exibição de filmes e vídeos no CineMetal.

Além de comemorar o Dia do Trabalhador, o evento no Sindicato vai divulgar a campanha da CUT "Reduz para 40 que o Brasil Aumenta", em defesa da redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais.

A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Mas devido à resistência de deputados da bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada.

"A pressão popular, especialmente em um ano eleitoral, podem mudar esse quadro e forçar os deputados a votarem a PEC", afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Confira a programação do 1º de Maio

Das 9h às 13h
• Orientações jurídicas (Trabalhista e Cível);
• Exames: glicemia e pressão arterial
• Corte de cabelo e maquiagem
• Massagens e Ginástica laboral
• Exposição de fotos e exibição de filmes da categoria metalúrgica
• Brinquedos e brincadeiras: Cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, algodão doce e pipoca

Períodos Tarde/Noite
13h - DJ Marcos Alves e convidados
17h - Mochileiros do Tibet
18h - Ó do BGÓ
19h30 – Rosan e Ricardo – Sertanejo Universitário
21h - Osmarzinho dos Teclados e Irene – Bailão

E mais!

Cine Metal:
10h Linha de Montagem,
12h A Classe Operária vai ao Paraíso
14h Mandel
16h Che

Parceiros: F.I.B (Faculdades Integradas Brasileiras); Instituto Akemy 3016-9842; Lubel Movéis para Cabeleireiros 3018-6681; Contém 1g; ADS (Associação de Diabetes de Sorocaba); Qualifica - Cursos Profissionalizantes e Sanamed.

Folha Metalúrgica

Notícias CNM/CUT