segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Seminário do mandato Hamilton Pereira

Caros Leitores deste Blog,

No próximo dia 13/9 acontece, em Sorocaba, um grande Seminário do mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). O evento servirá para reconstituir o Conselho do Mandato, debater temas importantes que estarão na pauta nos próximos meses e disponibilizar formação política para os participantes através de oficinas temáticas no período da tarde.

A participação de todos é fundamental, já que se trata de uma excelente oportunidade para que a sociedade avalie o trabalho feito até agora e debata as ações futuras do mandato, que tem se empenhado em representar, no Legislativo Paulista, as necessidade de toda a população.

Clique aqui para saber um pouco mais sobre o conteúdo e os propósitos do Seminário.

Faça sua inscrição e ajude-nos a divulgar o evento.

Já estão confirmadas as presenças de José Genoino, Arlindo Chinaglia, João Paulo Cunha, Iara Bernardi e Emídio de Souza, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de partidos e entidades representantes da sociedade civil organizada.

Não fique de fora dessa!
http://www.hamiltonpereira.org.br/

Izídio quer unidade do Corpo de Bombeiros na Zona Norte

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, informações sobre a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na Zona Norte de Sorocaba.

A região comporta a maior densidade demográfica da cidade e contabiliza um extenso número de ocorrências de acidentes, atropelamentos e demais fatalidades em suas avenidas de acesso.

“Quero saber do prefeito se existe algum estudo ou projeto para a existência de uma unidade do Corpo de Bombeiros na Zona Norte, pois, por seu tamanho, índice populacional e localização, ela carece de cuidados e maior agilidade nos atendimentos”, afirma Izídio. “Logo, com a instalação da empresa Toyota na região, a população e o trafego tendem a intensificar ainda mais, o que torna fundamental a presença de uma unidade na Zona Norte”, conclui.

Blog de Lula entra no ar hoje

O diário eletrônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado de Blog do Planalto, poderá ser acessado pela internet a partir de hoje, pelo endereço blog.planalto.gov.br. Em mais uma ação para estreitar sua comunicação direta com a população, Lula criou o blog para divulgar ações da Presidência da República - a exemplo da coluna semanal "O presidente responde", publicada desde julho em quase uma centena de jornais regionais do país, que encaminham ao Planalto perguntas de leitores.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente.

- Na estrutura atual, não se tem meios de comunicação direta com o cidadão comum. A estrutura é toda direcionada para se falar com jornalistas. Com o blog, abre-se essa possibilidade - explicou um assessor da Secretaria de Comunicação.

Inspiração veio de Obama; na estreia, o tema é pré-sal

Três jornalistas e dois técnicos foram contratados pela Secom para se dedicar, com exclusividade, ao blog. A ideia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República. Mas poderão ser divulgadas também ações de outros setores do governo.

O blog entra na rede mundial de computadores hoje trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores ontem à noite, e a história do petróleo no país.

A proposta de criação do blog partiu da Secom e foi autorizada por Lula em dezembro passado. A ideia teria sido inspirada no blog criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral americana. O formato do blog foi apresentado em junho passado no 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Durante a elaboração da ferramenta, a Presidência abriu uma consulta para saber o que o público queria ver no blog.

Nesta fase inicial, o blog não terá espaço para comentários dos leitores. Segundo a Secom, a equipe do blog é pequena e não teria condições de destacar um profissional para fazer o papel de moderador dos debates.

Além do blog e da coluna, a Presidência planeja lançar outras ferramentas na rede de computadores, como o Twitter e vídeos no YouTube

Editorial - A cidade tem pressa

Em Alice no País das Maravilhas, o gênio nonsense de Lewis Carroll inventou o desaniversário, para ser comemorado com chá e bolo em todos os 364 dias do ano em que não se faz aniversário.

Mais ou menos isso - com uma pitada indisfarçável de antagonismo político - foi o que aconteceu no sábado (29), no Wanel Ville, quando vereadores do PT e moradores comemoraram com bolo, música e palhaços a não-inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) que deveria atender aquela região.

O prédio está pronto há um ano, e sua abertura imediata foi uma das promessas do prefeito Vitor Lippi (PSDB) na campanha eleitoral do ano passado. O trecho do programa de TV em que a promessa foi feita, veiculado no dia 26 de setembro de 2008, foi publicado no YouTube, o popular site de vídeos da internet.

Estamos diante do posto de saúde do Wanel Ville, que está sendo entregue à população de Sorocaba nos próximos dias, anuncia o prefeito.

O tempo mostrou que não estava. Passados onze meses da promessa, a unidade de saúde continua fechada, e, segundo a moradora Gianila Galego, ouvida pela repórter Regina Helena Santos, deste jornal (Bairro protesta por unidade de saúde, 30/8, pág. A5), só não está abandonada porque os próprios moradores se encarregam de vigiá-la para evitar depredações.

De acordo com a justificativa da Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade estaria agora em fase de adequação de equipamentos e de pessoal (que inclui seleção e treinamento), e ainda não existe previsão para sua abertura.

Ou seja: houve um descompasso, difícil de justificar, entre os setores encarregados de planejar e executar a obra da UBS e os que deveriam ter providenciado, com a necessária antecedência, a compra dos equipamentos e a alocação ou contratação de funcionários para ativá-la. E o prefeito, que colocou sua imagem na TV para anunciar a abertura nos próximos dias, pagou o preço político de uma promessa não cumprida.

A festa de não-inauguração, descontados os interesses políticos evidentes do PT sorocabano, é um alerta para a administração municipal, que conseguiu a façanha de perder pontos com a população do Wanel Ville depois de ter feito o mais difícil, que era erguer o imponente prédio da UBS.

A cidade tem urgência de soluções, e seja o que for que as atrasa por quase um ano precisa ser detectado e corrigido.

Há pouco mais de um mês, foi preciso que o Ministério Público desse um ultimato ao secretário de Governo, Maurício Biazotto Corte, para que a Prefeitura iniciasse o processo de seleção dos novos conselheiros tutelares, previsto na lei municipal 8.627. Sancionada em dezembro de 2008, a lei não vinha sendo cumprida, e o processo de recomposição do Conselho Tutelar, organismo indispensável para a solução dos problemas ligados à Infância e Juventude, ainda não havia sido iniciado. O concurso público para seleção de novos conselheiros foi iniciado no último dia 25, mais de oito meses depois de a lei ser sancionada. E levará, segundo o prefeito, mais doze ou dezoito meses para que as condições de funcionamento do Conselho possam finalmente melhorar.

Tais atrasos - respeitados apenas aqueles gerados por absoluta ausência de recursos ou satisfação de prazos e exigências legais - comprometem os resultados e geram compreensível estresse na população. E acarretam, para o governo municipal, um desgaste político que poderia ser evitado, ou, quando menos, reduzido.

A festa de não-inauguração da UBS do Wanel Ville foi organizada pelo PT, mas quem a gestou durante onze meses foi a própria administração municipal, pela falta de ações e de satisfações suficientes à opinião pública.

Compreender esse fato com humildade, e sem cair na tentação de atribuir o protesto unicamente a fatores políticos, é fundamental para que os descompassos excessivos entre a tomada de decisões e a viabilização de soluções possam ser solucionados.

Jornal Cruzeiro do Sul - 31/08/2009

domingo, 30 de agosto de 2009

PT cobra funcionamento de Posto de Saúde inativo há mais de um ano

O PT de Sorocaba realizou um ato na manhã deste sábado (29/8) para denunciar o descaso da Prefeitura em relação ao Posto de Saúde do bairro Wanel Ville, pronto há mais de um ano, porém ainda inativo. O Diretório Municipal também divulgou um vídeo na internet do programa eleitoral do PSDB, veiculado em 26/9/2008, em que o prefeito Vitor Lippi, candidato a reeleição, apresentava o prédio informando que o mesmo seria inaugurado "nos próximos dias".

A irreverência da manifestação atraiu a atenção de centenas de moradores do bairro, que se reuniram em frente ao prédio para cantar parabéns em comemoração ao aniversário de "não-inauguração" do prédio. Doces, apitos, narizes de palhaço e bexigas foram distribuídas às crianças, que segundo o presidente do PT, Paulo Henrique Soranz, acabam sendo as maiores vítimas pela falta de atendimento local em saúde.

"Essa é uma brincadeira que estamos fazendo para chamar a atenção da população de que não é possível que essa cidade só funcione em ano de eleição", salientou Paulo. "O PT vai fazer manifestação em cada bairro de Sorocaba que tiver uma situação como essa, vamos denunciar, chamar a atenção, porque ninguém é obrigado a tolerar esse tipo de coisa", completou.

O vereador Izídio de Brito Correia falou da sobrecarga no atendimento na Santa Casa de Saúde devido à falta de investimentos por parte da Prefeitura nos postos de saúde para atendimento da população nos bairros. "A Santa Casa está com um déficit em torno de R$2 milhões porque está atendendo muita gente", afirmou. "Isso está acontecendo porque não tem atendimento nos bairros, porque o prefeito não resolve a situação dos médicos, não resolve a situação da estrutura", completou o vereador.

O membro do núcleo do PT do Júlio de Mesquita Filho, Delso Costa, afirmou que os moradores do bairro têm que recorrer aos postos de saúde do Jardim Simus e do Júlio de Mesquita Filho, que já têm uma alta demanda de atendimento. "Na UPH da Zona Oeste, a média de tempo de espera para atendimento varia de três a cinco horas, enquanto temos uma estrutura desta fechada há mais de um ano", lamentou.

A falta de médicos foi apontada pelo presidente do Sindicato da categoria, Dr. Antonio Sérgio Ismael . Segundo ele, somente em 2009 a prefeitura realizou seis concursos públicos para contratação de médicos, porém não consegue contratar devido aos baixos salários que oferece. O médico também denunciou que a Prefeitura tem priorizado investir em prédios com custo alto acrescentando ao exemplo do prédio do Posto de Saúde do Wanel Ville, cujo contrato de construção foi de R$2.323.730,37, a UPH da zona Oeste, que custou R$7,5 milhões.

"A partir do dia 9/9 pode haver nova mobilização dos médicos porque não estamos lutando somente por salários, estamos lutando para que tenha médicos em todas as unidades para garantir qualidade no atendimento à população", explicou Ismael. O médico informou ainda que o Sindicato está entrando com uma ação no Ministério Público para que a Prefeitura restitua aos cofres públicos os cerca de R$200 mil que gastou com uma campanha publicitária para informar à população sobre uma proposta que apresentou aos médicos, mas que por problemas jurídicos foi considerada ilegal e não pôde ser negociada.

O vereador Francisco França destacou o momento delicado por que passa a sociedade mundial devido à pandemia da gripe AH1N1, apontando a situação como uma agravante ao fato do Posto estar fechar há mais de um ano. "Estamos cobrando o prefeito. que é medico, mas infelizmente não tem responsabilidade sobre a saúde de Sorocaba", afirmou. "Se o prefeito não inaugurar em breve este posto de saúde, vamos convocar toda a população para ir até o Paço cobrar da prefeitura a responsabilidade pelo anúncio da inauguração deste posto em campanha eleitoral, o que na verdade foi uma fraude eleitoral", completou.

As lideranças petistas orientaram a população local a cobrar a inauguração do Posto diretamente ao Prefeito, que no mesmo dia participaria da Plenária Cidadã, a ser realizada na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.

Clique aqui para ver o vídeo.

Foto: Emídio Marques - Jornal Cruzeiro do Sul

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Festa de não-inauguração

O PT e moradores da região do Wanel Ville comemoram amanhã (29), a partir das 10h, a não-inauguração do posto de saúde do Wanel Ville, prometida -- “para dentro de mais alguns dias” -- pelo prefeito Vitor Lippi no seu último programa de televisão na campanha eleitoral passada. Haverá palhaços, brinquedos, bolo e doces. Será na frente da construção do posto, entre as ruas Encarnação Garcia Sanches e Márcio Santos Flores, ao lado da escola do bairro. Um vídeo com a promessa está postado no youtube, no endereço:

Projeto proíbe cobrança de estacionamentos em hospitais e escolas

Projeto de lei do vereador Izídio de Brito Correia (PT) deliberado esta semana pela Câmara proíbe a cobrança de tarifas nos estacionamentos localizados em hospitais, unidades básicas de saúde e escolas integrantes do patrimônio da municipalidade de Sorocaba.

Segundo o projeto, fica terminantemente vedada a cobrança de qualquer tipo de tarifa nos estacionamentos em locais como, por exemplo, a Santa Casa de Sorocaba. Os eventuais contratos administrativos celebrados com permissionários e concessionárias dos estacionamentos localizados nos próprios serão imediatamente rescindidos no prazo de 90 dias.

Tendo em vista o sofrimento dos usuários da rede municipal de saúde e educação que, além dos péssimos serviços ofertados, são obrigados a pagar pela utilização dos estacionamentos, Izídio justifica que o projeto amenizará a amargura da população. “É uma incoerência que sejam cobradas taxas por serviços públicos, principalmente quando se trata da saúde da população, como é o caso da Santa Casa, o hospital que mais atende usuários do SUS”.

O projeto de lei de Izídio passa, a partir de agora, a tramitar nas Comissões da Casa para cumprir prazo regimental. Deverá ir à votação no prazo de um mês. Se aprovado, a prefeitura através dos seus órgãos competentes será responsável pela aplicação e fiscalização da lei.

Câmara Municipal aprova projeto que recria Comdema

Três projetos de lei de autoria do Executivo foram aprovados em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Sorocaba realizada nesta quinta-feira, 27, logo após os trabalhos normais da Casa. Um dos projetos aprovados recria o Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente), que havia sido instituído em 2007, pela Lei 8.150. O novo Condema passa a ter um caráter deliberativo com o objetivo de se adequar ao Projeto Município Verde, do governo estadual.

O projeto recebeu duas emendas: uma da bancada do PSDB, apresentada pelo vereador João Donizeti, e outra do vereador Izídio de Brito (PT). A bancada tucana concordou em pedir o arquivamento de sua emenda optando por aprovar a emenda apresentada pelo vereador petista, que aumenta o número de membros do Comdema de 20 para 26. O órgão passa a ter 13 representantes do poder público e 13 da sociedade civil (e não 10 de cada setor como previa o projeto original).

“Nossa emenda garante mais representatividade ao Comdema, incluindo um representante da Câmara Municipal e dois de Sindicatos de Trabalhadores”, explica Izídio de Brito. A emenda do vereador do PT também incluiu dois representantes do ensino médio no órgão (havia apenas dois do ensino superior). Já o setor público passa a contar com três representantes do Estado e três da União. Pelo projeto original, eram dois representantes estaduais e um federal.

AI Câmara Municipal de Sorocaba

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Izídio articula reunião em Brasília para evitar despejo no Santo André II

O vereador Izídio de Brito (PT) aguarda vaga na agenda da Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, para discutir, com ela, mecanismo que possa evitar o despejo de 373 famílias que vivem em área de litígio entre os moradores e a empresa Ramires Diesel no bairro Santo André 2, zona norte de Sorocaba.

Os 2,5 mil moradores do bairro vivem sob ameaça de despejo há meses. Eles moram na área há 13 anos, quando ocuparam e compraram o local logo após a ocupação.

Mas há pelo menos cinco anos a empresa e os moradores começaram uma briga na justiça. A empresa quer o terreno de volta. Ela alega quebra de contrato. Os moradores lutam para provar que compraram a área e que são os legítimos donos.

A reunião entre Izídio e Inês Magalhães está sendo articulada pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP), presidente da Frente Parlamentar Nacional Pela Reforma Urbana.
Foto: AI Vereador Izídio - PT

Lula ataca a oposição e omissão de Serra sobre apoio federal a São Paulo

O presidente Lula acusou ontem as oposições de criarem uma crise política porque fracassaram ao apostar que a crise econômica enfraqueceria o governo. Além disso, destacou a aplicação de recursos federais em obras importantes no estado de São Paulo, inclusive na capital, e criticou a omissão do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM) sobre os investimentos federais, nas peças de propaganda das duas administrações. O Governo Serra reagiu à crítica emitindo nota em que reconhece investimentos federais no Rodoanel.

"Agora querem substituir uma crise econômica que não aconteceu por uma crise política que interessa só a eles e a mais ninguém nessa nação", afirmou Lula durante encontro com políticos do ABC em São Bernardo do Campo.

"A síntese da diferença entre nós e quem nos critica é que mais de 500.000 brasileiros deixaram a linha da pobreza desde outubro de 2008, quando fervilhava o colapso" do sistema norte-americano de crédito imobiliário de alto risco.

Lula exaltou algumas ações adotadas pelo governo para atenuar os impactos da crise econômica no Brasil. Citou o aumento da oferta de crédito pelos bancos públicos, a redução da carga tributária de setores produtivos e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento, inclusive na cidade e no estado de São Paulo.

O presidente destacou também a participação do governo federal em obras da capital e do estado de São Paulo, que tem sido destacadas em peças publicitárias dos governos Gilberto Kassab (DEM) e José Serra.

"Eu duvido que o governador Serra e o prefeito Kassab deixem de reconhecer a quantidade de recursos que partilhamos com eles nas obras. Obviamente que isso não aparece na propaganda da televisão, mas eu compreendo."

Em discurso durante o lançamento da pedra fundamental da unidade da Universidade Federal do ABC em São Bernardo, Lula assinalou que o governo federal deu um terço do dinheiro necessário para a construção do trecho sul do Rodoanel.

"Tem obras em que não aparece o investimento do governo federal, como se não fossem do governo federal. Aqui em São Paulo, o Rodoanel custou R$ 3,6 bilhões; e R$ 1,2 bilhão é do Orçamento da União. Isso não aparece na propaganda da TV. É como se a gente não tivesse colocado um tostão na obra", afirmou Lula.

A Dersa, empresa do governo paulista que gerencia as obras do trecho Sul do Rodoanel, divulgou nota afirmando que a participação do governo federal aparece com destaque na divulgação do empreendimento, tanto na mídia como nos folhetos e material informativo distribuídos à população.

"Do valor total da obra, R$ 4,5 bilhões, o governo federal participa com R$ 1,2 bilhão e o Governo de São Paulo, com os outros R$ 3,3 bilhões. Os custos finais da obra incorporam desapropriações e investimentos para a preservação ambiental. A participação federal também se deu no trecho Oeste do Rodoanel, durante os governos Covas e Fernando Henrique, equivalendo a um terço do valor da obra", diz ainda a nota da Dersa.

Brasília Confidencial

Projeto de Coleta Seletiva é retirado de pauta

O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária foi retirado de pauta durante a sessão desta terça-feira (25). O projeto, de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT), recebeu parecer de inconstitucionalidade por vício de iniciativa pela Consultoria Jurídica da Câmara Municipal de Sorocaba, mas deve voltar em discussão no próximo dia 17.

O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade, pelo mesmo valor pago por tonelada às empresas de coleta convencional de lixo.

O vereador retirou o projeto de pauta por seis sessões, visando sua importância e o interesse já existente das secretarias de Parcerias e de Meio Ambiente nas questões da coleta seletiva, do aterro sanitário e da geração de emprego e renda. O Programa já foi apresentando para ambas as secretarias, foi tema de audiência pública Universalização da Coleta Seletiva, no último dia dois de julho e também entregue em mãos ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), no dia seis de julho.

Izídio pretende, nos próximos dias, se reunir com as secretarias responsáveis e, caso necessário, com o prefeito dispondo-se a buscar alternativas, em vista da inconstitucionalidade do projeto. "Vamos fazer o que for preciso para aprovarmos essa lei, pois o meio ambiente vai ganhar com isso, os catadores terão renda e melhores condições de trabalho, as indústrias terão materiais recicláveis para utilizar em sua produção, diminuindo assim, a necessidade de ir buscar matéria-prima na natureza".

O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária foi deliberado e aprovado na última semana na cidade de Laranjal Paulista, onde foi apresentando pelo vereador, também petista, Marcelo Alessandro Contó, que conheceu o Programa durante a audiência pública. O vereador da cidade de Alumínio, Eduardo Bosco (PP) também pretende entrar com o projeto.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Núcleos realizam reunião para discutir próximos passos

Os coordenadores e secretários dos seis núcleos do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba se reuniram nesta sexta-feira (21/08) para avaliar o I Encontro dos Núcleos, realizado no dia 8 de agosto, com as presenças de presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e do deputado federal José Genoino, além das lideranças petistas de Sorocaba, o deputado estadual Hamilton Pereira, Iara Bernardi e dos vereadores Francisco França e Izídio de Brito Correia.

Todos foram unânimes em suas avaliações, ao dizer que o encontro foi positivo no sentido do fortalecimento e da organização do partido na cidade. A nucleação é o caminho para aproximar a direção da base, para conhecer melhor os problemas de cada bairro e através deles buscar novos filiados que hoje são simpáticos ao partido.

O vereador e secretário de Mobilização do PT, Izídio de Brito Correia, e Adailton dos Santos, assessor do vereador França e secretário de finanças, passaram aos presentes as informações da Câmara Municipal. Reforçaram a importância do estreitamento das relações a entre bancada, executiva e os núcleos para encaminhar as demandas. Agora que entra na casa o orçamento do município discutir qual será o papel da bancada neste debate é fundamental. José Carlos Triniti Fernandes, secretário de comunicação e assessor do deputado estadual Hamilton Pereira, propôs que a se faça a discussão do orçamento do estado em conjunto, pois o calendário é mesmo.

Ficou definido que, após a realização das plenárias cidadãs promovidas pela prefeitura, que vão até a primeira quinzena de setembro, uma plenária do partido, incluindo a bancada e os núcleos será organizada para discutir o orçamento. "Além das demandas que vão surgir dos núcleos, temos as que defendemos na campanha municipal que seria importante incluir nesta discussão", disse Izídio.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nota oficial - Outra “morte anunciada” do PT

Hoje (21/08), segundo editorial do jornal Cruzeiro do Sul, é “o dia em que o PT acabou”. Mais uma das sucessivas “mortes anunciadas” -- estabelecidas por editorialistas da grande mídia brasileira, especialista em distribuir lições éticas que não segue -- a que o partido é submetido desde que, rompendo a tradição histórica dos acordos por cima, foi fundado, no início dos anos 80, por sindicalistas, militantes de movimentos sociais, integrantes das comunidades eclesiais de base e intelectuais críticos.

A história real, no entanto, tem sido outra. Nestes 30 anos, o PT cresceu e enraizou-se no imaginário popular como a alternativa política adequada à necessária mudança no padrão secular de exclusão social e concentração de renda vigente no Brasil praticamente desde o descobrimento. E transformou-se, neste curto espaço de tempo, no maior partido brasileiro.

O PT está à frente, hoje, de um governo que orgulha a nação, ao provar na prática a sua tese de que é possível e necessário conciliar crescimento econômico com distribuição de renda e combate à miséria. E não são só os petistas ou os quase 70% da população brasileira que consideram o Governo Lula bom ou ótimo que afirmam isso. São intelectuais, governantes e a opinião pública internacional. O Brasil foi elevado, hoje, a global player no cenário mundial.

O editorial em tela repete, também, a velha estratégia. Quem era demonizado por seu “radicalismo”, ao abandonar o partido, passa a ser exemplo de coerência e coragem. Foi assim no colégio eleitoral, quando o PT decidiu não trair o movimento Diretas Já e recusou-se a participar; aconteceu na chamada crise do “mensalão”; e nas saídas, individuais ou em pequenos grupos, do partido. Quem fica no PT, no entanto, submeteu-se, dobrou-se, perdeu a velha capacidade de indignação.

Há, efetivamente, uma crise no Senado. Ela, no entanto, é uma crise na estrutura da democracia representativa brasileira, que não vai se resolver pela fulanização do debate. O que o país necessita, com urgência, é de uma profunda reforma política, capaz, ela sim, de romper com séculos de coronelismo, novo ou velho, e da existência de “donos da cidade”, quer manifestem-se no Maranhão ou em Sorocaba. Este é o debate que queremos fazer.

Paulo Henrique Soranz - Presidente do DM PT Sorocaba
José Carlos Trini Fernandes - Secretário de Comunicação do DM PT Sorocaba

Mediação suspende despejo no Santo André II

O empresário Luiz Ramires, que representa as marcas Mercedes Benz e Toyota em Sorocaba e que briga para despejar 373 famílias de uma área que ele a vendeu há 13 anos, acatou um pedido do prefeito Vitor Lippi, feito por telefone na segunda-feira (17), e concordou em suspender ação de despejo. Ramires, que está em viagem no exterior, poderá, no entanto, voltar a pedir o cumprimento da liminar que a justiça lhe concedeu a qualquer momento.

O vereador Izídio de Brito (PT), que integra a comissão de parlamentares de regularização fundiária da Câmara, disse que a suspensão do despejo dá um alívio ao bairro, “mas isso não resolve o problema. É preciso que se chegue a um acordo para que todos permaneçam no local definitivamente”, defende o parlamentar.

A oficialização da suspensão do cumprimento da liminar de despejo, que inicialmente afetaria oito famílias das 373 do bairro, ocorreu nessa terça-feira (18) pela manhã durante reunião no 7° Batalhão da Polícia Militar, que seria a responsável por fazer cumprir a ordem judicial já expedida há algumas semanas.

O coordenador de operação da PM em Sorocaba, o major Wagner Tardelli, não permitiu que representantes do mandato do vereador Izídio e do PT participassem da reunião.
>> Leia Mais

Folha Metalúrgica

PT de Sorocaba promove debate sobre combate ao racismo

O Diretório Municipal do PT de Sorocaba realiza, na próxima sexta-feira (21/8), às 19h, um debate sobre a importância da criação de um setorial local de combate ao racismo. O evento, que contará com a presença do secretário estadual de combate ao racismo do PT estadual, Claudinho Silva, é gratuito e aberto ao público interessado na causa.

Durante o encontro, que acontecerá no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, será exibido o filme "Panteras Negras" (1995), dirigido por Mario Van Peebles, que retrata a história do Partido negro revolucionário estadunidense, fundado em 1966 em Oakland - Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale.

A finalidade original do partido era patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia. Em seu pico, nos anos de 1960, o número de membros dos Panteras Negras excedeu 2 mil e a organização coordenou sedes nas principais cidades. O partido estava efetivamente desfeito em meados dos anos de 1980.

Mais informações: Márcio Brown (15) 3017-2799

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Izídio requer atendimento de questões imobiliárias na Casa do Cidadão

Preocupado com o caos em que se encontra a questão imobiliária de Sorocaba, sabendo-se que mais de 60 bairros carecem de regularização fundiária, o vereador Izídio de Brito Correia (PT) solicitou ao Prefeito, por meio de requerimento, informações sobre o atendimento dos Cartórios de Registro de Imóveis em unidades da Casa do Cidadão.

Na cidade de Sorocaba existem apenas três Cartórios de Registro de Imóveis, sendo dois localizados no centro e outro no distrito do Éden, o que, para Izídio, dificulta o acesso de muitos cidadãos, como é o caso dos moradores da Zona Norte, região onde existe a maior concentração de unidades habitacionais.

Segundo o vereador, outro fator relevante do mercado imobiliário de Sorocaba foi o aquecimento sofrido no primeiro semestre deste ano, apontado pelos mais de 50.000 munícipes inscritos no Programa do Governo Federal, o “Minha Casa, Minha Vida”.

Izídio solicita então, informações ao prefeito Vitor Lippi sobre a possibilidade da realização de parcerias com os Cartórios de Registro de Imóveis, a fim de que seja oferecido atendimento de maneira permanente em todas as unidades da Casa do Cidadão. “Estamos buscando o atendimento dos munícipes de todas as regiões que carecem de atendimento e solução para os inúmeros problemas sobre a questão imobiliária”, justifica.

Câmara Municipal defende vinda da CPI da Pedofilia do Senado

A Câmara de Sorocaba defendeu nesta terça-feira a vinda da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia do Senado inserindo Sorocaba e região na agenda das investigações. O pedido foi feito pela bancada do PT formada pelos vereadores Francisco França e Izídio de Brito.

Segundo França, assim como o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) que fez o mesmo pedido, a Câmara também deve enviar um ofício ao senador Magno Malta (PR/ES). “Tem que se descobrir como esse cidadão [o ex-secretário Januário Renna] encontrou essas meninas na cidade de Salto. Com certeza, tem uma rede em volta disso”, comentou o vereador França.

Um ofício foi protocolado nesta terça para que a Mesa Diretora analise a proposta da bancada do PT. “Eu devo receber hoje o documento protocolado”, disse o presidente da Câmara José Francisco Martinez (PSDB).

Rede Bom Dia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vereador Izídio se reúne com moradores do Jardim Santo André II e Califórnia

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) participou no último domingo (16) de duas assembleias, no Jardim Santo André II e Jardim Califórnia, para tratar dos avisos de reintegração de posse e da regularização fundiária nos bairros.

No Jardim Santo André II, residem cerca de 370 famílias e no último de 12, oito delas receberam um mandado de reintegração de posse da antiga proprietária, a empresa Ramires Diesel Ltda.

Os moradores explicaram ao vereador, que faz parte da Comissão de Regularização Fundiária da Câmara, que estão pedindo apenas uma nova proposta de renegociação com a empresa para o pagamento do restante da dívida do terreno.

Já no Jardim Califórnia, Izídio, acompanhado de representante do deputado estadual Hamilton Pereira, também do PT, conheceu a situação das mais de cem famílias que moram no bairro, que buscam a posse em definitivo dos lotes.

A empresa responsável pelo loteamento, a JF Empreendimentos Ltda, quando fez a venda, estipulou uma prestação em contrato e seguida a mesma sofreu aumento bem acima do combinado. Os moradores contrataram uma advogada que abandonou o caso sem comunicar os interessados, deixando-os literalmente na mão. Diante disso surge a preocupação de todos com medo de perder tudo que investiram para comprar o seu terreno e construir sua casa prá morar.

O vereador Izídio de Brito Correia propôs, nas duas situações, ainda esta semana comunicar a Comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal, relatando os fatos que estão acontecendo. Se comprometeu também em organizar uma reunião com a Comissão, Secretaria de Habitação e Urbanismo, moradores e as empresas responsáveis pelos lotes para buscar alternativas aos bairros.

Os moradores do Jardim Santo André II decidiram realizar uma manifestação no dia 18, em frente ao 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, data e local em que as oito famílias terão que se apresentar para acertar a reintegração de posse.

No Jardim Califórnia, os moradores sairam com o compromisso de organizar a Associação do bairro e utilizar a tribuna livre do legislativo para relatar aos vereadores a situação com que vive as famílias que residem no bairro.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ainda sobre a prisão de Renna

A prisão do Secretário de Administração de Sorocaba, Januário Renna é só mais um capítulo do conturbado segundo mandato do Governo Vitor Lippi.

Insisto que o problema é muito maior do que parece. Há todo um conceito que precisa ser desmontado.

Há mais de trinta anos é o mesmo grupo político que administra a cidade de Sorocaba. E esse grupo vem trabalhando a gestão do município num modelo gerencial, empresarial mesmo. Isso pode ser notado com mais clareza nos governos Pannunzio, Amary e Lippi.

Além do problema de tratar o cidadão como cliente, os conceitos de administração pública são necessariamente diferentes dos da administração privada.

Por exemplo, em empresas é comum e até saudável a ajuda entre familiares e amigos, na gestão pública é imoral e muitas vezes ilegal. Sobre o tema temos o exemplo do ex-Secretário Daniel de Jesus, que isentou de impostos empresa de seu pai.

Também na iniciativa privada, os padrões éticos são diferentes. Há muito mais tensão no sentido de se buscar a "competitividade", de forma a se abrir mão de alguns "valores éticos", como contratar ou manter alguém que tenha, digamos, descuidado de alguns lançamentos financeiros na hora de declarar rendimentos. Na gestão pública, isso pode ser tratado como irresponsabilidade fiscal. Como no caso do atual Secretário de Habitação de Sorocaba, Barbará, que quando prefeito de Itapetininga, além de não ter produzido nada significativo na área da habitação, também descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, tornando-se inelegivel.

Outro exemplo é com relação a Secretaria de Segurança, o prefeito Vitor Lippi trocou um Secretário oriundo do Exército, por outro da Polícia Militar. Destaque ao fato de termos qualquer instituição militar como algo constituído para proteger o Estado, não necessariamente o cidadão. Conceito patrimonialista comum a qualquer empresa. Elas não contratam seguranças para cuidar de seus funcionários, o fazem para proteger o patrimônio, seu "estado" particular.

Menciono todos esses exemplos, como poderia mencionar outros, para dizer que o buraco da administração tucana é muito mais embaixo.

Vitor Lippi exonerou o Secretário Renna por uma conduta inaceitável, mas não exonerou o conceito de administração que vem acumulando imoralidades.

Se quiser ir adiante, precisa ir muito além de Renna.

Paulo Henrique Soranz - Presidente do PT de Sorocaba
www.paulohenriquesoranz.blogspot.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mandatos participam de reunião com moradores da Vila Assis

A convite dos moradores da Vila Assis, representantes dos mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e do vereador Izídio de Brito Correia, ambos do Partido dos Trabalhadores, participaram na noite desta quarta-feira (12/08) de reunião para tratar de demandas daquele bairro.

As reivindicações apresentadas aos mandatos foram a pavimentação e sinalização de um trecho da rua Assis Machado, com a esquina da Cervantes, próximo à escola Otavio Novaes de Carvalho (CEONC), e a falta de segurança que tem deixado os moradores preocupados. Os moradores aproveitaram a oportunidade para agradecer ao mandato do Izídio pela iluminação da praça da Igreja, que foi uma ação realizada pelo vereador.

Em relação à segurança, uma preocupação não apenas daquele bairro, mas de toda a cidade, a sugestão é de fazer um relatório e encaminhar às autoridades competentes cobrando providências o mais rápido possível. O mandato do vereador Izídio se comprometeu a encaminhar ao poder público a demanda das ruas Assis Machado e Cervantes.

PT Sorocaba

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Criado em Sorocaba o Comitê Regional Pró-Conferência de Comunicação

Na noite de terça-feira (11/08), em reunião ocorrida no Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região, foi criado o Comitê Regional Pró-Conferência Nacional de Comunicação, integrado por entidades da sociedade civil. O grupo – que poderá ser ampliado por outras entidades que queiram se integrar – terá como tarefa debater e organizar atividades preparatórias à conferência nacional, já marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro.

No dia 16 de abril de 2009, o governo Lula assinou um decreto convocando a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ser realizada em Brasília. Segundo o decreto, o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital" será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público. Diversas organizações da sociedade civil que lidam com comunicação já estão organizando reuniões para realizarem as etapas regionais prévias à conferência nacional. De acordo com Lula, será uma oportunidade histórica de participação da sociedade civil na forma como é tratado o direito à comunicação no Brasil.

Integrantes
Inicialmente, integram o comitê o Sindicato dos Jornalistas de SP – Diretoria Regional de Sorocaba; o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região; o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região; o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e região; o Sindicato dos Psicólogos de SP – Regional Sorocaba; Sindicato dos Papeleiros de Sorocaba e região; Sindicato dos Têxteis de Sorocaba e região e a CUT – Regional Sorocaba.

Além das entidades sindicais, também integram o grupo a Aliança Internacional dos Jornalistas – Pólo Sorocaba; a ASI (Associação Sorocabana de Imprensa); a AJORI (Associação de Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga); o PT de Sorocaba; a Macrorregião de Sorocaba do PT; o PT de Araçoiaba da Serra; o Centro Acadêmico de Psicologia da Unip; o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania); a Pastoral da Comunicação de Votorantim; a União das Associações de Amigos de Bairro de Votorantim e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim. Os mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores Izídio de Brito Correia e Francisco França, de Sorocaba, e Fernando de Oliveira Souza, Francisco Carlos Amorim e Marcos Antônio Alves, de Votorantim, também compõem o comitê.

O comitê tem acompanhado as discussões entre o governo federal, representantes da sociedade civil e os empresários da comunicação – que têm boicotado as reuniões – para a definição do regimento que organizará o processo de escolhas de delegados à Conferência Nacional. Definido este regimento, será convocada uma conferência preparatória – de caráter municipal ou regional – para aprofundar os debates sobre o tema.

Prof. Dr. João José de Oliveira Negrão
http://www.azesquerda.blogspot.com/

Trabalhadores conquistam antecipação de PPR depois de paralisação

Depois de ficarem 3 horas parados na manhã da última terça-feira, 11, os trabalhadores da fabricante de autopeças S Industrial (Syl), em Sorocaba, conquistaram a antecipação da primeira parcela do PPR, como pretendiam. O acordo firmado com o Sindicato é estendido também à unidade da S. Industrial em Iperó.

Os trabalhadores haviam concordado com um PPR no valor de 1,2 mil, mas a fábrica queria fazer o pagamento em uma parcela única somente no ano que vem.

Depois da mobilização, a empresa mudou de postura e, hoje à tarde (12/08), em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos, garantiu que fará o pagamento da primeira parcela, de R$ 500, em 15 de outubro e a segunda em 15 de fevereiro de 2010.

Os trabalhadores aprovaram a proposta em assembléia logo após o anúncio da empresa.
“A mobilização dos trabalhadores, o empenho da comissão interna, a confiança depositada no Sindicato ... Tudo isso foi fundamental para a conquista. Foi realmente um trabalho, uma luta de equipe.”, diz o diretor sindical Alex Sandro Fogaça.

População recebe duplicação no bairro Vitória Régia

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) realizou em fevereiro deste ano, uma reunião com moradores do bairro Vitória Régia. O objetivo do encontro foi levantar as demandas do bairro e a principal reivindicação foi a duplicação da avenida Antônio Silva Saladino.

Por meio de requerimento, o vereador, então, solicitou à Prefeitura medidas para solucionar os graves problemas da via urbana. Não obtendo resposta concreta, Izídio e uma comissão de moradores decidiram procurar pelo secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto. Foram realizadas ao todo, três reuniões e, após muita conversa e prazos solicitados, a rua começou a ser duplicada.

Izídio destaca a importância da participação popular na reivindicação de seus direitos e para solucionar problemas que tragam bem-estar e qualidade de vida. “Tanto a população tem o direito de reivindicar soluções quanto o vereador tem o dever de trabalhar para que os problemas de Sorocaba sejam resolvidos o mais rápido possível. Como vereador, estou sempre à disposição de todos”.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

I Encontro de Núcleos de Sorocaba reafirma política histórica do Partido dos Trabalhadores

O Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal Ricardo Berzoini, esteve presente, no último sábado (08/08) ao I Encontro dos Núcleos do PT de Sorocaba, realizado num salão na Vila Hortência. Além dele, compareceram também o Deputado Federal José Genoíno, o Deputado Estadual Hamilton Pereira, os vereadores Izídio de Brito Correia e Francisco França, a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, e o Presidente do Diretório Municipal, Paulo Henrique Soranz.

Os coordenadores de todos os núcleos do partido em atividade estavam presentes: Carlos Leite, do Núcleo Além Ponte; Ilton Mendonça, do Núcleo Aparecidinha; Moacir Rinaldo, do Núcleo Parada do Alto; Delso José da Costa, Núcleo Júlio de Mesquita Filho; Tiago Almeida do Nascimento, Núcleo Vitória Régia; e Anderson Pereira, Núcleo Laranjeiras.

Mais de 100 pessoas participaram da atividade. Berzoini destacou a importância dos núcleos para a organização do PT. "Nosso partido precisa ter cuidado para não virar um partido tradicional, de caciques. São os núcleos, ligados à base partidária, que garantem a vitalidade democrática do PT", disse o Presidente. Para Genoíno, são os núcleos que garantem a "relação orgânica do partido com a comunidade, com o povo". Hamilton Pereira afirmou que "eles veem os problemas dos bairros e estabelecem a relação entre as questões locais e a política geral, do País. Por isso, são importantes". Iara resgatou a história do PT de Sorocaba e a importância dos núcleos no nascimento do partido. "Emociona esta retomada da política de nucleação", disse a representante do MEC.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Programa Municipal de Coleta Seletiva pode virar lei em Alumínio

Na última segunda-feira (10), o vereador Izídio de Brito Correia (PT) recebeu em seu gabinete o vereador, Eduardo Bosco (PP) e o diretor de Divisão de Meio Ambiente, Júlio César Bonfim, ambos da cidade de Alumínio.

A razão da visita foi o Projeto de Lei “Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária”, protocolado por Izídio, na Câmara Municipal de Sorocaba. O diretor Júlio César participou da audiência pública realizada no dia dois de julho, que abordou a atual situação da coleta seletiva, dos catadores, da vida útil do aterro da cidade e apresentou o Projeto à sociedade. Ao conhecer a proposta, Bonfim comentou com o vereador Bosco, que se interessou pela idéia e procurou por Izídio.

O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade, pelo mesmo valor pago por tonelada às empresas de coleta convencional de lixo.

“A idéia é uma só: o bem comum”, exaltou Bonfim ao justificar seu interesse no Projeto. Segundo ele, a cidade de Alumínio carece de uma lei que remunere os catadores, que estão sofrendo com o baixo valor dos materiais recicláveis, assim como em Sorocaba, pelo bem que fazem ao meio ambiente.

Após Izídio explicar no que consiste o Projeto, o vereador Bosco solicitou uma cópia. “Até o momento, conhecia o Programa apenas pelo que o Júlio César havia me explicado, mas a idéia é excelente e, com certeza irei adaptá-lo à cidade de Alumínio”, afirmou.

PT de Sorocaba se reúne para fortalecer seus núcleos na cidade

O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, e o deputado federal José Genoino estiveram em Sorocaba neste sábado e participaram do I Encontro de Núcleos do Partido em Sorocaba.

O PT de Sorocaba tem seis núcleos organizados nos bairros Além Ponte, Júlio de Mesquita Filho, Vitória Régia, Parada do Alto, Aparecidinha e Laranjeiras. Estão em processo de ativação mais sete núcleos nos bairros Centro, Vila Fiore/Brasilândia, Cerrado, Éden, Santa Marina, Paineiras e Brigadeiro Tobias.

Segundo o presidente do Diretório Municipal, Paulo Henrique Soranz, a experiência tem proporcionado uma relação mais próxima entre a direção do Partido e sua base. “Conseqüentemente, temos tido mais contato com os problemas específicos de cada região da cidade”, afirma Paulo Henrique. “É inquestionável que esse enraizamento do Partido fortalece nosso poder de atuação”, completa o presidente.

O núcleo da Aparecidinha, segundo Paulo, já encaminhou ofícios ao Poder Executivo cobrando o atendimento de demandas da região onde está localizado. “O Projeto para inclusão da Romaria de Aparecidinha no calendário turístico do Estado de São Paulo surgiu de uma demanda apresentada durante reunião do núcleo de Aparecidinha”, explica Paulo.

O Presidente do PT Paulo Henrique Soranz, o deputado estadual Hamilton Pereira, Iara Bernardi (MEC), Francisco França, Izídio de Brito Correia (vereadores) e os coordenadores dos Núcleos, Anderson Pereira (Laranjeiras), Carlos Leite (Além Ponte), Tiago Almeida (Vitória Régia), Moacir Rinaldo (Parada do Alto), Ilton Mendonça (Aparecidinha) e Delso José (Júlio de Mesquita Filho), também fizeram parte da mesa principal.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Izídio requer devolução de benefícios do Grupo ZF

Representante da categoria metalúrgica na Câmara Municipal, o vereador Izídio de Brito Correia (PT), indagou, via requerimento, informações ao Prefeito sobre realizações do Grupo ZF, em parceria com a Prefeitura e as isenções e benefícios fiscais obtidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorocaba - CMDES.

O vereador tem, insistentemente, por meio de requerimentos e indicações, solicitado medidas por parte da Prefeitura, que venham à melhorar as condições de acesso às indústrias da Zona Industrial. Também requereu soluções para os problemas de acesso e trânsito na avenida Itavuvu, solicitados por moradores e representantes da Metalac.

Em compensação, em frente à empresa ZF, as obras foram realizadas de forma ágil, de melhorias e duplicação, devidamente pavimentas e sinalizadas, inclusive com placa que menciona parceria daquela empresa com a Prefeitura Municipal.

Por se deparar com tais diferenças de “tratamento”, Izídio solicita então, informações, à Prefeitura, sobre o cumprimento das exigências legais atendidas pela empresa ZF do Brasil, para solicitação e obtenção de isenção de impostos, frente ao CMDES, “uma vez que reduziu salários por três meses e aplicou um PDV – Programa de Demissão Voluntária, sem critérios e de forma arbitrária, sem o menor respeito aos legítimos representantes da categoria.”

Izídio também quer saber o montante que o grupo ZF deixou de contribuir aos cofres municipais e sobre a imediata devolução dos valores integrais, por conta dos benefícios que obteve por através do CMDES. “A ZF do Brasil não é uma empresa que cumpre um papel social, sequer no desenvolvimento econômico em nossa cidade, então não faz jus a tais benefícios”, assegura.

1º Encontro de Núcleos PT Sorocaba


Izídio cobra criação de Conselho para o Parque Tecnológico

Por meio de requerimento protocolado na última quinta-feira (6), o vereador Izídio de Brito Correia (PT), indagou, ao Prefeito Vitor Lippi, informações sobre a data da publicação do Edital para a criação do Conselho Deliberativo do Parque Tecnológico de Sorocaba – CONDEPARTS.

Izídio acompanhou, enquanto presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, todas as reuniões que permearam as discussões sobre a instalação do Parque Tecnológico na cidade. Segundo ele, a Lei 8.599, do ano de 2008, que consiste na criação do Parque Tecnológico de Sorocaba, cria, também, o CONDEPARTS, que será composto por sete membros, sendo um deles, representante da Câmara Municipal, ainda não saiu do papel.

Tendo em vista que na última semana, a Câmara aprovou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que formaliza o Convênio para liberação de verbas ao Parque Tecnológico, Izídio solicita que a constituição do CONDEPARTS seja viabilizada em caráter de urgência, uma vez que dentre suas importantes atribuições está a deliberação sobre a realização de convênios, contratos e parcerias.

Izídio sugere, ainda, a criação de uma Comissão de vereadores para acompanhar os trabalhos do Parque Tecnológico, “pois um empreendimento desse porte irá gerar um impacto social, econômico e ambiental muito grande na cidade e, por isso, exige um acompanhamento bem de perto dos trabalhos e das discussões, buscando a participação de todos os impactados.”

Izídio questiona Prefeitura sobre adiamento das aulas

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) solicitou à Prefeitura, via requerimento, informações acerca do adiamento do início das aulas no segundo semestre, por conta da determinação da Secretaria de Estado da Educação.

Na avaliação do vereador, não há diferença na prevenção de uma pandemia nas proporções da gripe Influenza A H1N1, na esfera municipal, que minimize o prazo de quinze dias, tempo do prejuízo que terá o calendário escolar com o adiamento das aulas. “Trata-se de uma medida precipitada, que não solucionará o problema e já prejudica muitas famílias que não tem com quem deixar seus filhos”, avalia.

Visando que nos casos divulgados, em especial das crianças e jovens, todos são vítimas que padecem de algum tipo de deficiência e ordem nutricional, Izídio quer saber do Prefeito, informações sobre a imediata aplicação das medidas preventivas, no sentido de informar os pais dos alunos sobre prevenção do contágio da gripe e não haver o adiamento das aulas, consequentemente, prejuízos no cumprimento do calendário escolar, de forma que seja dada à população, orientações padronizadas e coordenadas.

Ainda no requerimento, o vereador questiona quais providências serão tomadas apontando ações do município de conscientização e implantação de programa que proporcione a reeducação alimentar de crianças, jovens e adultos em nosso município. “A prevenção é sempre a melhor alternativa para evitar o acometimento de males como a do que se trata a gripe Influenza A H1N1 e a orientação dos profissionais de educação, alunos e pais está sendo prejudicada com a ausência de aulas” acredita.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Urbes se mexe depois de mais uma morte, protesto e pressão dos moradores

Depois da morte de mais uma pessoa no último dia 28, na avenida Itavuvu, na entrada para o bairro Santa Luíza, zona norte de Sorocaba, seguido de um protesto dos moradores, a Urbes – empresa municipal que gerencia o trânsito em Sorocaba – anunciou melhorias no trecho da via entre o Parque das Laranjeiras e Vitória Régia.

A vítima do dia 28, uma idosa, atropelada por uma moto, foi a segunda morte por atropelamento naquele trecho em apenas duas semanas. Nos últimos dois anos os moradores falam em mais de cinco mortes naquele percurso, que mede pouco mais de 3 quilômetros de extensão.

O anúncio de melhorias na avenida Itavuvu foi feito por técnicos da Urbes na manhã do dia 29 ao vereador Izídio de Brito (PT) e a uma comissão de moradores. Os técnicos, os moradores e o vereador percorreram o trecho e avaliaram as necessidades de implantação de redutores de velocidade, sinalização e outros mecanismos que venham a dar mais segurança aos pedestres.

"Já havíamos questionado a Prefeitura sobre o problema, mas nada havia sido feito até então. Infelizmente precisou ocorrer outra morte para que se anunciassem medidas concretas", lamenta o vereador Izídio.

As melhorias, no entanto, só serão implantadas nos próximos 60 dias. "Estaremos de olho e vamos cobrar todas as melhorias necessárias e prometidas", completa Izídio.

Folha Metalúrgica

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Secretários vão à Câmara explicar sumiço das contas de APM

A pedido do vereador Izídio de Brito Correia (PT), os secretários municipais de Educação, Maria Teresinha Del Cistia e de Negócios Jurídicos, Lauro César Bengla Mestre, irão comparecer no plenário da Câmara Municipal, na próxima quinta-feira (6), após a sessão, às 13 horas, para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o desvio das contas da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz.

Cerca de R$ 30 mil foram desviados das contas da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”, entre agosto e novembro do ano passado. Desde a descoberta do sumiço do dinheiro, parte dele referente à verba federal encaminhada pelo Ministério da Educação, os investimentos na escola estariam prejudicados.

Visando à transparência da investigação, o vereador, durante a sessão de dois de julho, convidou os secretários para explicar o desvio de verba e o andamento da sindicância instaurada pela Prefeitura. “Nós, vereadores, temos o dever de averiguar as ações do Executivo e a comunidade clama por esclarecimentos públicos, por isso solicitamos esclarecimentos”, justifica. A opção da data ser transferida para agosto, após o recesso parlamentar, partiu do líder de governo, o vereador Paulo Mendes.

Para Izídio, é importante que ambos compareçam para dar explicações sobre o que de fato aconteceu, apontando o desvio de contas de APM como algo inadmissível. “Nós queremos saber o resultado dessa sindicância, mas acredito que a SEDU, tem que ter mais responsabilidade sobre as APMs”.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Berzoini e Genoino prestigiam encontro de núcleos petistas em Sorocaba

O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, e o deputado federal José Genoino, estarão em Sorocaba no próximo sábado (8/8) prestigiando o I Encontro de Núcleos do Partido em Sorocaba. O evento, que terá início às 9h, num salão de eventos localizado na Vila Hortência, pretende resgatar a importância da política de nucleação para fortalecimento do Partido e proporcionar a troca de experiências entre os núcleos sorocabanos.

O PT de Sorocaba tem seis núcleos organizados nos bairros Além Ponte, Júlio de Mesquita Filho, Vitória Régia, Parada do Alto, Aparecidinha e Laranjeiras. Estão em processo de ativação mais sete núcleos nos bairros Centro, Vila Fiore/Brasilândia, Cerrado, Éden, Santa Marina, Paineiras e Brigadeiro Tobias.

Segundo o presidente do Diretório Municipal, Paulo Henrique Soranz, a experiência tem proporcionado uma relação mais próxima entre a direção do Partido e sua base. “Consequentemente, temos tido mais contato com os problemas específicos de cada região da cidade”, afirma Paulo Henrique. “É inquestionável que esse enraizamento do Partido fortalece nosso poder de atuação”, completa o presidente dando como exemplo a atuação do Núcleo de Aparecidinha.

O núcleo, segundo Paulo, já encaminhou ofícios ao Poder Executivo cobrando o atendimento de demandas da região onde está localizado. “O Projeto para inclusão da Romaria de Aparecidinha no calendário turístico do estado de São Paulo surgiu de uma demanda apresentada durante reunião do núcleo de Aparecidinha, da qual participou o deputado Hamilton”, explica Paulo.

Segundo o vereador Izidio de Brito Correia, que é Secretário de Organização do PT de Sorocaba, o objetivo do Partido é realizar o Encontro de Núcleos em todos os bairros onde há núcleos em funcionamento. “Queremos integrar os núcleos, promover a troca de experiências entre os filiados de todas as regiões da cidade, e, com isso, estimular a criação de novos núcleos”, explica Izidio.

Também deverão estar presentes no encontro o deputado estadual Hamilton Pereira, a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, e o vereador Francisco França. O local do evento fica na rua Uruguai, 273, Vila Hortência, próximo à CEI 1. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3329-3007.

PT Sorocaba

Notícias CNM/CUT