sexta-feira, 31 de julho de 2009

Núcleo do PT de Aparecidinha cobra melhorias para o bairro

O Núcleo Petista de Aparecidinha encaminhou ofícios à Prefeitura de Sorocaba cobrando melhorias para o bairro. Feira Livre, sinalização de trânsito e iluminação de ruas são algumas das reivindicações que o núcleo encaminhou a pedido dos moradores.
Sobre a existência da feira livre, o coordenador do Núcleo, Ilton Mendonça da Silva, salientou que no passado foi apresentada proposta na Câmara Municipal. "Houve o compromisso do Poder Executivo que a partir deste ano a feira livre estaria funcionando, o que não aconteceu até o momento", afirmou Mendonça.

Outra reivindicação apresentada foi sobre a sinalização da rua Joaquim Machado, para que seja permitido o estacionamento apenas de um lado e com mão única . Mendonça explica que hoje estacionam-se carros dos dois lados. O que complica o trânsito e dificulta a circulação dos populares e de ônibus. Segundo o coordenador, as ruas Quirino de Melo e Quinzinho de Moraes também necessitam serem transformadas em mão única.

O Núcleo pede ainda iluminação na rua José Melhado Campos. No local está localizado o Santuário de Aparecidinha, e por conta disso, o movimento de moradores é grande quando possuem atividades. "A colocação de lâmpadas dará mais segurança àquela população que utiliza a rua para chegar ao Santuário", assegura o coordenador.

PT Sorocaba

Izídio acompanha avaliação da URBES na avenida Itavuvu

Preocupados com os acidentes ocorridos nos trechos de risco da avenida Itavuvu, o vereador Izídio de Brito Correia (PT) e cerca de 20 moradores acompanharam, na última quinta-feira (30), às 9 horas, a avaliação realizada pelo diretor de trânsito Roberto Araújo Bataglini e técnicos da URBES - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social, no local.

Durante uma hora, aproximadamente, a URBES avaliou todos os pontos críticos apontados pelos moradores que vai do trecho do supermercado COOP até o início do bairro Vitória Régia. Segundo Bataglini, serão implantados na avenida, novas sinalizações e o que mais for necessário para sanar os problemas do local. “Mas, para que isso aconteça, precisamos de um prazo de, no máximo, 60 dias”, solicitou.

Vale lembrar que a URBES realizou tal avaliação após um pedido feito por Izidio e um grupo de oito moradores representantes do Jardim Santa Luiza, na manhã da última quarta-feira, após a manifestação que parou a avenida no dia 28, devido ao segundo óbito por acidente no trecho, em menos de 15 dias.

Para Izídio, as obras que serão realizadas só acontecerão graças ao protesto feito pela população, “pois vereadores já haviam questionado o perigo do trecho e a mídia local divulgado acidentes e mortes no local, mas nada havia sido feito até então”. “Não podemos admitir que mais óbitos aconteçam na avenida Itavuvu, por isso iremos acompanhar toda a obra a ser realizada”, afirma o vereador lamentando as mais de 30 mortes por acidentes, em cerca de 20 anos decorrentes do descaso do poder público.

Artigo: Papelão Chinês

O Prefeito Vitor Lippi anunciou nesta semana o fechamento do Escritório de Negócios da Prefeitura de Sorocaba na China. Se, com isso, esperava encerrar o assunto, apenas remexeu a poeira.

Diversas perguntas levantadas no início do ano continuam sem respostas. Algumas delas: a comitiva que viajou à China (com escalas) com despesas pagas com dinheiro público trouxe algo de positivo ao município? O ex-Secretário de Desenvolvimento, Daniel de Jesus, mantinha ou não o tal funcionário que teria trabalhado num escritório que formalmente nunca existiu? Que medidas o Sr. Prefeito adotou para apurar irregularidades ocorridas em todo o processo? Por que acriação desse escritório não passou por avaliação da Câmara Municipal? Afinal de contas, esse escritório realmente existiu?

Insisto que a forma como a administração municipal tem tratado as parcerias é incorreta e beira a imoralidade. Não é possível precisar quando, mas é certo que em algum momento essa administração perdeu completamente suas referências. Sempre fui crítico do modelo de desenvolvimento adotado pelo PSDB e implantado em Sorocaba tanto por Lippi, quanto por seus antecessores, mas agora nem esse projeto equivocado seu governo tem conseguido tocar.

Os reflexos disso aparecem cada vez de forma mais intensa, a cidade está parada e seu governo conseguiu perder quatro Secretários em seis meses. Pior, as declarações do Prefeito tem sido absolutamente inoportunas, como quando afirma que a cidade de Sorocaba “não quer ser como Iperó” (sic). Um total desrespeito ao povo da nossa vizinha cidade. E justo ele que já foi vereador em Alumínio, outra de nossas vizinhas.

Há muito a ser explicado e muito mais a ser feito, uma cidade do tamanho de Sorocaba não pode se dar ao luxo de parar por período tão expressivo e só funcionar em ano eleitoral. De todas as medidas possíveis de se adotar a única que, tenho certeza, não produzirá efeitos importantes, é a de culpar profissionais da imprensa por problemas que ele próprio, Lippi, criou.

Paulo Henrique Soranz - Presidente do PT de Sorocaba
www.paulohenriquesoranz.blogspot.com

MAIS UMA medida arbitrária - ZF do Brasil

Vídeo da assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, contra o PDV da ZF do Brasil na manhã do dia 28 de julho de 2009.
CONFIRA!
Sindicato Metalúrgicos de Sorocaba e região

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Izídio e moradores cobram providências para avenida Itavuvu

Moradores do Jardim Santa Luiza e o vereador Izídio de Brito Correia (PT), todos presentes na manifestação realizada na avenida Itavuvu na noite passada, se reuniram hoje (29), às 11 horas, com o diretor de trânsito da URBES - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social, Roberto Araújo Bataglini e técnicos da empresa, para solicitar providências ao trecho de risco.

Após duas mortes por atropelamento em menos de 15 dias, os representantes das URBES garantiram que amanhã (30), às 9 horas, comparecerão ao local para avaliar e definir o que será feito à respeito. O vereador Izídio se comprometeu a acompanhar todo o procedimento.

Segundo os moradores, no trecho da avenida usado para a travessia dos bairros, os carros andam em alta velocidade e a situação está insustentável a mais de 10 anos, com vários acidentes acontecendo diariamente. Preocupados também com a volta às aulas, eles pedem para que algo seja feito com urgência.

Para Izídio, tais procedimentos precisam ser feitos rapidamente, visando o crescimento da região e do trânsito na avenida. O vereador também propôs à Bataglini que seja discutido uma maneira para melhorar a sintonia da URBES com a Câmara Municipal, “pois existem muitas demandas requeridas a todos os vereadores sobre problemas no trânsito da cidade inteira”. “Não podemos esperar que mais vidas sejam tiradas por falta de atuação do poder público”, conclui.

Plano de demissão voluntária não atinge meta da ZF do Brasil

Para o Sindicato dos Metalúrgicos, a ZF do Brasil praticou um PDO (plano de demissões obrigatórias), e não um PDV (programa de demissões voluntárias) na última semana. O comentário foi feito por diversos dirigentes sindicais durante manifestação em frente à empresa no início da manhã de terça, dia 28.
Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, chefes e encarregados teriam pressionado trabalhadores a aceitar o programa de demissão. Segundo relatos ao Sindicato, houve casos em que o trabalhador foi abordado com o argumento de que "o seu nome já na lista ... vai aceitar ou não?"

A ZF do Brasil iniciou o PDV na manhã do último dia 21 esperando contar com 411 adesões em uma semana. O PDV deveria ter se encerrado na manhã de segunda, 27, mas foi prorrogado para o final da tarde. Mesmo assim, segundo comunicado enviado pela ZF ao Sindicato na manhã de terça, 347 trabalhadores aderiram, faltando 64 para a empresa atingir seus objetivos.

No comunicado, a empresa pede ao Sindicato que marque reunião para discutir o assunto. A direção do Sindicato, por sua vez, lembra que o PDV não foi negociado, foi uma decisão unilateral da empresa; mas aceita marcar negociação já para os próximos dias.
Folha Metalúrgica

domingo, 26 de julho de 2009

Campanha Salarial Metalúrgicos 2009

Metalúrgicos FEM/CUT - Entrega da pauta Salarial 2009

Clique no link abaixo e veja o vídeo do ato de entrega da pauta da Campanha Salarial 2009, dos Sindicatos dos Metalúrgicos da FEM-CUT/SP, em frente ao prédio da Fiesp, na Av. Paulista, com participação dos metalúrgicos de Sorocaba.

http://www.youtube.com/watch?v=X--foAIbkww

Metalúrgicos entregam reivindicações para três grupos

Nesta quinta-feira (23), foi lançada em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Campanha Salarial do Ramo Metalúrgicos Cutistas, atividade que reuniu presidentes e dirigentes dos 13 Sindicatos filiados a FEM-CUT e cerca de 1.500 integrantes da categoria.

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, alertou: "No ano passado quando estávamos em um momento de crescimento econômico a campanha foi difícil, nesse será mais, mas o caminho do crescimento é dinheiro na mão da classe trabalhadora, para aumentar o consumo e fazer a economia girar".

A pauta de reivindicações foi entregue para o Grupo 2 (máquinas e eletreletrônicos) e o Grupo 8 (trefilação, artefatos de ferro, materiais ferroviários etc) pelo próprio Sérgio Nobre e também pelo presidente da sede, Valmir Marques (Biro Biro), Isaac do Carmo, de Taubaté, Alexandro Ribeiro, de Salto, Adenilson Terto, de Sorocaba e o diretor de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Itú, Manoel Feres.

Entre as falas foi colocado o desafio de encontrar o ponto de equilíbrio na categoria, já que empresas que fornecem para o mercado interno estão em situação melhor que as fábricas que vendem para o exterior, o que reflete diretamente na categoria.
Os metalúrgicos brasileiros injetam anualmente R$ 30 bilhões na economia e cada ponto percentual de reajuste representa mais alguns milhões em circulação. "Todos sabem que a crise afetou o setor industrial brasileiro, mas sabem também que nós já pagamos a conta", destacou Biro Biro da FEM.

"Recado para os patrões"

Para Adi dos Santos Lima, presidente da CUT SP, o primeiro ato é a demonstração de como entrar na campanha. "Este é o recado que vamos dar para os patrões: não serão as dificuldades que vão nos colocar de joelho, não é a crise que fará com que os metalúrgicos abaixem a cabeça".

Outro presidente, Carlos Grana, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/ CUT), afirmou: "Passamos o ano todo nos preparando e o final é o mais importante, a hora que saem as notas. É ai que devemos estar todos unidos em busca do melhor índice de reajuste".

Após o ato diante da Fiesp, os presidentes dos 13 sindicatos filiados a FEM também entregaram as pautas para o Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos) e das montadoras.

A categoria tem mais de 200 mil trabalhadores no Estado de São Paulo - 97 mil desse total na base dos Metalúrgicos do ABC (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). A data base é setembro. No ano passado, a categoria conquistou o melhor índice de todo o País (11,01%).

Rede Brasil Atual

ZF do Brasil abre PDV nacalada da noite

A ZF do Brasil comunicou a diretores do Sindicato dos Metalúrgicos, às 11h desta terça, dia 21, que tinha aberto, na manhã desse mesmo dia, um Programa de Demissões Voluntárias (PDV), com o qual pretende cortar 411 dos atuais 1.860 funcionários da empresa.

A direção do Sindicato criticou o modelo de PDV adotado, bem como o fato de não ter sido chamado para negociar meios de se evitar as dispensas ou oferecer condições mais vantajosas aos trabalhadores que eventualmente estejam dispostos a deixar a ZF do Brasil.

A medida não afeta as duas outras unidades da empresa em Sorocaba, ZF Sistemas e ZF Lemforder.

Logo após o comunicado ao Sindicato, no início da tarde de terça, a empresa enviou material de divulgação à imprensa sobre as futuras dispensas. A entidade sindical, por sua vez, emitiu nota aos veículos de comunicação com críticas à atitude da ZF do Brasil.Veja a íntegra da nota do Sindicato.


Folha Metalúrgica

terça-feira, 21 de julho de 2009

Etapa Estadual da 1ª CONSEG elege representantes de Sorocaba

Os mandatos do vereador Izídio de Brito Correia e do deputado estadual Hamilton Pereira, ambos do PT, participaram nos últimos dias 18 e 19, da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

O evento mobilizou poder público, trabalhadores da área da segurança e sociedade civil organizada de todo estado de São Paulo, que abordaram propostas de enfrentamento à violência e à criminalidade no país e definiram princípios e diretrizes orientadoras da política de segurança pública, para a etapa nacional em Brasília, de 27 a 30/8.

O dirigente sindical e representante da juventude do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Tiago Almeida do Nascimento foi eleito durante a etapa estadual como integrante da sociedade civil e irá representar Sorocaba e o PT na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

Também foi eleita, representando a sociedade civil da cidade, a professora e coordenadora da Campanha da Fraternidade, Anice Souza de Almeida. As representantes dos trabalhadores da área de segurança de Sorocaba, que irão participar da etapa nacional são a delegada de polícia civil, Maria Cássia de Almeida Almagro e a agente de polícia civil, Maria Aparecida de Queiroz Almeida.

Mandatos participam da Conferência Municipal de Assistência Social

O Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT) e o Vereador Izídio de Brito Correia (PT) estiveram representados na IV Conferência Municipal de Assistência Social de Sorocaba, ocorrida na quinta-feira (16), tendo como tema central a Participação e Controle Social no SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

A conferência é um evento oficial. Sua realização é necessária para a obtenção de verbas públicas, estaduais e federais. E em sua composição estão representados a sociedade civil, os trabalhadores da área e o setor público. A função da conferência é eleger o Conselho Municipal da Assistência Social e definir as metas de atuação, bem como analisar a atuação dos conselhos entre as conferências. Também faz parte das obrigações da conferência a eleição dos delegados para a conferência estadual.

Limitações
Logo após a abertura da conferência e a exposição de seus objetivos, começaram a ficar evidentes as limitações do Conselho sorocabano. Não foram apresentadas prestações de contas dos valores recebidos, das atividades realizadas ou do número de pessoas atendidas. O tema da conferência - Participação e Controle Social no SUAS --, ficou prejudicado, pois sem esta prestação de contas se torna impossível o controle social.

O governo federal estimula a realização das conferências nacionais e vincula a liberação de determinados recursos à criação dos conselhos municipais. Cabe aos municípios entender a importância do papel destes conselhos. A realização das conferências não pode ser apenas para justificar o recebimento dos recursos federais.

PT Sorocaba

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Macrorregião de Sorocaba debate saúde

A Macrorregião do PT de Sorocaba realiza neste sábado (18/7), a partir das 10h, debate sobre a situação da saúde na região. Estão sendo convidados dirigentes de todos os diretórios petistas e militantes da área de saúde.

Além de fazer um diagnóstico da saúde regional, o encontro tem por finalidade estimular a organização do setorial em todos os municípios desta região, bem como o próprio setorial da Macro.

A realização deste debate parte da deliberação da caravana estadual do partido, ocorrida em maio na cidade de Sorocaba. Para Eugênio Carlos Fattori, coordenador da Macrorregião de Sorocaba, "o momento é propício para organizar os setoriais, já que se constituem em uma base importante para a elaboração e preparação da intervenção do PT na disputa de 2010".

O encontro acontece na sede do Plenu, localizado na rua Manoel José da Fonseca, 387 - Centro. Informações pelo telefone (15) 3234-1788 ou (11) 9756-0310, com o próprio coordenador da Macrorregião.

PT Sorocaba

Bancada e Executiva do PT definem linha de ação política

A Executiva do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e a bancada de vereadores do PT em Sorocaba, integrada por Francisco França e Izídio de Brito Correia, realizaram, na última quarta-feira (15), um seminário para analisar a conjuntura política local, estadual e nacional, avaliar os erros e acertos deste primeiro semestre e ajustar a linha de ação política para o segundo.

O encontro estendeu-se pelo dia todo e aconteceu no Centro de Convenções dos Condutores, em Votorantim. Além dos parlamentares – que integram a Executiva – e suas assessorias, estiveram presentes o presidente do PT, Paulo Henrique Soranz; o secretário de comunicação, José Carlos Triniti Fernandes, e o secretário de finanças, Adailton dos Santos. Outros três membros, que não puderam comparecer, justificaram a ausência.

Entre os pontos debatidos, esteve a crise política do governo Lippi, decorridos seis meses do segundo mandato. A troca de quatro secretários e a incapacidade de unificar a composição de forças políticas que deu origem ao atual grupo dirigente da Prefeitura foram a tônica da conversa.

Outro ponto debatido foram as eleições gerais do ano que vem. O partido deve se preparar para um enfrentamento histórico, pois o projeto democrático-popular, representado pelo PT e seus aliados – que vem mudando o Brasil – se verá frente a frente com o projeto neoliberal, que dirigiu o país desde a redemocratização até a eleição de Lula.

Segundo os participantes, a reunião foi muito produtiva e esclarecedora. Tanto que uma das decisões foi repetir este tipo de encontro bimestralmente. O próximo já está marcado para no final de setembro.

Câmara aprova moção de repúdio contra fim de diploma de jornalistas

Com três votos contra e 16 a favor, a moção que manifesta repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal, que votou pelo fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, foi aprovada pela Câmara de Sorocaba na sessão da última terça-feira (14).

A iniciativa é do vereador Izidio de Brito (PT). Votaram contra Emílio de Souza (PMN), o Ruby, Irineu Toledo (PRB) e Antonio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão. Irineu defendeu publicamente seu voto. “Acho errado apenas alguns poderem escrever em jornais. A imprensa quer a gente de boca fechada”. Tonão citou o presidente Lula como exemplo de quem não tem diploma e faz bem seu trabalho.

Além da moção, a Câmara aprovou, em sessões extraordinárias, três projetos ambientais que visam a certificação de Município Verde para Sorocaba.

Agência Bom Dia

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ceadec apóia Projeto de Lei para Coleta Seletiva em Sorocaba

No dia 29 de maio de 2009, o vereador Izídio de Brito Correia apresentou projeto de lei à Câmara Municipal de Sorocaba para implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, através da inclusão formal dos catadores e catadoras do município. Esta inclusão formal se daria pela prestação do serviço público de coleta seletiva pelas cooperativas e associações de catadores, que teriam a responsabilidade de coletar os materiais recicláveis nas respectivas regiões de atuação, bem como de operacionalizar a triagem, o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização destes materiais.

Um dos diferenciais deste projeto de lei é a remuneração, pelo Poder Público Municipal, por meio do estabelecimento de contratos, das cooperativas ou associações solidárias de catadores pelo serviço público de coleta seletiva. Esta remuneração já é prevista em legislação federal específica, como o Artigo 24, inciso XXVII, da Lei Federal 8666/1993, na redação que lhe conferiu o Artigo 57 da Lei federal 11445/2007, e que estabeleceu as diretrizes nacionais de Saneamento Básico.

O projeto estabelece que os contratos a serem firmados com as cooperativas ou associações de catadores considere os seguintes aspectos: a remuneração por tonelagem coletada, obedecendo ao mesmo preço e condições praticadas para contratos da coleta convencional de resíduos domiciliares; o controle contínuo das quantidades coletadas e da quantidade de rejeitos, em obediência às metas traçadas no planejamento do serviço; o desenvolvimento de trabalhos de informação ambiental, compatibilizados com as metas de coleta definidas no planejamento; a obrigatoriedade dos cooperados ou associados em manter os filhos em idade escolar, matriculados e freqüentando o ensino regular e com a carteira de vacinação atualizada; o impedimento de contratação da coleta por terceiros e da compra de materiais coletados por terceiros; além da contratação com dispensa de licitação, nos termos do Artigo 57 da Lei do Saneamento Básico.

O projeto prevê ainda a criação do Fundo Municipal para Universalização da Coleta Seletiva, constituído com recursos provenientes de 100% do custo mensal das toneladas de resíduos reutilizáveis e recicláveis domiciliares, não recolhidos pela coleta convencional e que forem coletados pelas cooperativas; 100% do custo mensal das toneladas de resíduos reutilizáveis e recicláveis domiciliares, provenientes da coleta convencional, que deixaram de ser aterrados; 3% do valor pago às empresas contratadas para a coleta e destinação do lixo urbano no aterro sanitário. Os valores para constituição deste fundo estarão referenciados nos preços e condições estabelecidos nos contratos em vigor, referentes à coleta e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares em aterros sanitários.

Além das responsabilidades inerentes ao serviço de coleta seletiva citadas acima, as cooperativas ou associações de catadores deverão promover a inclusão dos catadores informais não organizados em grupos de coleta, nos trabalhos desenvolvidos nos núcleos intermediários de coleta seletiva e nas centrais de armazenamento e comercialização; além de programas de educação continuada dos seus integrantes, com capacitação nos aspectos sociais e econômicos.

O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária deverá ser gerido por um Núcleo Permanente de Gestão Integrada de Resíduos, a ser regulamentado pelo Poder Executivo. Este Núcleo terá a responsabilidade de coordenar as ações, integrando-as com outras iniciativas municipais, principalmente as relativas à coleta diferenciada dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos. Deverá também incorporar os órgãos municipais responsáveis pelas ações de planejamento, meio ambiente, limpeza urbana, assistência social, políticas para a saúde pública e educação, sob a coordenação do órgão municipal de Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Núcleo deverá garantir a plena participação das cooperativas ou associações de catadores e de outras instituições sociais envolvidas com a temática, além de promover seminários semestrais, com divulgação ampla para toda a comunidade e obrigatória para todas as instituições de ensino estabelecidas no município, visando à apresentação dos resultados e metas estabelecidas, e à expansão de parcerias.

Cabe ressaltar que o projeto apresentado pelo vereador Izídio de Brito Correia atende à reivindicação do movimento dos catadores e aos anseios da CORESO - Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba, que há dez anos atua na coleta seletiva em diversas regiões da cidade, prestando um relevante serviço público ao município. Criada com apoio da organização não-governamental CEADEC - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Emprego e Cidadania, a CORESO faz parte da REDE SOLIDÁRIA CATA-VIDA, junto com outras 11 cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis que também praticam a coleta seletiva em diversos municípios da região de Sorocaba.

O CEADEC, que fomentou a criação da Rede por entender que o trabalho articulado e a promoção de parcerias ajudam a criar as condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável da atividade da coleta seletiva, parabeniza a iniciativa do vereador Izídio de Brito Correia, que vem somar-se a diversas ações já implantadas em nível federal, como a legislação que reconheceu a atividade de catador como ocupação legal; a que criou o Comitê Interministerial para Inclusão dos Catadores; a que determinou a implantação da coleta seletiva nos órgãos públicos federais em todo o Brasil e a destinação dos resíduos às organizações de catadores; a que instituiu a Política Nacional de Saneamento; além dos apoios a projetos das organizações de catadores promovidos por instituições como Petrobras, Bndes entre outros. Em nível estadual, cabe citar a lei que criou a Política Estadual de Resíduos Sólidos, ainda não regulamentada.

O CEADEC defende a aprovação da proposta ora em tramitação na Câmara Municipal de Sorocaba por se constituir em um passo decisivo na execução de um programa municipal de coleta seletiva que garanta a inclusão dos catadores e catadoras e a sustentabilidade de seus empreendimentos solidários. É de conhecimento público que a crise no mercado de recicláveis vem atingindo de forma drástica a atuação socioambiental e a condição econômica das cooperativas de catadores em todo o Brasil. A queda vertiginosa nos preços dos materiais provoca a queda na renda dos catadores que, por sua vez, causa a diminuição do número de catadores nas cooperativas, acarretando assim a redução da coleta seletiva na cidade e, finalmente, prejudicando a população e o meio ambiente.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Sorocaba tem nas mãos a oportunidade ímpar de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos os sorocabanos, possibilitando-lhe o direito a uma cidade limpa, à melhoria da saúde pública e ao meio ambiente preservado.

Rita de Cássia Gonçalves Viana
Diretora-Presidente do CEADEC

Nota sobre as ações de Crespo no legislativo Sorocabano

A bancada petista está estranhando as atitudes do vereador Caldini Crespo nos últimos meses. Para chamar a atenção do Prefeito Vitor Lippi, que parece não ter cumprido acordo político com ele, está realizando uma oposição mentirosa na Câmara Municipal.

Como aconteceu quando apresentou a emenda de equiparação salarial dos professores da PEB 1 com PEB 2. Após a sessão que votaria a emenda ter sido suspensa pelo presidente José Francisco Martinez, para onde foi o Crespo? Para qualquer lugar, menos acompanhar os professores até o 6º. andar onde eles reivindicavam seus direitos.

Tem chamado a atenção dos petistas também, a apresentação de emendas, projetos e requerimentos plagiados da bancada do PT. Exemplo bem claro disso foi quando o vereador Izidio de Britto Correia apresentou requerimento solicitando informações sobre os horários das creches municipais nos períodos de férias e, logo após, Crespo apresentou projeto de Lei solicitando alteração nos horários de funcionamento das mesmas creches. Porém, as coincidências não pararam por aí, já que em plenário, Izidio comentou que iria propor ao executivo, a instalação de contêineres para a coleta de lixo reciclável nos bairros, já que a reciclagem é uma bandeira defendida por ele no seu mandato. No entanto, mais uma vez Crespo comprou a idéia pronta e saiu revendendo por aí.

A última do vereador Crespo foi ter apresentado requerimento na semana passada solicitando informações sobre os administradores de próprios. Não é possível que ele desconheça que o líder da bancada petista, vereador Francisco França apresentou requerimento questionando o executivo há mais de um mês e, inclusive já obteve a resposta do mesmo.

Se Crespo quiser saber informações a respeito, ele pode procurar o França no seu gabinete, não precisa esperar a resposta da prefeitura. Assim fica mais fácil não é mesmo?

Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT)/Câmara Municipal de Sorocaba

Hamilton e Izídio visitam a Engecall

O deputado estadual Hamilton Pereira e o vereador Izídio de Brito Correia, ambos do PT, visitaram, no dia 3/7, a empresa Engecall - Engenharia Projetos e Caldeiraria Industrial Ltda., em Sorocaba. A fábrica, que presta serviços de caldeiraria e usinagem industrial, fornece projetos em obras de aço para indústria, comércio, serviços e lazer.

Na visita, acompanhados pelo proprietário, o engenheiro Valdir Paevani, os parlamentares conheceram toda a infra-estrutura e alguns dos produtos fabricados pela empresa.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PT organiza encontro dos núcleos de Sorocaba

Petistas de Sorocaba se reuniram no dia 6/7 para organizar o encontro dos núcleos do PT que será realizado no dia 8 de agosto, no Além Ponte. O objetivo desse encontro é discutir a realidade e a tarefa de cada bairro representado pelos núcleos.

A reunião contou com a participação de representantes da Executiva municipal do PT, dos mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores Francisco França e Izídio de Brito Correia, e dos coordenadores dos núcleos.

O presidente do partido, Paulo Henrique Soranz, destacou a importância da participação de todos. "É necessário trabalharmos muito a mobilização e levar o maior número de petistas para participar deste momento que ficará marcado no partido", afirmou.

>> Leia Mais

PT Sorocaba

sábado, 11 de julho de 2009

Programa Municipal de Coleta Seletiva é entregue ao Prefeito

Atendendo a uma das deliberações da audiência pública que debateu o Programa Municipal de coleta Seletiva no último dia 2/7, na Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Izídio e o deputado Hamilton Pereira entregaram ao prefeito Vitor Lippi cópia do Projeto de Lei №196/2009. O Projeto foi objeto de debate durante audiência que reuniu cerca de 150 pessoas entre representantes de onze cooperativas de reciclagem, cinco prefeituras, três câmaras de vereadores e cerca de dez entidades entre sindicatos, Ciesp, OAB, associações de moradores e entidades religiosas.

O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade.

Dados apresentados pelo vereador Izidio demonstram que a Prefeitura de Sorocaba gasta, atualmente, R$14.237.488,80, ao ano, com coleta e destinação dos resíduos domiciliares. Segundo o vereador, levando-se em consideração que 1/3 dos resíduos coletados são recicláveis, o Programa viabilizaria a seleção de 46.080 toneladas de materiais reaproveitáveis, beneficiando as cooperativas com uma remuneração de R$4.758.220,80.

AI Deputado Hamilton Pereira

terça-feira, 7 de julho de 2009

Parceria entre Ceagesp e Prefeitura garante asfalto e caminhão

Uma parceria entre a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e a Prefeitura de Sorocaba permitirá a realização de obras de tapa-buracos no entreposto local e aquisição de um veículo para o Banco de Alimentos. O acordo foi estabelecido na tarde da última segunda-feira (6/7), em reunião no gabinete da Prefeito Vitor Lippi (PSDB), que reuniu o gerente do entreposto local, Marcos Juscelino de Oliveira, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o vereador Izidio de Brito Correia (PT), o gerente de entrepostos do interior, Edison Ignácio Marin da Silva, e o engenheiro da Companhia, Luiz Antonio Rossini.

A parceria será formalizada nos próximos meses a partir de um convênio, que deverá passar pela Câmara Municipal, e deve garantir cerca de R$200 mil em massa asfáltica fria. A doação de um veículo ¾ a ser utilizado pelo Banco de Alimentos na coleta de donativos junto às grandes redes também foi garantida pelo chefe do Executivo municipal. Segundo Edison Ignácio, o entreposto de Sorocaba é o segundo do estado de São Paulo em termos de movimentação comercial e, por isso, a parceria com a Prefeitura é muito importante.

Durante a reunião, o prefeito solicitou a presença do Secretário de Obras, Wilson Unterkircher Filho, que assumiu o compromisso de visitar o local onde deverá ser realizada a obra de tapa-buracos, assim como providenciar a troca de lâmpadas no pátio do entreposto. Segundo o prefeito, a importância dos investimentos é inquestionável. A possibilidade de uma parceria permanente entre a Ceagesp e a Prefeitura também foi apontada durante o encontro.

Audiência sobre coleta de recicláveis lota plenário da Câmara

Não peçam ajuda, peçam consciência". Com essa frase, dirigida aos catadores de materiais recicláveis que acompanhavam a audiência pública sobre coleta seletiva, realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na última quinta-feira, dia 2, a representante da PUC-SP, Eliana de Paula, defendeu a aprovação do Projeto de Lei sobre o assunto, de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT).

Eliana fez esse comentário após vários catadores terem utilizado a tribuna da Câmara para "pedir a ajuda" de todos os vereadores no sentido de votar pela aprovação do projeto (PL 196/2009).

"Com uma política municipal de coleta seletiva queremos estender o atendimento, gerar renda para os catadores e proporcionar benefícios econômicos e ambientais para a sociedade", afirma Izídio.

Aterro sanitário
A previsão de vida útil do aterro no Retiro São João é de apenas mais um ano e meio. Imagine se pudéssemos reciclar um terço dos materiais que hoje vão para o aterro. Por isso considero urgente a aprovação do projeto, que foi elaborado com a ajuda das próprias cooperativas", conclui o vereador.

Izídio estima que 1/3 do lixo recolhido em Sorocaba poderia ser reciclado. Como são recolhidas 380 toneladas por dia, 127 toneladas/dia poderiam deixar de ir para o aterro.

O projeto prevê que a prefeitura remunere as cooperativas de catadores com base no mesmo valor, por tonelada, que paga ahoje para a empresa Gomes Lourenço fazer a coleta convencional. Esse valor é de R$ 103,26 por tonelada recolhida e depositada no aterro.

Queda de preços
Hoje, apenas uma pequena parcela de Sorocaba conta com a coleta seletiva. A maior cooperativa da cidade, a Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba) estima que antes da crise conseguia cobrir quase 15% das residências.

Mas com a queda nos preços de recicláveis devido à crise internacional, houve perda de mão-de-obra, pois muitos catadores passaram a ter rendimento melhor "fazendo bicos" do que coletando materiais.

O presidente da Coreso, José Augusto Rodrigues de Moraes, conta que a cooperativa chegou a ter 140 catadores e coletar até 250 toneladas por mês. "Hoje temos 55 cooperados que coletam 85, 87 toneladas. Mas continuamos firmes na luta porque a gente quer vencer".

>> Leia Mais

Folha Metalúrgica

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sociedade reivindica aprovação de Programa Municipal de Coleta Seletiva

Cerca de 150 pessoas lotaram a Câmara Municipal de Sorocaba na noite da última quinta-feira (2/6) para conhecer e reivindicar a aprovação do Projeto de Lei de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT), que cria o Programa Municipal de Coleta Seletiva. O apelo pela aprovação do projeto foi unânime nos discursos de representantes de onze cooperativas de reciclagem, cinco prefeituras, três câmaras de vereadores e cerca de dez entidades entre sindicatos, Ciesp, OAB, associações de moradores e entidades religiosas.

O pedido de aprovação também foi manifestado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e a representante da PUC SP, Eliana de Paula. “Acho esse, um projeto extremamente inteligente, muito bem fundamentado, e quero fazer um apelo aos vereadores que trabalhem pela aprovação desse projeto”, salientou Hamilton. O parlamentar também se prontificou a fazer gestões junto ao prefeito municipal para sensibilizá-lo sobre a importância do Programa.
“Esse projeto é simplesmente dar a Cesar o que é de Cesar”, defendeu a representante da PUC, que colocou a comunidade universitária da PUC, segundo ela composta por cerca de 42 mil pessoas, à disposição da causa. “Não peçam ajuda, peçam consciência”, completou.

O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade.

Dados apresentados pelo vereador Izídio demonstram que a Prefeitura de Sorocaba gasta, atualmente, R$14.237.488,80, ao ano, com coleta e destinação dos resíduos domiciliares. Segundo o vereador, levando-se em consideração que 1/3 dos resíduos coletados são recicláveis, o Programa viabilizaria a seleção de 46.080 toneladas de materiais reaproveitáveis, beneficiando as cooperativas com uma remuneração de R$4.758.220,80.

O Fundo Municipal para Universalização da Coleta Seletiva, conforme o Projeto, seria composto por 100% do custo das toneladas de materiais coletados e 3% do valor pago às empresas contratadas para a coleta e destinação do lixo urbano no aterro. “Estamos propondo algumas compensações pelo fato de a coleta seletiva propiciar o prolongamento da vida útil dos aterros, tendo em vista que a coleta seletiva proporcionará uma redução de cerca de 70% do volume de resíduos destinados ao aterro”, justificou Izídio.

O Programa, segundo os representantes dos catadores, chega num momento em que as cooperativas são fortemente afetadas pelos efeitos da crise que reduziu drasticamente o preço dos recicláveis. “Quando a gente já estava atingindo 15% da coleta seletiva dentro da cidade, vem essa crise de dá uma rasteira tão grande na gente, que perdemos muitos companheiros bons de trabalho devido á perda de valores dos materiais”, salientou o presidente da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba), Sr. José Augusto. “Perdemos muito, mas não perdemos a esperança. Chegamos a ter 140 cooperados, coletando de 200 a 250 toneladas. Hoje temos 55 cooperados e coleta de 85, 87 toneladas, mas continuamos firme nessa luta porque a gente quer vencer”, completou.

Segundo a presidente do CEADEC (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania), responsável pela organização da Rede Cata Vida, que agrega cerca de 300 catadores cooperados em dez municípios, a aprovação do Programa seria uma atitude pioneira de Sorocaba. “Estamos tendo essa oportunidade de garantir aos catadores uma retirada que viabilize sua sobrevivência e realização desse trabalho em benefício da sociedade e do meio ambiente”, salientou. “Essa responsabilidade está agora nas mãos desta Casa de Leis e da Prefeitura Municipal”, completou.

Secretários explicarão caso na Câmara

Os secretários municipais de Educação, Teresinha Del Cístia, e de Negócios Jurídicos, Lauro Mestre, foram chamados pela Câmara para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o desvio de quase R$ 30 mil das contas da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, que fica na região central, ocorrido entre agosto e novembro do ano passado. Os secretários deverão comparecer ao Legislativo na próxima semana, em data a ser definida, e partiu de iniciativa de requerimento apresentado pelo vereador Izídio de Brito (PT).

A Comissão de Educação da Câmara, também se manifestou sobre o assunto, classificando como denúncias graves e que não devem ficar sem apuração, com os culpados punidos de acordo com a lei. Além de uma sindicância instaurada pela Prefeitura, o caso também é alvo de investigação por parte do 5.º Distrito Policial, responsável pela área onde está localizada a unidade escolar.

O vereador petista chegou a apresentar requerimento na qual solicitava a convocação dos secretários. A medida estava ganhando apoio dos parlamentares, quando o líder do governo, o vereador Paulo Francisco Mendes (PSDB), tratou de agir rápido e negociar para que o requerimento fosse mudado para ‘convite. O que foi aceito. Não há problema entre a convocação ou convite. O importante, é que ambos estejam aqui para dar explicações sobre o que de fato aconteceu. É uma história de um fato que tem muitos atores e que até agora não esclareceram nada, disse e completou: É um absurdo o que aconteceu. Nós queremos saber o resultado dessa sindicância, mas eu acho que a secretária (de Educação), ou seja, a Pasta que dirige, tem que ter mais responsabilidade sobre as APMs.

>> Leia Mais

Jornal Cruzeiro do Sul

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Audiência pública vai discutir Coleta Seletiva em Sorocaba

Acontecerá na próxima quinta-feira (02), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública que abordará a “Universalização da Coleta Seletiva”, proposta pelo vereador e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Izídio de Brito Correia (PT).

No evento, cooperativas de reciclagem, especialistas em questões ambientais e políticas públicas, representantes do meio acadêmico, de entidades de classe, do poder público e da população em geral estarão reunidas para debater a atual situação da coleta de materiais recicláveis e o “Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária”, um Projeto de Lei de autoria de Izídio que está tramitando na Câmara.

As cooperativas de material reciclado existentes na cidade, que já chegaram a coletar 15% da capacidade do município, hoje sofrem com a queda dos preços dos materiais que, devido à crise, afeta o setor desde setembro. Muitos dos catadores já abandonaram os trabalhos para fazer bicos que geram uma maior renda e a população, que era assistida por estes, reclama de separar o material e não ter como dar destino.

O projeto de Izídio propõe a garantia de um rendimento para os catadores organizados, por meio do que será economizado com a empresa que recolhe o lixo na cidade. Por outro lado, a coleta irá se expandir para toda a cidade, beneficiando assim, não só os catadores, que terão seus trabalhos humanizados e dignificados, mas também o meio ambiente, a saúde pública e a vida útil do aterro sanitário.

A discussão sobre os problemas que afetam o setor, os catadores, o meio ambiente e a toda população será aberta para todos os interessados.

Notícias CNM/CUT